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INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA. Breve histórico! O Ábaco, um instrumento para auxiliar nos cálculos, foi inventado por volta do ano 3000 a.c na Babilônia.

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1 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

2 Breve histórico!

3 O Ábaco, um instrumento para auxiliar nos cálculos, foi inventado por volta do ano 3000 a.c na Babilônia. Ábaco

4 Em 1942, Blaise Pascal, matemático francês, inventou a primeira máquina de somar (máquina Pascalina); construída com rodas dentadas, que realizava as soma e subtração. Pascalina

5 Em 1970 Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemático alemão, aperfeiçoou a máquina Pascalina, introduzindo um mecanismo capaz de multiplicar e dividir. Criando a Calculadora Universal. Contudo, a maior contribuição de Gottfried para a informática atual foi a descoberta da numeração binária que é a base da eletrônica.

6 Cartões perfurados Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático controlado por cartões perfurados, em 1801.

7 Babbage Charles P. Babbage, matemático inglês, projetou a Máquina das Diferenças em 1822, e a Máquina Analítica, em 1833. É considerado o precursor do computador eletrônico digital.

8 Tear Herman Hollerith, engenheiro americano, inventou um conjunto de máquinas de processamento de dados que operava com cartões perfurados (baseado no tear de Jacquard) para processar o Censo Americano de 1890.

9 Mark I Mark I foi o primeiro computador eletro- mecânico, inventado pelo professor Howard H. Aiken da Universidade de Harvard, nos E.U.A., em 1944;

10 ENIAC

11 (Electronic Numerical Integrator and Computer) Foi o primeiro computador eletrônico, inventado pelos professores John Eckert e John Mauchly da Universidade da Pennsylvania (E.U.A.), em 1946. Tinha cerca de 18000 válvulas, ocupava três andares e queimava uma válvula a cada dois minutos, fazia aproximadamente 5000 cálculos por segundo.

12 ENIAC

13 Von Newmann John Von Newmann, matemático húngaro, formula nos Estados Unidos a proposição prática para computadores universais, que armazenam programas em memórias, melhorando o método inicialmente utilizado pelo ENIAC. Esse princípio é utilizado nos computadores até hoje.

14 IBM Em 1951 se inicia a produção em série de computadores (IBM/UNIVAC).

15 Gerações

16 Computadores constituídos de válvulas eletrônicas. Exemplos: ENIAC, EDVAC, UNIVAC I, IBM 701. Definidos como “jurássicos”, eram enormes, pesavam toneladas e funcionavam com aproximadamente 18000 válvulas. Não existia dispositivo de armazenamento e consumiam muita eletricidade. Primeira Geração

17 Válvulas

18 Fins dos anos 50, inicio dos anos 60 engloba computadores equipados com transistores organizados em circuitos impressos. Exemplo: IBM 1401. Surgirão também as linguagens de programação de alto nível: Fortran (1957), Cobol (1960), Basic (1964). Segunda Geração

19 Transitores

20 Meados da década de 70, década de 80 compreende computadores constituídos de circuitos integrados. Exemplos: IBM /360 e IBM /370. Surgiram as primeiras LAN’s (redes locais) e os computadores passaram a ser utilizados em âmbito comercial e empresarial. Terceira Geração

21 Circuitos Integrados

22 Com o final da década de 80 os computadores constituídos de circuitos integrados em maiores escalas. Exemplos: Os computadores atuais, incluindo os microcomputadores. O avanço na telecomunicação (celular), nas pesquisas em torno do desenvolvimento de uma inteligência artificial, de tecnologias como a nanotecnologia e a biometria representam o que hoje podemos esperar do avanço tecnológico Quarta Geração

23 O dinamismo com que essa evolução ocorre nos traz a certeza de que os filmes de ficção cientifica podem não mais se limitar as telas do cinema. Podemos citar ainda as redes sem fio (wireless), a fibra óptica, a computação gráfica. Quarta Geração

24 Sistema Computacional Entrada: são dados, ou seja, elementos conhecidos de um problema. Processamento: são tratamentos dos dados coletados de um problema. Saída: são informações dos dados coletados. (resultados – informação)

25 O que é Informática?

26 Informática A informática que torna a INFORmação autoMÁTICA não deve intimidar e tão pouco iludir, ela e computadores foram criados para resolver problemas e auxiliar as pessoas.

27 O que é um Computador?

28 Computador O computador é uma máquina que processa informações eletronicamente, na forma de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas.

29 Tipos de computadores

30 Microcomputador Também conhecido como Computador Pessoal ou simplesmente PC (Personal Computer) é o tipo mais popular. A IBM lançou o primeiro. Hoje há inúmeras marcas de PCs, além de outros “sem marca”, pois podem também ser montados com componentes disponíveis no mercado. Os computadores são classificados de acordo com sua finalidade e porte, e estão divididos nas seguintes categorias básicas:

31 Microcomputador

32 Mainframe Mainframes são computadores de grande porte que muitas vezes ocupam prédios inteiros. Com os avançados tecnológicos, os micros ficaram cada vez mais poderosos, tomando a maior parte do mercado. Mas os mainframes ainda têm sua importância: algumas aplicações, como sistemas bancários, previsão do tempo e controle de vôos espaciais, requerem computadores de grande porte. Hoje em dia são chamados de supercomputadores.

33 Mainframe

34 Notebook Os notebooks têm os mesmos recursos encontrados em computadores pessoais, porém são computadores de pequeno porte e fácil de carregar para qualquer lugar, pesam entre 2 kg a 3 kg e custo é mais elevado e tem modelos com chips gráficos que permitem jogar games mais exigentes. A velocidade do processador chega a 2,5 GHZ, variando de acordo com o modelo e fabricante.

35 Notebook

36 Mininotebooks (netbooks) São pequenos e leves (alguns modelos menos de um quilo), acessíveis e podem ser encontrados por até R$ 899,00, oferece telas pequenas (variam entre 7 a 10 polegadas) e as configurações são inferiores aos dos notebooks (a velocidade de processamento varia 900 a 1600 MHz). Trazem leitor de cartões e entrada USB, tem webcam.

37 Netbook

38 Tablet PC É um computador pessoal em forma de prancheta ou em um formato semelhante a um notebook. A configuração é semelhante aos notebooks, o seu diferencial está na tela que pode ser acessada com o toque de uma caneta especial, e ser usada como um notebook convencional, acima do teclado, ou virada para fora e fechada, usando assim a caneta para trabalhar somente com a tela, permitindo o acesso sem a necessidade de teclado ou mouse.

39 Tablet PC

40 PDA (Personal digital assistants) ou Assistente Pessoal Digital: é um computador de dimensões reduzidas (cerca de A6), e significativo poder de processamento e memória. Geralmente, possuem funções de agenda e recursos de escritório. Ainda têm a possibilidade de interconexão com computadores pessoais e uma rede sem fio.

41 PDA

42 Smartphone Dispositivos híbridos que combinam as capacidades dos telefones celulares e dos PDAs. Possuem dimensões menores que os PDAs e maiores do que telefones celulares. Alguns possuem um teclado mais completo com letras e números em teclas separadas e possuem telas sensíveis ao toque. Suas funcionalidades podem ser estendidas por meio de programas executados pelo sistema operacional.

43 Smartphone

44 HARDWARE Hardware é a parte física do computador, ou seja, todo o equipamento. Exemplo: periféricos de entrada, saída, processador, memória, discos rígidos, contemplam este conceito.

45 HARDWARE Gabinete Mouse Teclado Monitor

46 Funcionamento Básico Periféricos De Entrada Unidade Central de Processamento CPU Periféricos De Saída Memórias ou Dispositivos De Armazenamento

47 PERIFÉRICOS Periféricos de Entrada Periféricos de Saída Periféricos de Entrada/Saída

48 PERIFÉRICO DE ENTRADA Teclado

49 PERIFÉRICO DE ENTRADA Mouse

50 PERIFÉRICO DE ENTRADA Scanner

51 PERIFÉRICO DE ENTRADA Web Cam

52 PERIFÉRICO DE ENTRADA Microfone

53 PERIFÉRICO DE SAÍDA Monitor CRT LCD

54 PERIFÉRICO DE SAÍDA Fone de ouvido

55 PERIFÉRICO DE SAÍDA Caixa de som

56 PERIFÉRICO DE SAÍDA Impressora matricial colorida

57 PERIFÉRICO DE ENTRADA/SAÍDA Microfone com fone de ouvido

58 PEFIFÉRICO DE ENTRADA/SAÍDA Impressora multifuncional

59 PERIFÉRICO DE ENTRADA/SAÍDA Joystick

60 DISPOSITIVOS DE ENTRADA/SAÍDA Monitor Touchscreen

61 DISPOSITIVO DE ARMANEZAMENTO Pendrive (256/512 Mb – 1/2/4/8/16/32 Gb)

62 DISPOSITIVO DE ARMANEZAMENTO CD (700 Mb)

63 DISPOSITIVO DE ARMANEZAMENTO DVD (4,7 Gb)

64 DISPOSITIVO DE ARMANEZAMENTO HD (20/40/80/160/320/500 GB)

65 DISPOSITIVO DE ARMANEZAMENTO Disquete (1,4 Mb)

66 CPU A CPU (Central Processing Unit, ou Unidade Central de Processamento), conhecida como o “cérebro” do computador, responsável por controlar e realizar todas as tarefas comandadas pelo usuário

67 CPU Como acontece o processamento dos dados no computador?

68 PROCESSAMENTO DE DADOS É o tratamento dos dados por meio de máquinas, com o fim de se obter resultados das informações trabalhadas. Para o computador processar os dados, precisamos ter meios para fornecê-los ao micro.

69 PROCESSAMENTO DE DADOS Para isso, o computador dispõe de recursos como: O teclado (para digitação, por exemplo, do texto que define um programa de computador), O mouse (para selecionar opções e executar algumas operações), Pen-Drivers e CD para entrada de dados, Scanner (utilizadas por programas e aplicativos gráficos em geral) e outros.

70 PROCESSAMENTO DE DADOS O processamento dos dados é feito na CPU (Unidade de Processamento Central) onde a informação é tratada, sendo lida, gravada ou apagada da memória, sofrendo transformações de acordo com os objetivos que se deseja atingir com o processamento delas.

71 PROCESSAMENTO DE DADOS De modo geral, um processamento se realiza de acordo com o esquema abaixo: Unidade de Entrada Unidade Central Unidade de Saída

72 PROCESSAMENTO DE DADOS Veja como isso ocorre no cotidiano...Veja como isso ocorre no cotidiano...

73 PROCESSAMENTO DE DADOS... E no computador:... E no computador:

74 CPU A CPU (Central Processing Unit) é o "cérebro" de um computador, também conhecida por UCP (Unidade Central de Processamento), tem a finalidade de: processar as informações, controlar as operações aritméticas e lógicas, efetuar o processamento de entradas e de saídas. controlar todos os periféricos (equipamentos).

75 CPU

76

77 Placa mãe Responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. Praticamente todos os dispositivos precisam ser conectados à placã-mãe para formar o computador.

78 MEMÓRIA As memórias são as responsáveis pelo Armazenamento de dados e instruções dos computadores.

79 MEMÓRIAS Memória ROM: Read Only Memory (memória somente leitura). Os programas armazenados na memória ROM são gravados pelo próprio fabricante, pois são programas fundamentais para a inicialização do computador. Não conseguimos ter acesso a eles.

80 MEMÓRIAS Memória RAM: Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório). Está inserida no gabinete do computador. Uma de suas características principais é que a memória RAM é utilizada somente para armazenamento temporário dos dados, enquanto eles estão sendo processados. Quando o trabalho for finalizado, os dados deverão ser gravados na Memória Auxiliar ou Secundária.

81 MEMÓRIAS Memória Volátil: seus dados são perdidos quando o computador é desligado. Memória não permanente. Exemplo: RAM Memória Não-Volátil: seus dados não são perdidos quando o computador é desligado. Memória permanente. Exemplo: ROM.

82 Diferença em Memória RAM e ROM

83 HIERARQUIA DE MEMÓRIAS Registradores: memória temporária usada pelo processador no processamento das instruções. Cache: armazena partes da memória principal que são usados frequentemente pelos programas. Principal: diretamente endereçável pelo processador. Secundária: memória de armazenamento permanente.

84 BARRAMENTOS É um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos. Esses fios são divididos em: Via de dados: onde trafegam os dados. Via de endereços: onde trafegam os endereços. Via de controle: sinais de controle que sincronizam as duas anteriores.

85 BACKUP Backup significa cópia de segurança. O usuário prevenido deve efetuar cópias de segurança de seus arquivos a fim de não perde- los caso ocorra algum problema no computador.

86 BIT E BYTE – Capacidade de Armazenamento Apesar de existirem diversos tipos diferentes de computadores, a forma de armazenamento das informações é exatamente a mesma em todos os modelos. Assim como temos as unidades de medidas de Kilos (kg), Litros (L), Metros (m), Kilometragem (km), etc, as informações armazenadas nos computadores obedecem a uma nomenclatura específica para definir as unidades de capacidade.

87 BIT E BYTE – Capacidade de Armazenamento A informação introduzida em um computador deve estar em um formato compreensível para ele. O computador armazena e manipula os dados internamente de forma eletrônica. O computador processa dados através de circuito elétrico, representado por Bit e Byte.

88 BIT E BYTE – Capacidade de Armazenamento Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 ou 0. A cada impulso elétrico damos o nome de BIT (BInary digiT). São estes números que formam o sistema binário (0, 1), e o sinal 0 ou 1 são conhecidos como bit. O bit é a menor unidade utilizável para representação de informações em um computador.

89 BIT E BYTE – Capacidade de Armazenamento Como um único bit é insuficiente para representar informações mais complexas, eles são agrupados e combinados. Chegaram a um número suficiente para guardar todos os sinais representados do alfabeto, dos números, da pontuação. Este número é o 8 (oito), sendo oito vias que conseguem receber os sinais binários e daí formar uma combinação de 256 caracteres (2 8 = 256)

90 BIT E BYTE – Capacidade de Armazenamento Num primeiro agrupamento, eles são reunidos em conjuntos de oito, recebendo a denominação de BYTE (BinarY TErm) ou termo binário. Portanto, um conjunto de 8 bits reunidos como uma única unidade forma um byte. O byte é a unidade de medida da capacidade de armazenamento de dados no computador. Para controlar esses 256 caracteres, desenvolveu- se uma tabela padrão do armazenamento de cada código e seu correspondente. A essa tabela dá-se o nome de Tabela ASCII.

91 BIT E BYTE – Capacidade de Armazenamento Cada byte é equivalente a um caractere (letras, números e símbolos), representados na Tabela ASCII. É também por meio dos bytes que se determina o comprimento da palavra de um computador, ou seja, a quantidade de impulsos que ele utiliza na composição das instruções internas.

92 BIT E BYTE – Capacidade de Armazenamento Quando nos referimos às informações armazenadas em um computador utilizamos, portanto, o termo byte, que corresponde a um caractere. Tendo em vista que a unidade byte é consideravelmente pequena quando indicamos valores mais extensos, utilizamos múltiplos do byte: kilobyte, megabyte, gigabyte, terabyte, etc.

93 UNIDADE DE MEDIDA 1 byte = uma letra, ou caractere 1 Kb = 1024 bytes 1 Mb = 1024 Kilobytes 1 Gb = 1024 Megabytes 1 Tb = 1024 Gigabytes

94 Bons estudos!!


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