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ARTRÓPODES ARTRÓPODES. Filo Arthropoda (Artrópodes) Do grego, arthros = articulado e podos = pés; É o filo mais abundante em quantidade de espécies descritas.

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1 ARTRÓPODES ARTRÓPODES

2 Filo Arthropoda (Artrópodes) Do grego, arthros = articulado e podos = pés; É o filo mais abundante em quantidade de espécies descritas (~1 milhão); Vivem em praticamente todos os tipos de ambientes; Existem espécies de vida livre e parasitas.

3 Filo Arthropoda (Artrópodes) Características Gerais: - Animais triblásticos; - Celomados; - Protostômios; - Simetria bilateral; - Segmentação (metameria); - Presença de Exoesqueleto; - Apêndices corporais.

4 Filo Arthropoda (Artrópodes) Características Gerais: - Animais triblásticos; - Celomados; - Protostômios; - Simetria bilateral; - Segmentação (metameria); - Presença de Exoesqueleto; - Apêndices corporais.

5 Filo Arthropoda (Artrópodes) Características Gerais: - Segmentação (metameria)

6 Filo Arthropoda (Artrópodes) Características Gerais: - Exoesqueleto: reveste externamente o corpo dos artrópodes e é constituído por quitina, um polissacarídeo;

7 Filo Arthropoda (Artrópodes) Características Gerais: - Exoesqueleto: reveste externamente o corpo dos artrópodes e é constituído por quitina, um polissacarídeo; - As longas moléculas de quitina formam uma “armadura” que recobre quase todo o corpo. Na articulações, o exoesqueleto quitinoso é formado por uma camada mais delgada, permitindo maior flexibilidade. Detalhe da cutícula

8 Filo Arthropoda (Artrópodes) Características Gerais: - Em alguns artrópodes, além da quitina, o exoesqueleto é impregnado externamente por carbonato de cálcio, formando couraças duras e espessas (siris, caranguejos e lagostas, por exemplo).

9 Filo Arthropoda (Artropódes) Características Gerais: - Em alguns artrópodes, além da quitina, o exoesqueleto é impregnado externamente por carbonato de cálcio, formando couraças duras e espessas (siris, caranguejos e lagostas, por exemplo). Vantagens do Exoesqueleto: - proteção; - a quitina é impermeável.

10 Filo Arthropoda (Artrópodes) Características Gerais: - Apêndices corporais articulados (patas,antenas, etc). Embora o nome do filo faça menção apenas aos pés, o corpo dos artrópodes possui muitas outras articulações. PROF. MARCELO MIRANDA

11 Filo Arthropoda (Artrópodes) Características Gerais: - Essas características dos artrópodes contribuíram, em maior ou menor grau, para o sucesso evolutivo do grupo. PROF. MARCELO MIRANDA

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13 Filo Arthropoda (Artrópodes) Características Gerais: - Essas características dos artrópodes contribuíram, em maior ou menor grau, para o sucesso evolutivo do grupo: 1.Segmentação (importância?); 2.Exoesqueleto quitinoso (importância?); 3.Apêndices articulados (importância?).

14 Filo Arthropoda (Artrópodes) Características Gerais: Aspectos gerais da Fisiologia - Tubo digestório completo; - Sistema circulatório aberto (ou lacunar); - Sistema nervoso ganglionar (como nos filos estudados anteriormente); - Órgãos do sentido bem desenvolvidos; - Respiração branquial (espécies aquáticas) ou por traqueias (espécies terrestres); - Excreção por estruturas especializadas (glândulas verdes, glândulas coxais e túbulos de Malpighi); - Reprodução sexuada, indivíduos dióicos, fecundação interna e externa, desenvolvimento quase sempre indireto.

15 Filo Arthropoda (Artrópodes) Características Gerais: Aspectos gerais da Fisiologia - Crescimento: como é possível com um exoesqueleto rígido envolvendo o corpo? Ecdise (muda): -Trocas periódicas do exoesqueleto, permitindo o crescimento do corpo; - A epiderme secreta um novo exoesqueleto sob o antigo, que, por sua vez, fende- se na região dorsal (na maioria das vezes), por onde o animal sai com um novo exoesqueleto ainda em formação. http://www.youtube.com/watch?v=DdpNBOiRbgg

16 - Inicialmente, o novo exoesqueleto é flexível e permite o crescimento do corpo do artrópode logo após a muda; - Depois de algum tempo o exoesqueleto endurece e o crescimento só pode continuar em uma nova ecdise. PROF. MARCELO MIRANDA

17 Como seria a curva de crescimento de um animal que não sofre ecdise?

18 Filo Arthropoda (Artrópodes) Classes: - critérios: divisão (organização) do corpo, número de patas, número de antenas e presença ou ausência de asas. PROF. MARCELO MIRANDA

19 Classe Insecta -corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen -3 pares de patas -1 ou 2 pares de asas, ou nenhum -1 par de antenas -Exemplos: borboletas, mosquitos, baratas

20 Classe Insecta -corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen -3 pares de patas -1 ou 2 pares de asas, ou nenhum -1 par de antenas -Exemplos: borboletas, mosquitos, baratas

21 ANATOMIA INTERNA DE UM GAFANHOTO Boca Esôfago Glândula salivar Cecos gástricos Intestino Ânus Coração Túbulos de Malpighi Espermateca Vagina Ovário

22 Tipos de desenvolvimento em insetos AMETÁBOLO (traça-de- livros) HEMIMETÁBOLO (gafanhoto) Ninfa com asas em formação HOLOMETÁBOLO (mosca-doméstica) LarvaPupa contida no pupário Adultos Não sofrem metamorfose Sofrem metamorfose Ímago PROF. MARCELO MIRANDA

23 Classe Crustacea -corpo dividido em cefalotórax e abdômen -5 ou mais pares de patas -2 pares de antenas -Exemplos: lagosta, camarão, siri, caranguejo.

24 ANATOMIA INTERNA DE UM LAGOSTIM (CRUSTÁCEO) Estômago Boca Hepatopâncreas (glândula digestiva) Intestino Ânus Coração Vasos sangüíneos Glândula verde Gônada Poro genital Gânglios nervosos Gânglio cerebral

25 Classe Aracnídeos -corpo dividido em cefalotórax e abdômen -4 pares de patas -Exemplos: aranha, carrapato, ácaro, escorpião. PROF. MARCELO MIRANDA

26 ANATOMIA INTERNA DE UMA ARANHA Glândula de veneno Pedipalpo Quelícera Boca Estômago sugador Cecos gástricos Hepatopâncreas Intestino Ânus Coração Vaso sangüíneo Pulmão foliáceo (filotraquéias) Poro genital feminino Ovário Glândulas da seda Gânglios cerebrais

27 Classe Diplopoda -corpo dividido em cabeça e tronco articulado -2 pares de patas por segmento -Exemplo: piolho-de-cobra PROF. MARCELO MIRANDA Classe Chilopoda -corpo dividido em cabeça e tronco articulado -15 ou mais pares de patas (1 par por segmento) -Exemplos: lacraia, centopéia

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29 Classe Crustacea - Muitos constituem o zooplâncton (importância?)

30 Classe Crustacea - Muitos constituem o zooplâncton (importância?)

31 Classe Crustacea - Habitat: aquático e terrestres; - Todos respiram por brânquias.

32 Classe Crustacea - Habitat: aquático e terrestres; - Todos respiram por brânquias; - Cracas: crustáceos sésseis com patas altamente modificadas. São animais filtradores. http://www.youtube.com/watch?v=hoZ-Z1sVG7M PROF. MARCELO MIRANDA

33 Classe Crustacea - Habitat: aquático e terrestres; - Todos respiram por brânquias; - Reprodução: dióicos, fecundação interna e desenvolvimento indireto. PROF. MARCELO MIRANDA

34 Classe Crustacea - Habitat: aquático e terrestres; - Todos respiram por brânquias; - Reprodução: dióicos, fecundação externa e desenvolvimento direto ou indireto; - Autotomia: capacidade de auto-amputar apêndices como patas e antenas, com posterior regeneração das partes perdidas.

35 Classe Crustacea - Habitat: aquático e terrestres; - Todos respiram por brânquias; - Reprodução: dióicos, fecundação externa e desenvolvimento direto ou indireto; - Autotomia: capacidade de auto-amputar apêndices como patas e antenas, com posterior regeneração das partes perdidas (importância?); - Importância para humanos: base de cadeia alimentar de muitos ecossistemas, alimentação humana, criação de organismos aquáticos (aquarismo),

36 Classe Insecta - Algumas espécies vivem em sociedade: Abelhas: - Uma colméia pode ter até 100 mil indivíduos; - Existem 3 castas: rainha, zangão e operárias. Rainha: fêmea fértil, diploide, cuja função é procriar. Zangão: macho haploide, sem ferrão cuja função é fecundar rainhas virgens. Operárias: fêmeas diploides estéreis com diversas funções – produzem mel, cera, limpeza da colméia, coletam pólen das flores. Depois morrem PROF. MARCELO MIRANDA

37 Abelhas: - Uma colméia pode ter até 100 mil indivíduos; - Existem 3 castas: rainha, zangão e operárias. Quando a rainha está sexualmente madura ela realiza o vôo nupcial e acasala com muitos zangões. Ela retorna à colméia e deposita 2 tipos de ovos: fecundados (fêmeas) e não fecundados (machos). As larvas são alimentadas com mel e as fêmeas que devem virar rainhas são alimentadas com geléia real. Classe Insecta - Algumas espécies vivem em sociedade: PROF. MARCELO MIRANDA

38 Exoesqueleto quitinoso. Classe Insecta - Algumas espécies vivem em sociedade; - São invertebrados bem adaptados ao ambiente terrestre. Características importantes para o sucesso no ambiente terrestre: Revestimento

39 Classe Insecta - Algumas espécies vivem em sociedade; - São invertebrados bem adaptados ao ambiente terrestre. Características importantes para o sucesso no ambiente terrestre: Revestimento Sistema respiratório

40 Classe Insecta - Algumas espécies vivem em sociedade; - São invertebrados bem adaptados ao ambiente terrestre. Características importantes para o sucesso no ambiente terrestre: Revestimento Sistema respiratório Sistema excretor As substâncias que devem ser excretadas são retiradas da hemolinfa e lançadas na luz intestinal, por onde saem juntamente com as fezes (consequência?) (Economia de água) PROF. MARCELO MIRANDA

41 Classe Insecta - Algumas espécies vivem em sociedade; - São invertebrados bem adaptados ao ambiente terrestre; - Reprodução: são dióicos, fecundação interna, desenvolvimento direto (mais raramente - ametábolos) e indireto (mais comum - holometábolos). A ecdise é muito comum, pois se trata de um mecanismo de crescimento na presença de um exoesqueleto rígido. - Lembrar que a partenogênese ocorre em algumas espécies (abelhas, pulgões, alguns mosquitos) PROF. MARCELO MIRANDA

42 Classe Arachnida - Estruturas corporais

43 Classe Arachnida - Estruturas corporais aguilhão PROF. MARCELO MIRANDA

44 Classe Arachnida - Estruturas corporais - Respiração O pulmão foliáceo são dobras da parede abdominal ventral, formando uma bolsa onde várias lamelas paralelas (lembrando as folhas de um livro entreaberto), altamente vascularizadas, realizam as trocas gasosas diretamente com o ar que entra por uma abertura do exoesqueleto.

45 Classe Arachnida - Estruturas corporais - Respiração

46 Classe Arachnida - Estruturas corporais - Respiração - Reprodução: dióicos, fecundação interna, desenvolvimento direto PROF. MARCELO MIRANDA

47 Classe Arachnida - Estruturas corporais - Respiração - Reprodução: dióicos, fecundação interna, desenvolvimento direto - Aracnídeos de interesse médico no Brasil Viúva negra (Latrodectus sp.) Tarântula de jardim (Lycosa sp.)

48 Classe Arachnida - Estruturas corporais - Respiração - Reprodução: dióicos, fecundação interna, desenvolvimento direto - Aracnídeos de interesse médico no Brasil Armadeira (Phoneutria sp.) Aranha marrom (Loxosceles sp.)

49 Classe Arachnida - Estruturas corporais - Respiração - Reprodução: dióicos, fecundação interna, desenvolvimento direto - Aracnídeos de interesse médico no Brasil Escorpião amarelo (Tityus serrulatus) Só existem fêmeas (partenogênese) Escorpião marrom (Tityus baihensis)

50 A escabiose (ou sarna) é uma doença altamente infecciosa causada pelo ácaro parasita, Sarcoptes scabie, transmitida de uma pessoa a outra pelo contato direto com a pele do indivíduo. A sarna acomete qualquer pessoa, independentemente de raça, idade ou hábitos de higiene pessoal.

51 Demodex é um género de microscópicos ácaros parasitas que vivem em ou perto de folículos...Demodex folliculorum e demodex brevis são normalmente encontrados em humanos.... A demodicose pode ocorrer após condições ou tratamento imunossupressor, ou pode estar relacionada a uma deficiência genética...

52 Ácaro é a designação comum dada aos animais pertencentes à subclasse Acari da classe Arachnida. A palavra acari deriva do grego akares, 'pequeno'. A maioria dos adultos mede entre 0,25 e 0,75 mm de comprimento, embora existam espécies ainda menores.


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