Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Prof. Mauricio Fernandes
A razão de ser da igreja Prof. Mauricio Fernandes
2
Na aula anterior Igreja é uma criação divina, e por isso deve ser respeitada No Antigo Testamento a igreja representava a presença de Deus, o termo tabernáculo (Tabernacular) significa habitar, fazer morada. No Novo Testamento o crente é igreja, ele é habitação de Deus, ao nos convertermos o Espírito Santo vem “tabernacular” em nós.
3
Sendo cada um de nós a habitação do Espírito Santo, qual o nosso papel no Reino de Deus?
4
Sendo cada um de nós a habitação do Espírito Santo, qual o nosso papel no Reino de Deus?
Hoje vamos pensar sobre nosso papel inicial de cristão, de igreja. Só assim, poderemos avançar para as ações concretas exteriores à igreja.
5
Sendo cada um de nós a habitação do Espírito Santo, qual o nosso papel no Reino de Deus?
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:46,47
6
Organizando as ideias Perseverar no templo Partir o pão de casa em casa, comer juntos com a alegria e singeleza de coração Louvando à Deus Caindo na graça do povo
7
Perseverar no templo todos os dias
O templo funcionava o tempo todo, os novos convertidos eram judeus. Era comum irem ao templo para fazerem suas orações e cantarem louvores à Deus pois o templo representava a presença de Deus. Hoje nosso templo não funciona mais todos os dias e sim aos domingos, quartas-feiras e alguns sábados. A lição que tiramos é que devemos participar das atividades realizadas no templo (Hebreus 10.25)
8
Partir o pão de casa em casa, comer juntos com alegria e singeleza de coração
Os primeiros cristãos se reunião além do templo, comiam juntos, se divertiam, riam, brincavam. Singeleza de coração = gr. Simplicidade – Tinham no coração o prazer de estarem juntos, não pela comida, mas pela companhia. Desfrutar da presença de cada um, desfrutar daquilo que o Senhor proporcionara naquele instante para eles.
9
Louvando à Deus Os cristãos eram agradecidos pelas coisas que Deus fez na vida de cada um deles. Como igreja de Cristo precisamos ter em mente aquilo que Deus nos fez. O que Ele fez na sua vida?
10
Caindo na graça do povo Porque a igreja caiu na graça do povo?
11
Caindo na graça do povo Porque a igreja caiu na graça do povo? Porque estava bem internamente. Porque era firme doutrinariamente. Sabia dar conta da razão da sua fé.
12
Caindo na graça do povo E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:42-47
13
Na prática... Quais são as doutrinas batistas?
14
Na prática... Quais são as doutrinas batistas?
Não temos uma lista de proibições, do tipo “pode ou não pode”. Seguimos como doutrina tudo que foi ensinado por Cristo e praticado pelos apóstolos. Exemplos: Cristo ensinou que devíamos praticar o memorial da ceia e o batismo. Os apóstolos ministravam a ceia e batizavam. Cristo lavou os pés dos discípulos mas não os ensinou a praticarem este ato. Os apóstolos não praticavam o lava pés. Logo nós não praticamos o ato do “lava pés” Para conhecer a declaração doutrinária dos batistas visite nosso site: e acesse a página do discipulado.
15
Na prática... A igreja só cairá na graça do povo quando ela for firme internamente. Só depois de compreendermos a palavra de Deus com firmeza e a praticarmos é que poderemos firmar os novos convertidos.
16
Pra terminar A razão de ser da igreja está baseada: Na adoração à Deus ( João 4.23) Na pratica da comunhão (1 Corintios 13.1) No servir a sociedade em que está inserida (Gálatas 6.10) Na pregação do Evangelho ao homem de forma integral, ou seja, atendendo suas necessidades como um todo (espirituais e física) (1 Timóteo à 19 / Tiago 4.17)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.