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INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

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Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

2 Breve histórico!

3 Ábaco O Ábaco, um instrumento para auxiliar nos cálculos, foi inventado por volta do ano 3000 a.c na Babilônia.

4 Pascalina Em 1942, Blaise Pascal, matemático francês, inventou a primeira máquina de somar (máquina Pascalina); construída com rodas dentadas, que realizava as soma e subtração.

5 Pascalina Em 1970 Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemático alemão, aperfeiçoou a máquina Pascalina, introduzindo um mecanismo capaz de multiplicar e dividir. Criando a Calculadora Universal. Contudo, a maior contribuição de Gottfried para a informática atual foi a descoberta da numeração binária que é a base da eletrônica.

6 Cartões perfurados Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático controlado por cartões perfurados, em 1801.

7 Babbage Charles P. Babbage, matemático inglês, projetou a Máquina das Diferenças em 1822, e a Máquina Analítica, em É considerado o precursor do computador eletrônico digital.

8 Tear Herman Hollerith, engenheiro americano, inventou um conjunto de máquinas de processamento de dados que operava com cartões perfurados (baseado no tear de Jacquard) para processar o Censo Americano de PAREI AQUI 01/08/2014

9 Mark I Mark I foi o primeiro computador eletro-mecânico, inventado pelo professor Howard H. Aiken da Universidade de Harvard, nos E.U.A., em 1944;

10 ENIAC

11 ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) Foi o primeiro computador eletrônico, inventado pelos professores John Eckert e John Mauchly da Universidade da Pennsylvania (E.U.A.), em Tinha cerca de válvulas, ocupava três andares e queimava uma válvula a cada dois minutos, fazia aproximadamente 5000 cálculos por segundo.

12 ENIAC

13 Von Newmann John Von Newmann, matemático húngaro, formula nos Estados Unidos a proposição prática para computadores universais, que armazenam programas em memórias, melhorando o método inicialmente utilizado pelo ENIAC. Esse princípio é utilizado nos computadores até hoje.

14 IBM Em 1951 se inicia a produção em série de computadores (IBM/UNIVAC).

15 Gerações

16 Primeira Geração Computadores constituídos de válvulas eletrônicas. Exemplos: ENIAC, EDVAC, UNIVAC I, IBM 701. Definidos como “jurássicos”, eram enormes, pesavam toneladas e funcionavam com aproximadamente válvulas. Não existia dispositivo de armazenamento e consumiam muita eletricidade.

17 Válvulas

18 Segunda Geração Fins dos anos 50, inicio dos anos 60 engloba computadores equipados com transistores organizados em circuitos impressos. Exemplo: IBM Surgirão também as linguagens de programação de alto nível: Fortran (1957), Cobol (1960), Basic (1964).

19 Transitores

20 Terceira Geração Meados da década de 70, década de 80 compreende computadores constituídos de circuitos integrados. Exemplos: IBM /360 e IBM /370. Surgiram as primeiras LAN’s (redes locais) e os computadores passaram a ser utilizados em âmbito comercial e empresarial.

21 Circuitos Integrados

22 Quarta Geração Com o final da década de 80 os computadores constituídos de circuitos integrados em maiores escalas. Exemplos: Os computadores atuais, incluindo os microcomputadores. O avanço na telecomunicação (celular), nas pesquisas em torno do desenvolvimento de uma inteligência artificial, de tecnologias como a nanotecnologia e a biometria representam o que hoje podemos esperar do avanço tecnológico

23 Quarta Geração O dinamismo com que essa evolução ocorre nos traz a certeza de que os filmes de ficção cientifica podem não mais se limitar as telas do cinema. Podemos citar ainda as redes sem fio (wireless), a fibra óptica, a computação gráfica.

24 Sistema Computacional
Entrada: são dados, ou seja, elementos conhecidos de um problema. Processamento: são tratamentos dos dados coletados de um problema. Saída: são informações dos dados coletados. (resultados – informação)

25 O que é Informática?

26 Informática A informática que torna a INFORmação autoMÁTICA não deve intimidar e tão pouco iludir, ela e computadores foram criados para resolver problemas e auxiliar as pessoas.

27 O que é um Computador?

28 Computador O computador é uma máquina que processa informações eletronicamente, na forma de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas.

29 Tipos de computadores

30 Microcomputador Também conhecido como Computador Pessoal ou simplesmente PC (Personal Computer) é o tipo mais popular. A IBM lançou o primeiro. Hoje há inúmeras marcas de PCs, além de outros “sem marca”, pois podem também ser montados com componentes disponíveis no mercado. Os computadores são classificados de acordo com sua finalidade e porte, e estão divididos nas seguintes categorias básicas:

31 Microcomputador

32 Mainframe Mainframes são computadores de grande porte que muitas vezes ocupam prédios inteiros. Com os avançados tecnológicos, os micros ficaram cada vez mais poderosos, tomando a maior parte do mercado. Mas os mainframes ainda têm sua importância: algumas aplicações, como sistemas bancários, previsão do tempo e controle de vôos espaciais, requerem computadores de grande porte. Hoje em dia são chamados de supercomputadores.

33 Mainframe

34 Notebook Os notebooks têm os mesmos recursos encontrados em computadores pessoais, porém são computadores de pequeno porte e fácil de carregar para qualquer lugar, pesam entre 2 kg a 3 kg e custo é mais elevado e tem modelos com chips gráficos que permitem jogar games mais exigentes. A velocidade do processador chega a 2,5 GHZ, variando de acordo com o modelo e fabricante.

35 Notebook

36 Mininotebooks (netbooks)
São pequenos e leves (alguns modelos menos de um quilo), acessíveis e podem ser encontrados por até R$ 899,00, oferece telas pequenas (variam entre 7 a 10 polegadas) e as configurações são inferiores aos dos notebooks (a velocidade de processamento varia 900 a 1600 MHz). Trazem leitor de cartões e entrada USB, tem webcam.

37 Netbook

38 Tablet PC É um computador pessoal em forma de prancheta ou em um formato semelhante a um notebook. A configuração é semelhante aos notebooks, o seu diferencial está na tela que pode ser acessada com o toque de uma caneta especial, e ser usada como um notebook convencional, acima do teclado, ou virada para fora e fechada, usando assim a caneta para trabalhar somente com a tela, permitindo o acesso sem a necessidade de teclado ou mouse.

39 Tablet PC

40 PDA (Personal digital assistants) ou Assistente Pessoal Digital: é um computador de dimensões reduzidas (cerca de A6), e significativo poder de processamento e memória. Geralmente, possuem funções de agenda e recursos de escritório. Ainda têm a possibilidade de interconexão com computadores pessoais e uma rede sem fio.

41 PDA

42 Smartphone Dispositivos híbridos que combinam as capacidades dos telefones celulares e dos PDAs. Possuem dimensões menores que os PDAs e maiores do que telefones celulares. Alguns possuem um teclado mais completo com letras e números em teclas separadas e possuem telas sensíveis ao toque. Suas funcionalidades podem ser estendidas por meio de programas executados pelo sistema operacional.

43 Smartphone

44 Hardware é a parte física do computador, ou seja, todo o equipamento.
Exemplo: periféricos de entrada, saída, processador, memória, discos rígidos, contemplam este conceito.

45 HARDWARE Dispositivos Monitor Gabinete Mouse Teclado

46 Memórias ou Dispositivos
Funcionamento Básico Unidade Central de Processamento CPU Periféricos De Entrada Periféricos De Saída Memórias ou Dispositivos De Armazenamento

47 PERIFÉRICOS Periféricos de Entrada Periféricos de Saída
Periféricos de Entrada/Saída

48 PERIFÉRICO DE ENTRADA Teclado

49 PERIFÉRICO DE ENTRADA Mouse

50 PERIFÉRICO DE ENTRADA Scanner

51 PERIFÉRICO DE ENTRADA Web Cam

52 PERIFÉRICO DE ENTRADA Microfone

53 PERIFÉRICO DE SAÍDA Monitor CRT LCD

54 PERIFÉRICO DE SAÍDA Fone de ouvido

55 PERIFÉRICO DE SAÍDA Caixa de som

56 PERIFÉRICO DE SAÍDA Impressora matricial colorida

57 PERIFÉRICO DE ENTRADA/SAÍDA
Microfone com fone de ouvido

58 PEFIFÉRICO DE ENTRADA/SAÍDA
Impressora multifuncional

59 PERIFÉRICO DE ENTRADA/SAÍDA
Joystick

60 DISPOSITIVOS DE ENTRADA/SAÍDA
Monitor Touchscreen

61 DISPOSITIVO DE ARMANEZAMENTO
Pendrive (256/512 Mb – 1/2/4/8/16/32 Gb)

62 DISPOSITIVO DE ARMANEZAMENTO
CD (700 Mb)

63 DISPOSITIVO DE ARMANEZAMENTO
DVD (4,7 Gb)

64 DISPOSITIVO DE ARMANEZAMENTO
HD (20/40/80/160/320/500 GB)

65 DISPOSITIVO DE ARMANEZAMENTO
Disquete (1,4 Mb)

66 CPU A CPU (Central Processing Unit, ou Unidade Central de Processamento), conhecida como o “cérebro” do computador, responsável por controlar e realizar todas as tarefas comandadas pelo usuário

67 Como acontece o processamento dos dados no computador?
CPU Como acontece o processamento dos dados no computador?

68 OBS. Sistema de Comunicação Entre Computadores

69 Modem/ADSL Modem é um dispositivo que permite a comunicação com outro computador através do uso de uma linha telefônica comum; ADSL é a sigla para "Linha Digital Assimétrica para Assinante". Trata-se de uma tecnologia que permite a transferência digital de dados em alta velocidade por meio de linhas telefônicas comuns. Transformação dos sinal analógico em sinal digital pelo modem B Computador A (envia a mensagem) Sinal digital Sinal digital Linha Telefônica Transformação dos sinal digital em sinal analógico pelo modem A Computador B (envia a mensagem)

70 Vídeo O vídeo é onde são mostradas as informações, permitindo a comunicação direta do usuário com o sistema do computador. Os três aspectos mais importantes sobre um vídeo de computador são: tamanho, resolução e número de cores. Quanto ao tamanho, eles podem ser de 7 até 29 polegadas. Os mais utilizados são os de 15. Os monitores de vídeo apresentam diferentes resoluções gráficas. Isto acontece em função do número de pontos ou Pixels (Picture Elements) que contém a tela do computador. Quanto maior o número de pontos, mais bem definida é a imagem.

71 Vídeo Quanto às cores, encontramos monitores de vídeo:
Policromáticos: é capaz de apresentar imagens em várias cores. Ex: 4, 16, 256, , 16 milhões, 24 milhões e 32 milhões de cores. Monocromáticos: utiliza apenas uma cor sobre um fundo. Ex: preto/ branco.

72 Placa de Vídeo O que é uma placa de vídeo?
Além do monitor de vídeo, você precisará, também, de uma placa de vídeo. O que é uma placa de vídeo? O vídeo não é só aquela televisãozinha. Ele funciona ligado a uma placa que fica dentro do computador. O vídeo e a placa tem que ser compatíveis um com o outro.

73 Placa de Vídeo Existem diversos padrões de placas de vídeo. Estes padrões são: Tipo Resolução Máxima Máximo de Cores HCG x Preto/branco CGA x EGA x VGA x SVGA x milhões SVGA 3D

74 Impressoras É através dela que os dados são fixados ao papel, sendo sem dúvida, a mais importante unidade de saída de dados. Existem vários tipos de impressoras, tanto de baixa velocidade como de alta velocidade. Algumas possuem uma definição maior que as outras, algumas imprimem em preto/branco e outras, colorido. Tipos mais comuns de impressoras: Matriciais: O processo de gravação é feito através de agulhas; Jato de Tinta: Seu sistema de gravação é feito através de borrifação de tinta no papel; Laser: O processo de gravação é feito através de laser;

75 Impressoras Tipos mais comuns de impressoras:
Matriciais: O processo de gravação é feito através de agulhas. Jato de Tinta: Seu sistema de gravação é feito através de borrifação de tinta no papel. Laser: O processo de gravação é feito através de laser.

76 Impressoras TIPO VANTAGENS DESVANTAGENS
Matricial Baixo custo de Lenta, barulhenta e manutenção baixa qualidade Imprime diversas vias Jato de Tinta Boa qualidade, preço Custo de manutenção baixo, colorida alto Laser Excelente qualidade Custo de impressão rápida alto

77 Armazenando Informações
O computador possui alguns periféricos que foram criados para armazenar os dados de forma segura. Disco Flexíveis O disco flexível é utilizado nos microcomputadores, especialmente, como forma de armazenamento de dados removíveis. O mais usado é memória USB Flash Drive (comumente conhecido como pen drive, ou chaveiro de memória) é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash tendo aparência semelhante à de um chaveiro e uma ligação USB.

78 Armazenando Informações
Disco Rígido É uma unidade de disco que contém vários discos em um só. Ele é revestido de material magnético, e se localiza dentro do computador. Geralmente o disco é fixo dentro do computador, mas podemos encontrar discos rígidos com tecnologia removível. Sua capacidade de armazenamento varia de 80 GB a 500 GB

79 Armazenando Informações
Discos Ópticos Tecnologia de armazenamento que faz uso do laser. Ela torna possível armazenar e ler dados de uma superfície polida, utilizando um pequeno emissor de luz. Ex: CD-ROM CD-ROM Os discos ópticos mais utilizados no computador são os CD-ROM, significa Compact Disk. Cada CR-ROM pode guardar em média mais ou menos 700 MB.

80 Armazenando Informações
CD-R Para gravar um CD, é preciso de uma unidade de CD que é conhecida como CD-R. Esta sigla significa grava uma vez. Com uma unidade desta, é possível produzir CDs ( com dados ou até músicas). CD-RW Com este tipo de CD e uma unidade de CD-RW, é possível gravar quantas vezes quiser. DVD É uma tecnologia nova, usa um processo semelhante de um CD, porém, grava com maior densidade, permitindo assim um espaço bem maior de armazenamento. Ex: Filmes.

81 Armazenando Informações
Tecnologia Blu-ray O Blu-ray é um padrão de disco óptico criado para aplicações de vídeos e de armazenamento de dados: Semelhante ao DVD. Características avançadas já nas suas versões mais simples: em sua versão mais simples, com uma camada, pode guardar até 25 GB de dados, contra 4,7 GB do DVD. A versão com dupla camada capaz de armazenar 50 GB de dados. Fabricantes ainda podem criar versões com capacidades diferentes destas, para fins específicos. Em abril de 2010, por exemplo, a indústria apresentou discos Blu-ray que podem chegar a 128 GB de capacidade.

82 Placa mãe Responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. Praticamente todos os dispositivos precisam ser conectados à placã-mãe para formar o computador.

83 MEMÓRIA As memórias são as responsáveis pelo Armazenamento de
dados e instruções dos computadores.

84 MEMÓRIAS Memória ROM: Read Only Memory (memória somente leitura). Os programas armazenados na memória ROM são gravados pelo próprio fabricante, pois são programas fundamentais para a inicialização do computador. Não conseguimos ter acesso a eles.

85 MEMÓRIAS Memória RAM: Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório). Está inserida no gabinete do computador. Uma de suas características principais é que a memória RAM é utilizada somente para armazenamento temporário dos dados, enquanto eles estão sendo processados. Quando o trabalho for finalizado, os dados deverão ser gravados na Memória Auxiliar ou Secundária.

86 MEMÓRIAS Memória Volátil: seus dados são perdidos quando o computador é desligado. Memória não permanente. Exemplo: RAM Memória Não-Volátil: seus dados não são perdidos quando o computador é desligado. Memória permanente. Exemplo: ROM.

87 Diferença em Memória RAM e ROM

88 HIERARQUIA DE MEMÓRIAS
Registradores: memória temporária usada pelo processador no processamento das instruções. Cache: armazena partes da memória principal que são usados frequentemente pelos programas. Principal: diretamente endereçável pelo processador. Secundária: memória de armazenamento permanente.

89 BARRAMENTOS É um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos. Esses fios são divididos em: Via de dados: onde trafegam os dados. Via de endereços: onde trafegam os endereços. Via de controle: sinais de controle que sincronizam as duas anteriores.

90 BACKUP Backup significa cópia de segurança. O usuário prevenido deve efetuar cópias de segurança de seus arquivos a fim de não perde-los caso ocorra algum problema no computador.

91 UNIDADE DE MEDIDA 1 byte = uma letra, ou caractere 1 Kb = 1024 bytes 1 Mb = 1024 Kilobytes 1 Gb = 1024 Megabytes 1 Tb = 1024 Gigabytes

92 SOFTWARE Software é a parte lógica do computador. Casa software tem uma finalidade, por isso são conhecidos tais como: Sistemas Operacionais: Windows, Linux Editores de Texto: Word, Write Planilhas eletrônicas: Excel, Calc Banco de Dados: Access, Oracle, SQL Artes Gráficas: Photoshop, CorelDRAW, X5, Firework Programação: Visual Basic, Delphi, Java, Fortran, C++

93 SISTEMA OPERACIONAL Os Sistemas Operacionais são extremamente importantes porque gerenciam o hardware e os outros softwares instalados em um computador. Sem um sistema operacional instalado nenhum computador funciona. O sistema operacional identifica as peças do computador (hardware) e permite os que os programas (software) sejam executados.

94 Primeiro Sistema Operacional
MS-DOS Primeiro Sistema Operacional

95 MS-DOS (Prompt)

96 WINDOWS Windows é um sistema operacional que significa “ “, desenvolvido pela Microsoft, empresa criada por Bill Gates.

97 WINDOWS O Windows é usado por mais de 90% dos computadores do mundo. Desde sua criação sofreu várias mudanças e teve várias versões: Windows 95 Windows 98 Windows Me, Windows 2000 Windows XP Windows Vista Windows 7 Windows 8

98 Outros Sistemas Operacionais
Linux – software livre, desenvolvido por Linus Torvalds Unix – software livre, desenvolvido por Ken Thompson Mac OS – software proprietário, desenvolvido pela Apple (Steve Jobs) Entre outros...

99 Software Software Comercial: São aqueles criados por pequenas, médias e grandes empresas para fins comerciais a fim de solucionar problemas. Exemplos: Visual Studio, Fortran, Maple, Matlab, SolidWorks, Abacus, etc. Software Livre: Qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado e redistribuído sem restrições. Software proprietário: É aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor.

100 Afim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações. Ex: Microsoft Windows, Microsoft Office, Adobe Photoshop, o Mac OS, algumas versões do UNIX, entre outros.

101 Bons estudos!!


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