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1 Sérgio Mafra Líder Inovação TI 21 Setembro 2016 Transformando a informação em Self-Service BI no ONS.

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1 1 Sérgio Mafra Líder Inovação TI 21 Setembro 2016 Transformando a informação em Self-Service BI no ONS

2 2 Macro direcionadores para o Ciclo 2016 - 2018 Organização Digital -> Transformação Digital Definição: Utilização maciça de tecnologia para melhorar radicalmente o desempenho e/ou o alcance da empresa. Visão GIT: “Deve-se repensar cada processo/serviço sob a ótica da informação e não somente sob a ótica da tarefa/atividade. Conceitos como Internet das coisas, Mobilidade e Analytics devem ser progressivamente incluídos nas soluções ofertadas.” Organização Digital ???

3 3 Transformação Digital nas indústrias

4 4 Organização Digital em 3 Enfoques Fonte: MIT Center for Digital Business and CapGemini Consulting - 2011 Experiência do Cliente Processos Operacionais Modelo de Negócios Entendimento do Cliente Segmentação com Analytics Análise de midia Social Entendimento do Cliente Segmentação com Analytics Análise de midia Social Crescimento Vendas por meio digital Marketing Preditivo Processo de vendas contínuo Crescimento Vendas por meio digital Marketing Preditivo Processo de vendas contínuo Contato com o Cliente Atendimento ao cliente Canais sincronizados Self-Service Contato com o Cliente Atendimento ao cliente Canais sincronizados Self-Service Capacidades Digitais Processos Digitais Melhoria do Desempenho Novas Funções Processos Digitais Melhoria do Desempenho Novas Funções Colaborador Digital Trabalho Remoto Comunicação Rápida Troca de Conhecimento Colaborador Digital Trabalho Remoto Comunicação Rápida Troca de Conhecimento Gestão Desempenho Transparência Operacional Decisões baseadas em Dados Gestão Desempenho Transparência Operacional Decisões baseadas em Dados Negócios Modificados Produtos/Serviços Físico para Digital Negócios Modificados Produtos/Serviços Físico para Digital Novos Negócios Produtos Digitais Novas Fronteiras Novos Negócios Produtos Digitais Novas Fronteiras Globalização Integração Empresarial Decisão descentralizada Serviços Compartilhados Globalização Integração Empresarial Decisão descentralizada Serviços Compartilhados Processos e Dados unificados Capacidades Analíticas Integração TI e Negócio Entregas Rápidas

5 5 Organização Digital Fonte: MIT Center for Digital Business and CapGemini Consulting - 2011 PROCESSO DE CONTATO COM CLIENTE PROCESSOS OPERACIONAIS Midia Social Analytics Digitalização do Processo Colaboração Interna Experiência do Cliente MobilidadeSensores Integração de Dados MODELOS DE NEGÓCIO

6 6 Decisão baseada em Fatos...em um Mar de Informações The Rime of the Ancient Mariner by Gustave Doré “And Water, water, every where, Nor any drop to drink.”

7 7 Os 3 principais botões de qualquer aplicação OK Cancelar Exportar para Excel Segundo o Gartner: “As soluções tradicionais de BI são ETLs caros de exportação de dados para o Excel” Segundo o Gartner: “As soluções tradicionais de BI são ETLs caros de exportação de dados para o Excel”

8 8 Novos Ventos Fonte: Gartner

9 9 O desafio do uso de Analytics Análise Descritiva Information Portal Análise Descritiva Information Portal Análise Diagnóstica Analytics Workbench Análise Diagnóstica Analytics Workbench Análise Preditiva e Prescritiva Data Science Análise Preditiva e Prescritiva Data Science Fonte: Gartner Disciplinas D2P2 Self-Service Colaboração BI & Relatórios Métricas & Dashboards Business Analytics Visualizações & Descobertas Analytics Avançado Previsões & Otimizações

10 10 Uma plataforma moderna de BI que suporta o desenvolvimento de conteúdo analítico habilitado pela TI. É uma arquitetura auto-contida que habilita usuários não-técnicos para o uso autônomo de analytics – do acesso, carga e preparação de dados até a análise interativa com a colaboração dos resultados. É diferente das plataformas tradicionais de BI, onde o conteúdo analítico é produzido pela área de TI, usando ferramentas e conhecimentos específicos, com uma considerável modelagem inicial de dados, aliada a uma camada pré-definida de metadados. O BI Moderno....

11 11 Enterprise Data Warehouse IT “faz tudo” Reativo Lento Estático Complicado Tabular Relatórios Desktop On premise Negócio x TI Logical Data Warehouse (Big Data) Self-service Proativo Rápido Interativo Fácil Visual Analytics Mobile Cloud Negócio & TI O BI Moderno.... BIBA Business IntelligenceBusiness Analytics

12 12 Frentes Arquitetura de Informação Revisão do SAP BO Revisão/Expansão do ODS Governança de Dados/Analytics Upgrade do Informix Self-Service BI Qualidade de Dados Projeto Information Management Mapa Mundi das Funções/Relações Definição dos Papéis e Responsabilidades Atualização da infra-estrutura da Base de Dados Técnica Otimização dos ambientes Produtivo e Analítico Garantia da consistência, acuracidade dos dados Modernização do Ambiente de BI Tradicional Aumento Produtividade/Democratização Acesso Objetivos

13 13 Self-Service BI Iniciativas em Andamento (2016) Pós-Operação Pós-Operação: Simulação de impactos Resoluções da ANEEL Proteção Proteção: Análise estatísta das Pertubações (Desligamento Forçados) Comunicação Comunicação: Apresentação de dados históricos do ONS.

14 14 Self-Service BI Acesso aos dados Exploração “Blend” “Discover” Colaboração Ciclo do Descobrimento

15 15 Self-Service BI Resultados (até agora) Preparação de Dados: A TI prepara o conjunto de dados inicial. A área de negócios expande. Governança de Dados: As ferramentas permitem implementar uma governança através do controle de acesso aos painéis e/ou DataSets, o acesso às fontes de dados é gerenciado pelo servidor de base de dados. Camada Semântica: O fornecimento de uma camada semântica ainda está sendo discutido. Modelo de Dados: O modelo de dados está construído para sistemas e não para pessoas. Organização: A forma de trabalhar em time possibilitou a preparação de painéis rapidamente, com análise mais ampla e riqueza de insights.

16 16 Self-Service BI Próximos Passos Centro de Excelência (CoE): Preparação de estrutura para foco nas Disciplinas, Pessoas, Processos e Tecnologia de Analytics. Capacitação: Treinamento e habilitação dos usuários (TI e Negócio). ODS: Revisão da modelagem do armazenamento das informações. Aplicação do BI Tradicional: Revisão da forma do uso do BI Tradicional, dentro de uma avaliação criteriosa. Revisão do modelo de aplicações: Pensar Analytics como parte da entrega da solução completa. Governança: Discussão e implementação da Governança de Dados em conjunto com a Governança da Informação.

17 17 Perguntas ? smafra@ons.org.br


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