A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 5

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 5"— Transcrição da apresentação:

1 Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 5
Retorno à vida corporal: Infância Tomo: Módulo:VI Roteiro: 5

2 Até que idade o espírito fica adormecido?
O que o ser reencarnante herda dos pais? Justifique por que a infância é um período de repouso do espírito. Por que é mais fácil moldar uma criança? Por que as crianças apresentam aspectos de inocência? Por que não há possibilidade de livre manifestação do espírito na infância? A infância se dá em todos os mundos habitados? Qual a justificativa para o alto índice de mortalidade infantil existente em nosso planeta? Em que aspectos da infância podemos identificar a lei da reencarnação?

3 Até que idade o espírito fica adormecido?
A partir do nascimento, suas idéias tomam gradualmente impulso, à medida que os órgãos se desenvolvem, pelo que se pode dizer que, no curso dos primeiros anos, o Espírito é verdadeiramente criança, por se acharem ainda adormecidas as idéias que lhe formam o fundo do caráter.

4 O que o ser reencarnante herda dos pais?
As diferenças individuais observadas nas crianças resultam da carga genética herdada dos pais, da educação recebida, das tendências instintivas e das idéias inatas que o Espírito traz ao renascer. As transformações neurofisiológicas e bioquímicas do corpo físico seguem as leis da genética, tendo em vista a moldagem da personalidade infantil prevista no planejamento reencarnatório. A educação, ou fator cultural, propicia condições ao desenvolvimento intelecto-moral e à explicitação de conquistas evolutivas anteriormente adquiridas pelo Espírito.

5 Justifique por que a infância é um período de repouso do espírito?
Para o Espiritismo, infância é um estado que [...] corresponde a uma necessidade, está na ordem da natureza e de acordo com as vistas da Providência. É um período de repouso do Espírito

6 Por que é mais fácil moldar uma criança?
Encarnando, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo .

7 Por que as crianças apresentam aspectos de inocência?
Não foi, todavia, por elas somente que Deus lhes deu esse aspecto de inocência; foi também e sobretudo por seus pais, de cujo amor necessita a fraqueza que as caracteriza. Ora, esse amor se enfraqueceria grandemente à vista de um caráter áspero e intratável, ao passo que, julgando seus filhos bons e dóceis, os pais lhes dedicam toda a afeição e os cercam dos mais minuciosos cuidados.

8 Por que não há possibilidade de livre manifestação do espírito na infância?
Durante a infância não há possibilidade da livre manifestação do Espírito, porque, desde [...] que se trate de uma criança, é claro que, não estando ainda nela desenvolvidos, não podem os órgãos da inteligência dar toda a intuição própria de um adulto ao Espírito que a anima. Este, pois, tem, efetivamente, limitada a inteligência, enquanto a idade lhe não amadurece a razão.

9 A infância se dá em todos os mundos habitados?
O estado de infância parece ser uma lei de ocorrência universal nos diferentes mundos habitados, porque, quando Allan Kardec perguntou aos Espíritos Superiores: Indo de um mundo para outro, o Espírito passa por nova infância? Como resposta, recebeu o seguinte esclarecimento: Em toda parte a infância é uma transição necessária, mas não é, em toda parte, tão obtusa como no vosso mundo.

10 Qual a justificativa para o alto índice de mortalidade infantil existente em nosso planeta?
Finalmente, é importante saber que justificativa o Espiritismo apresenta para a elevada mortalidade infantil existente no nosso planeta, em especial nos países de condições sócio-econômicas precárias. Para os Espíritos Orientadores, a [...] curta duração da vida da criança pode representar, para o Espírito que a animava, o complemento de existência precedentemente interrompida antes do momento em que devera terminar, e sua morte, também não raro, constitui «provação ou expiação para os pais»

11 Em que aspectos da infância podemos identificar a lei da reencarnação?
Se uma única existência tivesse o homem e se, extinguindo-se-lhe ela, sua sorte ficasse decidida para a eternidade, qual seria o mérito de metade do gênero humano, da que morre na infância, para gozar, sem esforços, da felicidade eterna e com que direito se acharia isenta das condições, às vezes tão duras, a que se vê submetida a outra metade? Semelhante ordem de coisas não corresponderia à justiça de Deus. Com a reencarnação, a igualdade é real para todos. O futuro a todos toca sem exceção e sem favor para quem quer que seja. Os retardatários só de si mesmos se podem queixar. Forçoso é que o homem tenha o merecimento de seus atos, como tem deles a responsabilidade.

12 Vade Mecum on line: http://www.vademecumespirita.com.br Bibliografia
1. KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro.124. ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 5, item 11, p 2. ______. Cap. 8, item 4, p 3. ______. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 86. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005, questão 183, p. 126. 4. ______. Questão 199, p. 133. 5. ______. Questão 199-a, p. 134. 6. ______. Questão 380, p. 210. 7. ______. Questão 382, p. 211. 8. ______. Questão 383, p. 211. 9. ______. Questão 385, p 10. ______. p. 213. 11. ______. Questão 582, p. 288. 12. ______. Questão 583, p. 289. Vade Mecum on line:

13 Sociedade Beneficente Espírita
para contado: Curtam nossa página no Facebook: Home Page:


Carregar ppt "Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 5"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google