Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Curso de Engenharia de Computação
Campus Bagé
2
Engenharia de Computação
“Uma disciplina que incorpora a ciência e a tecnologia do design, da construção, da implementação e da manutenção dos componentes de software e hardware dos sistemas computacionais modernos e dos equipamentos controlados por computador” Fonte: ACM - Association for Computing Machinery
3
Outros Cursos na Área de Computação
Ciência da Computação – Estudo profundo das bases científicas da computação para o melhoramento da própria Ciência da Computação Sistemas de Informação – Uso e desenvolvimento de sistemas de informação para resolução de problemas em organizações Licenciatura em Computação – Formação de profissionais para atuar no ensino médio, fundamental e técnico na área de computação
4
Objetivo Geral do Curso
Formar engenheiros de computação capazes de atender e de interferir nas demandas da sociedade e do mercado de trabalho, preocupados em contribuir para com o desenvolvimento sócio-econômico da região da metade sul do Rio Grande do Sul e para com a melhoria das condições de qualidade de vida da sua população.
5
Competências Gerais de um Engenheiro de Computação
O Engenheiro de Computação é um profissional preparado para especificar, conceber, desenvolver, pesquisar, implementar, adaptar, produzir, industrializar, instalar e manter sistemas computacionais, bem como perfazer a integração dos recursos físicos e lógicos necessários para o atendimento das necessidades computacionais, de informação e de automação de organizações em geral.
6
Áreas de Atuação Criar programas de computadores segundo as necessidades do cliente; Projetar e desenvolver novos sistemas operacionais e linguagens específicas, buscando inovações tecnológicas; Projetar e construir computadores e periféricos; Planejar e coordenar ações para a comercialização de equipamentos de informática; Gerenciar e dar assistência a redes de computadores em grandes empresas.
7
Organização Curricular
Disciplinas Obrigatórias e Atividades Semipresenciais Estágio Curricular Obrigatório (EO) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Atividades Curriculares Complementares (ACG)
8
Matriz Curricular Disciplinas Básicas e Específicas
Embasamento comum das Engenharias Cálculo, Física, Química, ... Fundamentos teóricos e práticos relacionados a hardware e software de sistemas computacionais Arquitetura, Programação, Teoria, ... Ênfase em “sistemas embarcados” Disciplina de estudo dirigido à concepção de sistemas embarcados com aplicação da teoria
9
Iniciativas Projetos de Ensino Projetos de Pesquisa
Monitoria e EAD Projetos de Pesquisa Grupos emergentes e cooperação com grandes centros Projetos de Extensão Cursos de informática para a comunidade, interação com cursos de licenciatura e estágio extracurricular Diretório Acadêmico (DAECOMP) Apoio ao uso do software livre - TcheLinux
10
Linhas de Pesquisa Sistemas embarcados Engenharia de software
Projetos de hardware Computação de alta eficiência
11
Fotos do Campus Bagé Blocos 1, 2 e 3
16
Laboratórios Infraestrutura para práticas de disciplinas específicas e espaços complementares
17
Concepção de Circuitos Programação Sistemas Digitais e Embarcados
32
FPGAs – Kits de prototipação de hardware reconfigurável
33
Uso Geral
34
Desenho
35
Projeto de Pesquisa Internacional
36
Cluster
37
NTI
38
Eventos Semana Acadêmica 2010
42
Biblioteca Atual
46
Biblioteca 2012
50
http://cursos.unipampa.edu.br/ cursos/engenhariadecomputacao
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.