CRISTIANISMO E AS DEMAIS RELIGIÕES. RELIGIÃO: SENTIDO ETIMOLÓGICO 1.Re-leger: reunir. Aqui tem o aspecto de comunidade/culto 2. Re-ligare: ligar novamente.

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1 CRISTIANISMO E AS DEMAIS RELIGIÕES

2 RELIGIÃO: SENTIDO ETIMOLÓGICO 1.Re-leger: reunir. Aqui tem o aspecto de comunidade/culto 2. Re-ligare: ligar novamente o homem a Deus (Ser superior) 3. Re-eligere: Deus nos reelege, vai ao nosso encontro novamente.

3 QUAL O CONCEITO DE RELIGIÃO? 1. Em sentido real objetivo, religião é o conjunto de cren ç as, leis e ritos que visam um poder que o homem, atualmente, considera supremo, do qual se julga dependente, com o qual pode entrar em rela ç ão pessoal e do qual pode obter favores; 2. Em sentido real subjetivo, religião é o reconhecimento do homem de sua completa dependência de um ser supremo pessoal, pela aceita ç ão de v á rias cren ç as e observância de v á rias leis e ritos que o mant é m ligado a este ser.

4 RELIGIÃO X Á REAS DO CONHECIMENTO FILOSOFIA CIÊNCIA TEOLOGIA RELIGIÃO HISTÓRIA ARQUEOLOGIA GEOGRAFIA

5 1. Doutrina: é o conjunto de dogmas e/ou cren ç as de uma religião, pois não h á religião sem doutrina. Toda e qualquer religião tem o seu ponto de vista sobre a origem de tudo, sobre o sentido da vida, sobre a mat é ria, sobre o al é m. A doutrina é o eixo principal de uma religião, pois desta flui todo o resto. 2. Ritos: são as cerimônias cultuais de uma religião, atrav é s das quais, tanto a pessoa individualmente, como o grupo presta adora ç ão a Deus ou a divindade a quem cultuam. ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA RELIGIÃO

6 3. É tica: é o conjunto de leis e/ou normas de uma religião, pois a doutrina traz conseq ü ências pr á ticas para a vida di á ria, determinando e ensinando o que é certo e o que é errado dentro da sua visão da vida e do mundo. 4. Comunidade: o homem é um ser social e naturalmente tende a formar grupos. Quem est á convencido de uma cren ç a sente-se irresistivelmente atra í do para junto dos que compartilham da mesma f é, manifestando assim a sua f é em conjunto e desta forma dando um testemunho p ú blico da sua cren ç a. 5. Rela ç ão com a Divindade (Eu-Tu): toda religião inclui uma atitude Eu-Tu, um relacionamento pessoal. Religião não é em primeiro lugar doutrina, rito, lei, mas rela ç ão pessoal com Deus.

7 CLASSIFICA Ç ÃO GERAL DAS RELIGIÕES 1. Primitivas: primeira forma de expressão religiosa. São religiões onde o culto aos deuses é realizado de forma acr í tica e pr é - reflexiva. A forma de adora ç ão é de alto teor m á gico e mist é rio; 2. Sapienciais: conforme o pr ó prio nome, são religiões que se fundamentam na sabedoria, na busca do conhecimento. Este grupo destaca-se pela medita ç ão, pela busca da sabedoria, a busca pelo sentido da vida e a contempla ç ão. Buscam um ideal é tico e uma sabedoria pr á tica para a vida;

8 3. Prof é ticas ou reveladas: são religiões que surgem a partir de uma profecia ou revelação. Partem do pressuposto de que o ser humano revela sua mensagem a si pr ó prio e ao povo, atrav é s de profecias; 4. Espiritualistas: este grupo admite a influência de in ú meras for ç as espirituais, que agem tanto sobre as pessoas como tamb é m sobre a natureza; 5. M í sticas ou filosofias de vida: são religiões, seitas ou grupos que não seguem uma estrutura r í gida. Buscam a fraternidade entre os homens, atrav é s de ensinamentos é ticos-morais.

9 1. Teísmo: o sujeito dos atributos divinos é distinto dos outros seres e pertence à ordem transcendental. Subdivide-se em: a.Monoteísmo: há um só Deus, criador de tudo; b.Politeísmo: há vários deuses. Todos devem ser cultuados; c.Henoteísmo: é uma forma de politeísmo, onde se venera e cultua um só deus, mas não nega a existência de outros; d.Panteísmo: Tudo é deus. Não há diferença entre deus e a criação. O universo, a natureza e deus são a mesma coisa; FORMAS RELIGIOSAS

10 2. Monismo: acredita que existe uma única realidade, que é a do mundo material. O próprio mundo é absoluto e explica-se por si mesmo. O conjunto das coisas pode ser reduzido à unidade; é materialista. 3. Dualismo: acredita na coexistência de duas forças (princípios) superiores antagônicas, uma do bem e outra do mal, que regem e dirigem o universo; 4. Deísmo: é mais uma atitude filosófica. Aceitam a existência de um só deus, que poderá ou não ter influído na criação do universo. É um deus que não interfere na história da humanidade. É um ser supremo, espiritual e pessoal, destituído de atributos morais e intelectuais. Rejeita a revelação divina;

11 5. Ateísmo: acreditam que não há um ser superior. Surge normalmente a partir de desilusões diante de uma, ou mesmo várias religiões. Entretanto o ateísmo em si mesmo não existe, pois qualquer ser humano irá colocar algo em primeiro lugar na sua vida, seja bens materiais, como dinheiro, ou bens não-materiais, como: poder, sexo etc.; 6. Animismo: acredita na vida espiritual por detrás dos objetos sensíveis. Considera todos os seres da natureza dotados de vida e capazes de agir conforme uma finalidade. Os seres sensíveis possuem vida, alma, psiquê, ou espírito, capaz de entrar em relação direta, em certos casos e sob certas condições, com o ser humano. Também aceitam que um espírito desencarnado pode apossar-se de objetos;

12 7. Magismo: crença na existência de uma força ou poder sobrenatural e que pode ser canalizado, através de pessoas capacitadas(médiuns ou pais de santo), para fazer o bem ou o mal a pessoas. 8. Totemismo: a crença que o antepassado de um clã tem um parentesco com um animal, vegetal ou mineral, sendo que este (conforme a sua origem) torna-se sagrado para este clã. O mesmo é cultuado. No caso de um animal, este não pode ser morto, a não ser em condições especiais, para deste haurir força e poder. O totem é o protetor do grupo e deus da tribo, de dita os tabus e deveres particulares de cada membro da tribo;

13 9. Gnosticismo: forma filosófica-religiosa que visa conciliar todas as religiões e explicar-lhes o sentido por meio da gnose (conhecimento), que são dogmas transmitidos pela sabedoria e tradição: 10.Sincretismo: é uma religião que assume pontos doutrinários de outras religiões. 11. Ecletismo: é uma atitude pessoal, onde uma pessoa aceita pontos doutrinários de diferentes religiões, não se importando se há contradição entre as mesmas.

14 O Cristianismo pode ser considerado como a continuação da Religião de Israel, pois os cristãos consideram Jesus de Nazaré como o Messias enviado por Deus para salvar os homens. O Judaísmo deve ser considerado como um desvio da Religião de Israel do Antigo Testamento. No início, o cristianismo foi considerado uma seita dentro do judaísmo, pois esta era considerada uma religião lícita dentro do Império Romano. após a ruptura, que foi oficializada no ano 90 d.C., os cristãos começaram a ser perseguidos por todo o Império. Houve perseguições anteriores em regiões restritas. Os cristãos foram tidos como perigosos, pois estavam presentes em todas as camadas sociais. CRISTIANISMO

15 lícita O cristianismo, em 311 d.C. foi reconhecido como religião lícita no Império Romano e em 376 d.C. foi elevado a religião oficial do Império Romano, levando à separação entre os cristãos, que pouco-a-pouco foram se consumando. PRINCIPAIS DOUTRINAS: estão expressas nos Credos Ecumênicos (Apostólico, Niceno, Atanasiano) e de forma bem resumida no Credo Apostólico: - Trindade: Deus é unotrino: Pai, Filho e Espírito Santo; - Pai: é o Criador; - Jesus de Nazaré: é o Filho de Deus que se encarnou para redimir os homens dos seus pecados; - Espírito Santo: através da sua ação converte e santifica a vida dos homens;

16 - Igreja: continua a missão de Cristo, anunciando o Evangelho da salvação a todos os homens; - Salvação: vem através de Cristo e é aberta a todos os homens; - Sacramentos: sinal da graça e do perdão de Deus aos homens e é administrado pela Igreja; - Homem: é marcado pelo pecado original, que tirou dele a sua comunhão original com Deus. O homem por si só é marcado por esta corrupção; - Vida após a morte: o cristianismo defende que a alma continua viva após a morte da pessoa. Há duas possibilidades para a alma: - Salvação: para todos os que confiaram em Cristo e na sua palavra, aceitando a sua obra redentora pela humanidade; - Condenação: para todos os que não aceitaram a Cristo como seu salvador pessoal;

17 Livro Sagrado: a Bíblia. -É a Escritura Sagrada -Palavra inspirada de Deus -Revela tudo o que é necessário para a salvação (João 20.30-31) -Diz quem é Deus e quem é o homem -Divide-se em duas partes Antigo e Novo Testamento -Foi escrita em Hebraico e Grego -A.T. é promessa -N. T. é o cumprimento da promessa.

18 DEUS : Mesmo sem a Bíblia, como podemos saber que existe um Deus? Veja Hebreus 3.4 e Salmo 14.1 O que podemos conhecer de Deus sem a Bíblia? - Os atributos invisíveis de Deus se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas: * O seu eterno poder ( Rm 1.20, Sl 19.1). O que podemos conhecer de Deus somente pela Bíblia: (Gl 4.4, 1 Jo 4.16) Que é Deus? 1- Deus é Espírito (Jo 4.24) 2- Imutável (Ml 3.6) 3- Eterno (Sl 102.27) 4- Onisciente (Mt 10.30) 5- Onipresente (Jr 3.24) 6- Onipotente (Mt 19.26)

19 7- Verdadeiro (Jo 17.17) 8- Santo (Lv 19.2) 9- Justo, Juiz (Gn 18.25) 10- Amor (1 Jo 4.8) 11- Incomensurável (Credo Atanasiano) 12- Incriado 13- Sábio 14- Misericordioso 15- Triúno (Mt 28.19) TRINDADE Deus Pai – O Criador Deus Filho – O Salvador Deus Espírito Santo – aquele que dá e mantém a fé salvadora.

20 Pastoral Cristo Redentor 2010 Autor: Elton Fischer Fonte: KUCHEMBEKER, Valter. O Homem e o Sagrado. Ed.Ulbra, 1988. CRISTIANISMODEMAIS RELIGIÕES DEUS Não foi criado, mas é eterno. Não depende da existência do homem, persistindo mesmo que o homem desapareça. É um Deus vivo e que transmite a vida. Não é escolhido, mas é ele que elege o homem como seu filho. Feito por mãos e mentes humanas. É escolhido e fabricado pelo homem. Desaparecendo o homem, ele também deixa de existir. É um deus morto, que não tem condições de criar e manter alguma coisa. HOMEM Sabe que é criatura de Deus, tem certeza de onde veio, o que é e para onde vai. Não sabe se foi criado, se é uma evolução ou se é fruto de uma reencarnação. SALVAÇÃO Deus concede a salvação por sua graça através de Cristo. O meio pelo qual o cristão recebe a salvação é a fé. O Homem, com suas obras precisa conquistar os favores da divindade, por mérito e esforço próprio.. O meio para as outras religiões é pelas obras da lei.


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