A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO ORGANIZAR A PREGAÇÃO ROTEIRIZAÇÃO RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA FORMAÇÃO DE PREGADORES TEMA: COMO ORGANIZAR A PREGAÇÃO ROTEIRIZAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO ORGANIZAR A PREGAÇÃO ROTEIRIZAÇÃO RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA FORMAÇÃO DE PREGADORES TEMA: COMO ORGANIZAR A PREGAÇÃO ROTEIRIZAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 COMO ORGANIZAR A PREGAÇÃO ROTEIRIZAÇÃO RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA FORMAÇÃO DE PREGADORES TEMA: COMO ORGANIZAR A PREGAÇÃO ROTEIRIZAÇÃO

2 COMO ORGANIZAR A PREGAÇÃO ROTEIRIZAÇÃO Todo pregador se torna a voz que clama no deserto para transformá-lo em bosque. Se estamos aprimorando a pregação estamos fortalecendo a igreja. A pregação sustenta a igreja,orienta os filhos de Deus a caminharem nesse mundo com temor e amor ao Senhor.

3 O QUE É ROTEIRIZAÇÃO? É a organização da pregação em tópicos. É o caminho que o pregador vai seguir para transmitir a mensagem. A estrutura do Roteiro: Introdução Desenvolvimento Conclusão

4 PASSOS PARA A ELABORAÇÃO DO ROTEIRO ANALOGIA DO BOLO E A PREGAÇÃO 1º PASSO – Recheio do bolo - 2º PASSO – Cobertura 3º Passo – Decoração do bolo 1º DESENVOLVIMENTO 2º CONCLUSÃO 3º INTRODUÇÃO

5 Escolher o texto de acordo com o público e de acordo com o objetivo que se pretende atingir. A escolha do texto deve contemplar : Clareza; Textos que expressam um pensamento completo; Texto que não tenha dificuldade para a interpretação; Textos que expressam o tema da pregação ; Textos com sequência de assunto ; Como organizar a pregação?

6 DESENVOLVIMENTO Como preparar ? Realizar estudo sobre o tema Fontes Bíblia Sagrada, o Catecismo, Documentos da Igreja e a Vida dos Santos. A PRINCIPAL FONTE É A ORAÇÃO

7 1º PASSO – ORAR PARA ACOLHER A REVELAÇÃO DE DEUS UTILIZANDO O CICLO CARISMÁTICO. Pedir perdão das ofensas contra Deus e contra os irmãos. Humilhar –se diante do Senhor. Momento de Louvor e Glória. Oração em Línguas. Efusão do Espírito Santo. Silêncio. Anotações; passagens bíblicas, palavra de ciência, palavra de sabedoria, testemunho, lembranças, visualizações e histórias.

8 2º PASSO - DISCERNIMENTO REFLEXIVO E CARISMÁTICO Ocorre após as anotações realizadas durante a oração Discernimento Reflexivo: Retirar o excesso e filtrar os mais importantes. Análise. Discernimento Carismático: Orar para que Deus mostre realmente o que deve ser usado na pregação.

9 ORGANIZAÇÃO DA MENSAGEM IDEIAS PRINCIPAIS: São tópicos que se referem diretamente ao tema. Ex.: Conceito de pecado, Situações de pecado, resultado: separação de Deus. IDEIAS SECUNDÁRIAS: São tópicos que se referem a cada ideia principal. É o desenvolver de cada ideia principal.Podem usar: apenas palavras, frases, citações bíblicas, figuras, histórias e outros. Ex.: Pecado. O pecado é a doença da alma, é o afastamento de Deus. É a ação livre e consciente do homem através da qual ele transgride as leis divinas. Existe três tipos de pecado; veniais, capitais e mortais. Pecados veniais são pecados 'leves' ou perdoáveis pela via extra sacramental.

10 Pecados capitais: São vícios de conduta, sendo sete os principais : gula, luxúria, avareza, ira, soberba, preguiça e inveja. Santo Agostinho dizia que “a inveja é o pecado diabólico por excelência”. E se referia a ela como “o caruncho da alma que tudo rói e reduz a pó ”. Pecados Mortais: Ensina o Catecismo: "O pecado mortal requer pleno conhecimento e pleno consentimento. Pressupõe o conhecimento do caráter pecaminoso do ato, de sua oposição à lei de Deus. Ocorre a perda da graça santificante.

11 2ª Palavra principal : Situações de pecado Quais as situações de pecado que temos vivido? No nosso trabalho com a fofoca, a inveja a falsidade, o julgamento que é uma soberba. Na nossa família, no namoro, no nosso individualismo, onde ninguém vê.

12 3ª Palavra principal: Resultado - Tudo isto nos separa do nosso Deus, nos tornando tristes infelizes, insatisfeitos com tudo e com todos, porque estamos distantes da graça. Solução : Como fazer para sairmos do Pecado? Confissão, Oração, Jejum Encerrar o desenvolvimento com Testemunho Pessoal

13 CONCLUSÃO III - Oração final – O pregador deve fazer uma breve oração levando os fieis a se comprometerem com a Palavra e entrega em clima de oração ao dirigente II – Convite à ação – Propor uma atitude e um comprometimento com o que foi anunciado e levá-los a experimentar o poder do Espírito Santo. 1 – Peroração – Síntese das ideias principais da pregação.. É o fechamento da pregação. A conclusão se divide –se em PERORAÇÃO, CONVITE A AÇÃO, ORAÇÃO FINAL

14 INTRODUÇÃO No roteiro a introdução é a última parte a ser preparada, assim como em um bolo a decoração é a última coisa a ser feita. A decoração serve para atrair o interesse das pessoas para comer o bolo, assim deve ser a introdução. Deve atrair a atenção dos ouvintes e despertar o interesse por aquilo que será pregado. Somente nos primeiros minutos da pregação é que conseguimos garantir 100% de atenção.

15 PARTES DA INTRODUÇÃO I - Apresentação do pregador Deve saudar a assembleia e se apresentar. Caso necessário apresente o grupo de oração que participa. Este momento deve ser breve.

16 II - Apresent ação da pregação : Este momento deve ser feito com entusiasmo, para despertar o interesse dos ouvintes. Pode utilizar: Uma pergunta Comparações Promessas ( Devem ter sido reveladas em oração). Anúncio do tema – título da pregação. Pode-se ler a passagem bíblica ou pode deixar para ler no desenvolvimento.

17 EXEMPLO DE ROTEIRO INTRODUÇÃO Apresentação do Pregador “Boa noite! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Eu me chamo Maria de Jesus, sou casada, participo do Grupo de Oração Pentecostes.

18 APRESENTAÇÃO DA PREGAÇÃO Motivação: Quem quer ser feliz? Cuidado, pois a sua felicidade está correndo risco de morte..... Tema: Título da Pregação – O salário do pecado é a morte. Citação Bíblica: Rom 6,23 “O salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna.

19 DESENVOLVIMENTO Desenvolvimento das palavras Primárias. Provérbios 13,21 II Macabeus 7,32 Eclesiástico 2,21

20 CONCLUSÃO Peroração: “O salário do pecado é a morte....” Convite a ação: “ Renunciar ao pecado agora” Oração Final

21


Carregar ppt "COMO ORGANIZAR A PREGAÇÃO ROTEIRIZAÇÃO RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA FORMAÇÃO DE PREGADORES TEMA: COMO ORGANIZAR A PREGAÇÃO ROTEIRIZAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google