Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMatheus Barreiro Affonso Alterado mais de 8 anos atrás
1
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER ORIENTADOR: RION BRATTIG CORREIA
2
SEQÜÊNCIA DA APRESENTAÇÃO Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos Correlatos Desenvolvimento do Sistema Operacionalidade da implementação Resultados e discussão Conclusões Extensões
3
INTRODUÇÃO Aumento da utilização da internet no mundo. Recursos oferecidos pela internet possibilitam interação e facilitam a comunicação. Aproveitamento destes recursos no EAD. Assim como em muitas outras áreas da educação, em Teoria Geral de Sistemas existe uma carência em relação a conteúdos para EAD. Utilização do MOODLE para desenvolver um ambiente de TGS, onde o professor poderá disponibilizar conteúdos e promover atividades aos alunos.
4
OBJETIVOS utilizar a metodologia de desenvolvimento de materiais autoinstrucionais através da modalidade à distância; desenvolver e disponibilizar conteúdos e atividades relacionados a disciplina de TGS através do MOODLE; disponibilizar a alunos inscritos na disciplina interação e recursos audiovisuais;
5
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Ensino à distância: Praticado antigamente utilizando-se de correspondências, cartões postais, rádio... Crescimento acelerado do número de cursos EAD no Brasil e no mundo nos últimos anos (internet com papel fundamental neste crescimento). Aluno pode estudar os conteúdos sem precisar estar presencialmente em sala de aula.
6
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA MOODLE: Sistema para produzir e gerar atividades educacionais baseadas na internet e em redes locais. Disponibiliza recursos que podem ser utilizados pelos instrutores/professores para auxiliar o processo de aprendizagem do aluno. Sua utilização é adequada em curso presenciais, semi- presenciais e totalmente à distância.
7
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Teoria Geral de Sistemas Ciência que se originou a partir de questionamentos feitos em 1935 por Einstein, Bertalanfy e Churchman, sobre a capacidade da mecânica quântica em teorizar por completo o que se passa na natureza. Seu estudo é feito através de uma disciplina no curso de Sistemas de Informação da FURB.
8
TRABALHOS CORRELATOS Ambiente virtual de aprendizagem aplicado a uma empresa de treinamento em informática – Desenvolvido em 2005 por Cleber Guerra. Ambiente de aprendizagem para auxílio na disciplina de empreendedor em informática – Desenvolvido por Alencar Barbieri em 2002. Desenvolvimento de um ambiente web para apoio ao empreendedor utilizando Ajax – alteração do TCC anterior utilizando técnicas do Ajax, para a programação da interatividade do sistema. Desenvolvido por Rafael Santiago em 2008.
9
DESENVOLVIMENTO Requisitos Funcionais O sistema deve permitir o aluno participar de uma sala de bate- papo. O sistema deve permitir ao aluno a participação em enquetes. O sistema deve permitir o aluno consultar seus pontos de participação. O sistema deve permitir o aluno acessar a videoaulas. O sistema deve permitir o administrador a atribuir pontos de participação aos alunos.
10
DESENVOLVIMENTO Requisitos Não Funcionais Utilizar o ambiente MOODLE. Utilizar um banco de dados de plataforma livre. Disponibilizar conteúdos relativos a disciplina de Teoria Geral de Sistemas. Customizações implementadas na linguagem PHP.
11
DESENVOLVIMENTO Diagramas – Casos de uso (Aluno)
12
DESENVOLVIMENTO Diagramas – Casos de Uso (Administrador)
13
DESENVOLVIMENTO Diagramas – Fluxo de atividades (Aluno)
14
DESENVOLVIMENTO Diagramas – Fluxo de atividades (Administrador)
15
OPERACIONALIDADE Tela para efetuar login
16
OPERACIONALIDADE Tela inicial do ambiente TGS
17
OPERACIONALIDADE Tela demonstrando um fórum
18
OPERACIONALIDADE Adaptação de conteúdo
19
OPERACIONALIDADE Adaptação do conteúdo
20
OPERACIONALIDADE Estrutura do primeiro capítulo e liberação de recurso pelo Administrador
21
OPERACIONALIDADE Acesso a videoaula
22
OPERACIONALIDADE Sessão de bate-papo
23
OPERACIONALIDADE Quiz de perguntas e respostas
24
OPERACIONALIDADE Relatório de desempenho dos alunos
25
OPERACIONALIDADE Enquetes a serem liberadas para alunos responderem
26
OPERACIONALIDADE Enquete a ser respondida pelos alunos
27
OPERACIONALIDADE Enquete a ser respondida por alunos e professor
28
OPERACIONALIDADE Acompanhamento de participação do aluno
29
RESULTADOS E DISCUSSÃO Objetivos do trabalho foram atingidos sendo que o MOODLE é uma ferramenta completa no que se diz respeito a recursos para ensino à distância. Os conteúdos e atividades abrangem todo o decorrer da disciplina. Ambiente foi utilizado por 4 usuários que não tiveram dificuldades de entender seu funcionamento sem qualquer explicação.
30
CONCLUSÃO Ensino à distância em evidência no mercado educacional. No ambiente desenvolvido nota-se o aproveitamento de recursos audiovisuais para facilitar a aprendizagem do aluno e fornecer interação entre o ambiente e os próprios alunos. Apesar de ter seus conteúdos teóricos, a disciplina de Teoria Geral de Sistemas teve seus conteúdos oferecidos de forma atrativa aos alunos.
31
EXTENSÕES Desenvolver ambientes para disciplinas da grade curricular que não tenham nenhum material voltado para o EAD. Padronização dos templates, personagens e didática em relação aos padrões que a FURB esta implantando em seus cursos. Adicionar mais recursos interativos e audiovisuais no ambiente TGS, como por exemplo aulas por videoconferência.
32
APRESENTAÇÃO PRÁTICA
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.