A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A necessidade de estimular o ensino da Óptica em todos os níveis para o desenvolvimento das tecnologias modernas A Dias Tavares Jr, Lilian P. Sosman UERJ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A necessidade de estimular o ensino da Óptica em todos os níveis para o desenvolvimento das tecnologias modernas A Dias Tavares Jr, Lilian P. Sosman UERJ."— Transcrição da apresentação:

1 A necessidade de estimular o ensino da Óptica em todos os níveis para o desenvolvimento das tecnologias modernas A Dias Tavares Jr, Lilian P. Sosman UERJ  Breve histórico da Óptica  Renascimento  O LASER/1960  O Ensino da Óptica na Escola Média –  Pouco interesse no tópico por parte dos professores;  Na maioria das vezes é vista apenas a Óptica Geométrica;  Inexistem laboratórios.  O Ensino da Óptica na Universidade  Em geral, inserida na disciplina Física IV ou equivalente;  Em geral aborda-se mais a parte de Óptica Física;  Laboratórios deficientes ou “burocráticos”

2 A Óptica e algumas inovações tecnológicas  Algumas aplicações modernas da Óptica Clássica  Interferômetros microfabricados  Detectores de Ondas Gravitacionais na Terra e no Espaço  Interferometria de alta resolução para Astronomia;  Interferometria com múltiplos comprimentos de onda;  Óptica de neutrons e interferometria de neutrons;  Interferometria holográfica e de “speckle”;  Interferometria de raios-X;  Princípios e aplicações da técnica de correlação de “speckle|”;  Interferometria de átomos e moléculas

3 Transferência do conhecimento em Óptica para o setor produtivo  Péssima –  Tecnologias óptica de medida;  Processamento de materiais;  Análise não destrutiva de materiais e componentes;  Instrumentação óptica;  Fabricação e projeto ópticos;

4 Propostas para revitalização da Óptica  Na escola média  Cursos de atualização e treinamento para os professores de Física;  Equipamentos para Laboratórios de baixo custo (IF/USP);  Investimento nas licenciaturas em Física  Na universidade –  A Óptica como disciplina eletiva ou obrigatória;  Cursos de Óptica a nível de graduação;  Cursos de extensão para profissionais oriundos de áreas com interesse potencial nas técnicas ópticas.

5 Alternativas para melhoria da formação dos profissionais da Física  Investimento na formação dos licenciados em Física – alteração nos currículos de Licenciatura  Introdução de disciplina obrigatória de Óptica nos curso de graduação em Física – Licenciatura e Bacharelado  Dificuldade – faltam professores que tenham boa formação experimental  “Círculo vicioso”;  Dificuldade - Uma corrente de pensamento considera isso inútil;  Dificuldade – os cursos de Física em geral são muito “mecanicistas”  Criação de cursos de graduação em Óptica (USP) –  Atende às necessidades imediatas;  A formação é restrita a uma única área;  Resolve necessidades locais, se tanto.

6 Conclusões  O Brasil está muito atrasado no setor de Óptica e suas aplicações;  Atualmente as perspectivas de reversão do quadro descrito são pequenas;  Para essa reversão é preciso investir maciçamente no ensino de Física/Óptica em todos os níveis.


Carregar ppt "A necessidade de estimular o ensino da Óptica em todos os níveis para o desenvolvimento das tecnologias modernas A Dias Tavares Jr, Lilian P. Sosman UERJ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google