A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

21 º Encontro. Os Sacramentos da Igreja Católica: Deus nos ama e nos mostra este amor em tudo que existe. Jesus é o maior sinal do amor de Deus entre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "21 º Encontro. Os Sacramentos da Igreja Católica: Deus nos ama e nos mostra este amor em tudo que existe. Jesus é o maior sinal do amor de Deus entre."— Transcrição da apresentação:

1 21 º Encontro

2 Os Sacramentos da Igreja Católica: Deus nos ama e nos mostra este amor em tudo que existe. Jesus é o maior sinal do amor de Deus entre nós. Ele é o Sacramento do Pai. A igreja continua, no mundo a ser este “Sinal = Sacramento” – para que as pessoas se encontrem com Deus, vivam no seu amor e sejam felizes. São sinais eficazes da graça de Deus, instituídos por Cristo e confiados a Igreja, esses sinais são; Sinais sagrados, porque exprimem uma realidade sagrada, espiritual; Sinais eficazes, porque, além de simbolizarem um certo efeito, produzem-no realmente; Sinais da graça, porque transmitem dons diversos da graça divina; Sinais da fé, não somente porque supõem a fé em quem os recebe, mas porque nutrem, robustecem e exprimem a sua fé; Sinais da Igreja, porque foram confiados à Igreja, são celebrados na Igreja e em nome da Igreja, exprimem a vida da igreja, edificam a Igreja, tornam-se uma profissão de fé na Igreja.).

3 Os Sacramentos Destinam-se a santificação dos homens e a edificação do Corpo de Cristo que é a Igreja e ainda é um culto perfeito de adoração a ser prestado a Deus. Os sacramentos são realizados através do Espírito Santo. Deus que parecia estar distante no Antigo Testamento, envia o seu Filho Jesus para nos mostrar que Ele está aqui conosco. Os sacramentos são SETE e são divididos em tres grupos; I – Sacramentos de Iniciação Cristã; são o Batismo, Crisma e a Sagrada Eucaristia. II – Sacramentos da Cura; são a Confissão (Reconciliação com Deus) e a Unção dos Enfermos. III – Sacramentos de serviços (a salvação de outrem); são da Ordem e Matrimonio

4 Batismo: É a pertença à Igreja e a adesão à Cristo. Penitência: Atitude de reconhecer seus pecados e buscar o perdão através da confissão. Eucaristia: Receber o Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Crisma: É a confirmação na fé, ou seja, o amadurecimento no Espírito Santo de Deus. Unção dos Enfermos: A graça de Deus que é pedida no período de doenças e no leito de morte, através da Unção com o óleo. Matrimônio: É a união para felicidade e o amor, ou seja, o casamento. Ordem: Serviço dos Padres, Diáconos e Bispos a servirem a Jesus Cristo e ao seu povo.

5

6 O Sacramento do Batismo O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão. O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra”. Quando recebemos o Sacramento do Batismo, transformamo-nos de criaturas para Filhos Amados de Deus., o profeta batizava com água e Jesus batizava com o Espírito Santo. O profeta João Batista, primo de Jesus, que veio ao mundo para preparar os caminhos para a vinda do Messias, foi quem batizava as pessoas para a vinda de Cristo (Mc 1,2s). Ele sabia que o seu Batismo era temporário, pois logo depois dele viria o seu primo Jesus que batizaria no Espírito Santo, ou seja, o profeta batizava com água e Jesus batizava com o Espírito Santo. A Bíblia sugere o batismo de todos, o que inclui as crianças Atos 2,38-39: “Disse-lhes Pedro: ‘Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe – a tantos quantos Deus nosso Senho r chamar’.” E também outras passagens. (ver Atos 16,15; Atos 16,33; Atos 18,8; 1Coríntios1,16)

7 BATISMO – FUNDAMENTO DA VIDA CRISTÃ: O Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: "Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo – “O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra". O BATISMO NOS FAZ FILHOS DE DEUS: Quando recebemos o Sacramento do Batismo, transformamo- nos de criaturas para Filhos Amados de Deus. Muitos pensam que os sacramentos em geral são obras eclesiásticas, ou seja, os sacramentos são "invenções" da Igreja. Isso não é verdade, os sacramentos são sem sombra de dúvidas criadas por Jesus Cristo, o próprio Deus Encarnado.

8 Quando foi que Jesus instituiu o Batismo? Jesus instituiu o Batismo logo no início da sua pregação, quando entrou no rio Jordão para ser batizado por São João Batista. O Batismo de João não era um Sacramento. Só quando Jesus santifica as águas do Jordão com sua presença e que a voz do Pai se faz ouvir: “Este é meu Filho bem amado, em quem pus minhas complacências”, e que o Espírito Santo aparece sob a forma de uma pomba (foi então uma visão da Santíssima Trindade), é que fica instituído o Batismo. Essa instituição será confirmada por Jesus quando Ele diz a seus Apóstolos: “Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” Leia na Bíblia, no Evangelho de São Mateus, o Capítulo 3, Versículo 13.

9 Os efeitos do Batismo O Batismo nos dá, pela primeira vez, a graça santificante, que é a amizade e a presença de Deus no nosso coração. Junto com a graça recebemos o dom da Fé, da Esperança e da Caridade, assim como todas as demais virtudes, que devemos procurar proteger no nosso coração. Apaga o pecado original. Apaga os pecados atuais e todas as penas ligadas aos pecados. Imprime na nossa alma o caráter de cristão, fazendo de nós, filhos de Deus, membros da Santa Igreja Católica e herdeiros do Paraíso. Nos torna capazes de receber os outros Sacramentos. Por isso tudo, vemos que o Batismo é absolutamente necessário para a salvação. Só entra no Céu quem for batizado. Mas para as crianças que morrem ser terem sido batizadas e não têm culpa, a Igreja as confia à misericórdia de Deus e na sua promessa de que queria que todos se salvassem (1Tim2,4) principalmente quando chama para si as crianças, que são praticamente os únicos seres puros de coração (Mc 10,14). Isso é chamado Limbo. (ver CIC 1261). Matéria e Forma Jesus instituiu, então, o Batismo e determinou que seria usada a água como matéria desse Sacramento. Foi também Jesus quem determinou a forma: “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.” O rito da Batismo consiste assim em derramar água na cabeça da pessoa que vai ser batizada, ao mesmo tempo em que se diz a forma. Mas só isso não basta. É preciso ainda que o ministro tenha a intenção de fazer o que faz a Igreja Católica no Sacramento do Batismo. A Santa Igreja acrescentou também diversas orações preparatórias que completam a cerimônia. Quem já assistiu a um Batismo sabe que o Padre usa o sal bento, o óleo dos catecúmenos, o Santo Crisma, entrega a vela acesa aos padrinhos, veste a roupa branca no batizado e, principalmente, reza as orações contra o demônio, para que o pai da mentira nem se aproxime do batizado. Esse é o batismo Católico, o único instituído por Jesus, o único capaz de nos tornar filhos de Deus.

10 Os efeitos do Batismo O Batismo nos dá, pela primeira vez, a graça santificante, que é a amizade e a presença de Deus no nosso coração. Junto com a graça recebemos o dom da Fé, da Esperança e da Caridade, assim como todas as demais virtudes, que devemos procurar proteger no nosso coração. Apaga o pecado original. Apaga os pecados atuais e todas as penas ligadas aos pecados. Imprime na nossa alma o caráter de cristão, fazendo de nós, filhos de Deus, membros da Santa Igreja Católica e herdeiros do Paraíso. Nos torna capazes de receber os outros Sacramentos. Por isso tudo, vemos que o Batismo é absolutamente necessário para a salvação. Só entra no Céu quem for batizado. Mas para as crianças que morrem ser terem sido batizadas e não têm culpa, a Igreja as confia à misericórdia de Deus e na sua promessa de que queria que todos se salvassem (1Tim2,4) principalmente quando chama para si as crianças, que são praticamente os únicos seres puros de coração (Mc 10,14). Isso é chamado Limbo. (ver CIC 1261). O Ministro do Batismo Normalmente, o ministro do Batismo é um Padre. É ele quem recebeu de Deus o poder de trazer a Fé ao coração da pessoa batizada, tornando-a filha de Deus. Mas pode acontecer que seja preciso batizar às pressas alguém. Se não houver um Padre por perto, qualquer pessoa pode batizar, desde que queira fazer o que a Igreja Católica faz no Batismo, que use água e diga as palavras da forma do Batismo.

11 Os efeitos do Batismo O Batismo nos dá, pela primeira vez, a graça santificante, que é a amizade e a presença de Deus no nosso coração. Junto com a graça recebemos o dom da Fé, da Esperança e da Caridade, assim como todas as demais virtudes, que devemos procurar proteger no nosso coração. Apaga o pecado original. Apaga os pecados atuais e todas as penas ligadas aos pecados. Imprime na nossa alma o caráter de cristão, fazendo de nós, filhos de Deus, membros da Santa Igreja Católica e herdeiros do Paraíso. Nos torna capazes de receber os outros Sacramentos. Por isso tudo, vemos que o Batismo é absolutamente necessário para a salvação. Só entra no Céu quem for batizado

12 Eu sou o pão da vida (...) Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer." (Jo 6,48.50) "Se não comerdes a carne do filho do homem, beber o seu sangue não tereis a vida em vos mesmo." (Jo 6,53) Sem Jesus vivendo em nós, é, portanto claro, que não temos a vida em nós mesmos. No versículo 56, Jesus reafirmou: "Aquele que comer da minha carne viverá por mim." (Jo 6,57)

13 O nosso corpo necessita de alimento material Jesus sabia disso! Para nosso corpo físico temos o alimento material. O que acontece se não comermos?

14 O nosso espírito necessita do alimento espiritual Jesus também sabia disso! EUCARISTIA A EUCARISTIA é o alimento espiritual Para alimentar a nossa fé temos a EUCARISTIA que é a celebração da morte e ressurreição de JESUS que se faz alimento da vida Cristã

15 JESUS JESUS une estas duas necessidades humana e espiritual e se dá, ele próprio, em alimento: seu CORPO CORPO e seu SANGUE

16 Eucaristia é o sacramento em que, sob as espécies de pão e do vinho, JESUS está verdadeiramente, real e substancialmente presente, com seu corpo, sangue, alma e a sua divindade para o nosso alimento espiritual. A Eucaristia foi instituída na quinta feira santa antes da Paixão de Jesus Cristo

17 Na missa, na hora da Consagração, a hóstia se torna o Corpo de Cristo e o vinho no seu sangue. Em todas as missa Jesus esta presente. Após a missa as hóstiaS que não foram consumidas são guardadas no Sacrário. Somente o sacerdote é autoridade para trazer Jesus para nós.

18 Cristo está presente inteiro em cada uma das espécies e inteiro em cada uma das partes delas, de maneira que a fração do pão não divide o Cristo Catecismo da Igreja Católica - 1377 A presença eucarística de Cristo começa no momento da consagração e dura também enquanto subsistirem as espécies eucarísticas Por meio da consagração opera-se a Transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e no Sangue de Cristo. Sob as espécies consagradas do pão e do vinho, Cristo mesmo, vivo e glorioso está presente de maneira verdadeira, real e substancial, seu Corpo e seu Sangue, com sua alma e sua divindade. Catecismo da Igreja Catolica - 1413

19 A Sagrada Eucaristia nos mantém na graça e nos faz participantes da vida eterna com DEUS Aumenta a Graça Santificante, isto é, a filiação divina – ficamos em contato com o próprio DEUS. Aumenta em nós a capacidade de amar. Une a Cristo e aos irmãos. Purifica das faltas leves, nos preserva dos pecados graves, curando assim as fraquezas da alma. É o penhor da vida eterna Jo6,54.

20 Dogma quer dizer princípio, ou seja, eu creio porque acredito que é verdade, porque foi o próprio Cristo que na santa Ceia que os discípulos deveriam os mesmos gestos em memória dele Jesus. A EUCARISTIA É DOGMA DE FÉ: “EIS O MISTÉRIO DA FÉ” Jesus esta vivo e presente, na Santa Eucaristia

21 Jesus vem ao meu encontro e eu vou ao encontro de Jesus Eucaristia é o Sacramento do amor de Deus

22 Testemunho vivo em o Milagre Eucarístico da Lanciano

23

24 A Confirmação (crisma): Este Sacramento aperfeiçoa a graça batismal; é o sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação Divina, tornando mais sólido nosso vínculo a Jesus e à Sua Igreja. Como o Batismo, imprime um caráter indelével na alma do cristão, por isso só pode-se recebê-lo uma vez na vida.

25 Nascidos para a vida da graça pelo Batismo, é pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Ou seja, somos fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma.Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça. Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça.

26 A matéria do Sacramento da Crisma é o Santo Crisma, o óleo da oliveira (azeite), misturado com um bálsamo perfumado e abençoado solenemente pelo Bispo na Quinta-feira Santa. Na cerimônia da Crisma, junto com a imposição da mão sobre a cabeça, quando o ministro traça o Sinal da Cruz com o Santo Crisma na fronte do crismando, dizendo as palavras da Forma.

27 A Crisma não é absolutamente necessária para a salvação (uma pessoa não crismada pode ir para o Céu), mas é muito importante receber a Crisma desde cedo: só com a Crisma teremos no Céu a proximidade de Deus e a intensidade de amor que Ele quer nos dar. Além disso, só com a Crisma teremos todas as forças necessárias para vencer as tentações e caminharmos firmemente no caminho da perfeição. De modo que seria grave negligência dos pais se não preparassem seus filhos para receber este Sacramento da perfeição cristã. Ministro da Crisma O ministro do Sacramento da Crisma é o Bispo, pois é o pai de todos os fiéis, aquele que lhes confere a maturidade da vida da graça. Em caso de perigo de morte, um simples Padre deve crismar, pois é importante entrarmos no Céu com todas as capacidades de amor a Deus.

28 Como sabemos que Jesus Cristo instituiu este Sacramento, se não aparece este fato no Evangelho? Sabemos que verdadeiramente Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Crisma porque os Apóstolos administraram este Sacramento, como aparece nos Atos dos Apóstolos (Atos, 8, 14) e porque a Igreja sempre ensinou esta verdade. Vejam o que já ensinava S. Cripriano, Bispo martirizado no ano 258: “Os batizados serão conduzidos aos Bispos, a fim de, por sua oração e imposição das mãos, receberem o Espírito Santo, e pelo selo do Senhor, serem perfeitos.”

29 as graças que recebemos pelo Sacramento da Crisma, são; Aumento da graça santificante. Recebemos de modo novo e especial o Divino Espírito Santo, com seus sete dons sagrados. Imprime o caráter de Soldados de Cristo. - A crisma, como o Batismo e a Ordem, imprime caráter, ou seja, marca de modo indelével nossa alma, de modo que nunca mais perdemos a marca de crismados. Por essa razão não podemos receber a Crisma mais de uma vez, como também o Batismo e a Ordem. as graças que recebemos pelo Sacramento da Crisma, são; Aumento da graça santificante. Recebemos de modo novo e especial o Divino Espírito Santo, com seus sete dons sagrados. Imprime o caráter de Soldados de Cristo. - A crisma, como o Batismo e a Ordem, imprime caráter, ou seja, marca de modo indelével nossa alma, de modo que nunca mais perdemos a marca de crismados. Por essa razão não podemos receber a Crisma mais de uma vez, como também o Batismo e a Ordem.

30 Não podemos permanecer semente, é preciso que a semente germine, cresça e dê frutos em abundância. - At 8, 14-19

31 Os sete dons do Esp í rito Santo

32 Para terminar, devemos considerar que a Crisma é o Sacramento que aumenta o Amor de Deus em nosso corações. É a ação do Divino Espírito Santo que realiza isso em nós. Devemos estar atentos em deixá-Lo agir em nós, pois Ele vai nos guiar pelos difíceis caminhos da vida, vai nos encher o coração com muitas alegrias espirituais, com o gosto pela oração, com as forças para vencer as tentações. Só assim poderemos estar cada dia mais próximos do Coração de Nosso Senhor, para servi-Lo e amá-Lo para sempre.

33 AVISO: Domingo é o dia do Senhor, venha participar deste dia especial e encontra-se com JESUS nas missas. Para receber os sacramentos, como Batismo, Primeira Eucaristia, Crisma, entre outros é preciso está em comunhão com a Igreja, participando das Santas Missas e das festividades, pois elas nos fortalece e nos aproxima de Deus. Fiquem com Deus e até o próximo encontro!!! Lembramos que a participação na missa aos domingos faz parte da catequese

34 FIQUEM COM DEUS


Carregar ppt "21 º Encontro. Os Sacramentos da Igreja Católica: Deus nos ama e nos mostra este amor em tudo que existe. Jesus é o maior sinal do amor de Deus entre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google