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PublicouBranca Flor Gil Paiva Alterado mais de 7 anos atrás
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A necessidade de estimular o ensino da Óptica em todos os níveis para o desenvolvimento das tecnologias modernas A Dias Tavares Jr, Lilian P. Sosman UERJ Breve histórico da Óptica Renascimento O LASER/1960 O Ensino da Óptica na Escola Média – Pouco interesse no tópico por parte dos professores; Na maioria das vezes é vista apenas a Óptica Geométrica; Inexistem laboratórios. O Ensino da Óptica na Universidade Em geral, inserida na disciplina Física IV ou equivalente; Em geral aborda-se mais a parte de Óptica Física; Laboratórios deficientes ou “burocráticos”
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A Óptica e algumas inovações tecnológicas Algumas aplicações modernas da Óptica Clássica Interferômetros microfabricados Detectores de Ondas Gravitacionais na Terra e no Espaço Interferometria de alta resolução para Astronomia; Interferometria com múltiplos comprimentos de onda; Óptica de neutrons e interferometria de neutrons; Interferometria holográfica e de “speckle”; Interferometria de raios-X; Princípios e aplicações da técnica de correlação de “speckle|”; Interferometria de átomos e moléculas
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Transferência do conhecimento em Óptica para o setor produtivo Péssima – Tecnologias óptica de medida; Processamento de materiais; Análise não destrutiva de materiais e componentes; Instrumentação óptica; Fabricação e projeto ópticos;
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Propostas para revitalização da Óptica Na escola média Cursos de atualização e treinamento para os professores de Física; Equipamentos para Laboratórios de baixo custo (IF/USP); Investimento nas licenciaturas em Física Na universidade – A Óptica como disciplina eletiva ou obrigatória; Cursos de Óptica a nível de graduação; Cursos de extensão para profissionais oriundos de áreas com interesse potencial nas técnicas ópticas.
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Alternativas para melhoria da formação dos profissionais da Física Investimento na formação dos licenciados em Física – alteração nos currículos de Licenciatura Introdução de disciplina obrigatória de Óptica nos curso de graduação em Física – Licenciatura e Bacharelado Dificuldade – faltam professores que tenham boa formação experimental “Círculo vicioso”; Dificuldade - Uma corrente de pensamento considera isso inútil; Dificuldade – os cursos de Física em geral são muito “mecanicistas” Criação de cursos de graduação em Óptica (USP) – Atende às necessidades imediatas; A formação é restrita a uma única área; Resolve necessidades locais, se tanto.
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Conclusões O Brasil está muito atrasado no setor de Óptica e suas aplicações; Atualmente as perspectivas de reversão do quadro descrito são pequenas; Para essa reversão é preciso investir maciçamente no ensino de Física/Óptica em todos os níveis.
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