A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uso do H – CH – NH e LH. O h é uma letra que se mantém em algumas palavras em decorrência da etimologia ou da tradição escrita do nosso idioma. Algumas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uso do H – CH – NH e LH. O h é uma letra que se mantém em algumas palavras em decorrência da etimologia ou da tradição escrita do nosso idioma. Algumas."— Transcrição da apresentação:

1 Uso do H – CH – NH e LH

2 O h é uma letra que se mantém em algumas palavras em decorrência da etimologia ou da tradição escrita do nosso idioma. Algumas regras, quanto ao seu emprego devem ser observadas: a) Emprega-se o h quando a etimologia ou a tradição escrita do nosso idioma assim determina. homem, higiene, honra, hoje, herói. b) Emprega-se o h no final de algumas interjeições. Oh! Ah! c) No interior dos vocábulos não se usa h, exceto: -nos vocábulos compostos em que o segundo elemento com h se une por hífen ao primeiro. - super-homem, pré-história. -quando ele faz parte dos dígrafos ch, lh, nh. - Passarinho, palha, chuva.

3 Emprega-se o dígrafo “ch”: Por razões epistemológicas (= origem da palavra). Exs: chuchu, salsicha, mochila, pechincha, flecha, fachada, bucha.

4 O uso de palavras com NH na língua portuguesa é habitual, mas deve ser estudado com atenção. Igualmente, vale a pena destacar que a combinação de duas letras como no caso NH é classificado como dígrafo (do grego di de dois + grafo de escrever). A combinação das letras N + H é empregada em diversas palavras da língua portuguesa e a união desta vogal com aquela consoante pode ser utilizada da seguinte forma: desenhista, grunhido, grunhir, montanhismo, banhista, barganhista, renhido, companhia, montanhista, nenhum, nenhuma, ranhura, banha, canhão, cânhamo, doninha, fronha, ganhar, joaninha, quinhão, sonhar, vinho, unha, tenha e ronha.

5 O uso de palavras com LH na língua portuguesa é habitual, mas deve ser estudado com atenção. Igualmente, vale a pena destacar que a combinação de duas letras como no caso LH é classificado como dígrafo (do grego di de dois + grafo de escrever). A combinação das letras L + H é empregada em diversas palavras da língua portuguesa e a união desta vogal com aquela consoante pode ser utilizada da seguinte forma: folha, galho, ilha, joelho, milho, molho, navalha, olheiras, olhos, palha e palhaço

6 Na língua portuguesa existem regras gramaticais que auxiliam na sua grafia e entre elas está a norma do uso da letra M antes de P ou B. A regra para palavras com M antes de P e B, define justamente que sempre em todas as palavras do português antes de P e B deve ser utilizada a letra M. Por exemplo: tempo, berimbau, âmbar, ambição, ambicioso, ambidestro, ambiência, ambientalista, ambientar, ambíguo, âmbito, ambivalência, ambos, ambrosia, ambulância, ambulatório, amparar, amparo, ampere, ampliação, ampliar, amplie, amplo, ampola, amputação, bombons, Camboriú, campeão, campo, caxumba, comprador computador, imperador, imperatriz, implicar, importante, intercâmbio, lâmpada, samba, sempre, também, umbigo e umbilical. Com isso quando a palavra não leve P e B a letra que antecede será N. Exemplo: encaçapar, encanto, encapotar, encardir, encontrar, enchente, encravado, engolir, inquieto, incompleto, incomodar, oncologia, onça, untuoso e ungir.

7 Mas: Pode ser substituído por porém, entretanto e contudo. Conjugação: palavra invariável que une termos de uma oração ou orações. Exemplo: Daiane perdeu seu celular, mas vai comprar outro. Você não me atendeu, mas eu resolvi o problema. Mais: advérbio de intensidade. Pode modificar também adjetivos e advérbios. O contrário de menos. Exemplo: Étila comprou mais um carro. Meu irmão é mais velho que eu.


Carregar ppt "Uso do H – CH – NH e LH. O h é uma letra que se mantém em algumas palavras em decorrência da etimologia ou da tradição escrita do nosso idioma. Algumas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google