A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E. E. PROFESSORA CONCEIÇÃO HILÁRIO Disciplina: Ciências Prof.: Crislaine Turmas: 9  ano Aula de Química: Estados físicos da matéria Estudo dos Átomos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E. E. PROFESSORA CONCEIÇÃO HILÁRIO Disciplina: Ciências Prof.: Crislaine Turmas: 9  ano Aula de Química: Estados físicos da matéria Estudo dos Átomos."— Transcrição da apresentação:

1 E. E. PROFESSORA CONCEIÇÃO HILÁRIO Disciplina: Ciências Prof.: Crislaine Turmas: 9  ano Aula de Química: Estados físicos da matéria Estudo dos Átomos

2 Estados Físicos da matéria Sólido  Maior organização de partículas;  Menor energia e movimento de partículas;  Forma e volume definidos. Liquido  Organização intermediaria de partículas;  Energia intermediaria e pouca movimentação de partículas;  Forma feriável e volume definido. Gasoso  Maxima desorganização de partículas;  Maxima energia e movimentação de partículas;  Forma e volume variáveis( o gás tende a ocupar todo o volume oferecido a ele).

3 MUDANÇAS ENTRE ESTADOS FÍSICOS VAPORIZAÇÃO: LENTA – ROUPA SECANDO NO VARAL; EBULIÇÃO: VIOLENTA – FORMAÇÃO DE BOLHAS EM TODO O LIQUIDO; CALEFÇÃO: INSTANTÂNEA – GOTICULAS DE AGUA AO CAIREM SOBRE UMA PANELA QUENTE.

4 SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS Substâncias químicas são moléculas, que podem ser representadas por fórmulas, como a água, H 2 O. As substâncias químicas são formadas por elementos químicos, ou seja, aqueles que integram a tabela periódica. SUSTÂNCIA SIMPLES: possuem apenas um tipo de elemento EXEMPLO: Oxigênio O 2, Ozônio O 3,Grafite Cn, Fósforo P 4 e Ferro Fe SUBSTÂNCIA COMPOSTA: possuem mais de um tipo de elemento. Exemplo: Agua H 2 O, Glicose C 6 H 12 O 6, Amônia NH 3, Bicarbonato de sódio NaHCO 3 e Gás Carbônico CO 2.

5 Estudo do átomo  Evolução no conceito de átomo Alguns séculos antes de Cristo, dois filósofos grego, Séc. IV a.C., Demócrito e Leucipo, lançaram a idéia de que a matéria seria formada por partículas muito pequenas, chamadas de átomos. Assim, segundo eles, se fossemos dividindo um pedaço de carvão em partes cada vez menores, chegaríamos em uma partícula de carvão que não mais poderia ser dividida. Esta partícula seria o átomo, portanto, indivisível. Somente no final do século passado, experiências mostraram que o átomo era formado por partículas ainda menores, chamadas de prótons, nêutrons e elétrons.

6 1803- Dalton A primeira teoria sobre o modelo atômico com bases científicas foi apresentada por Dalton e constava de:  Toda matéria é constituída por átomos;  Os átomos são indivisíveis, maciços e esféricos.  Os átomos de um mesmo elemento são todos iguais em tamanho, forma e massa.  Toda transformação química consiste na união ou separação de átomos. MODELOS ATÔMICOS

7 1898- Thomson O físico Thomson baseado na descoberta de que o átomo tinha uma parte positiva e outra negativa, para explicar que o conjunto é neutro, propôs que o átomo seria uma esfera formada por uma capa positiva na qual estavam incrustados os elétrons como passas em um pudim. Esse modelo ficou conhecido como “pudim de passas”.

8 1911- Rutherford O Emest Rutherford, fez experiências com bombardeamento de partículas alfa em uma lâmina de ouro, concluindo que:  O átomo é um sistema onde a maior parte do espaço é vazio, possuindo um núcleo central.  O núcleo tem carga elétrica positiva e concentra praticamente toda a massa do átomo.  Em torno do núcleo giram partículas negativas, os elétrons.

9 1913- Bohr Os físicos Niels e Bohr, completaram o modelo de Rutherford.  Elétrons se movimentam ao redor do núcleo: -Cada órbita é chamada de camada ou nível;  Quando elétrons absorvem energia: -Passam para um nível maior de energia – “Excitado”; -Retornam ao estado inicial liberando energia.  O átomo é formado pelo núcleo: prótons (cargas positivas) e Nêutrons e as órbitas pelos elétrons (cargas negativas).


Carregar ppt "E. E. PROFESSORA CONCEIÇÃO HILÁRIO Disciplina: Ciências Prof.: Crislaine Turmas: 9  ano Aula de Química: Estados físicos da matéria Estudo dos Átomos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google