A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novo Acordo Ortográfico. “O acordo ortográfico é o reencontro do Brasil com suas raízes mais profundas. Como avançar sem fortalecer a língua, como produzir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novo Acordo Ortográfico. “O acordo ortográfico é o reencontro do Brasil com suas raízes mais profundas. Como avançar sem fortalecer a língua, como produzir."— Transcrição da apresentação:

1 Novo Acordo Ortográfico

2 “O acordo ortográfico é o reencontro do Brasil com suas raízes mais profundas. Como avançar sem fortalecer a língua, como produzir bens culturais e didáticos sem uniformidade?”

3 Por que foi feito? De acordo com o governo brasileiro, a reforma ortográfica pretende simplificar e unificar a grafia entre os diferentes países que falam português. Especialistas apontam que a unificação do idioma pode facilitar a assinatura de documentos diplomáticos, o comércio exterior e a cooperação entre os países de língua portuguesa.

4 Angola Brasil Cabo Verde Guiné-Bissau Moçambique Portugal São Tomé Príncipe Timor Leste

5

6 Quantas palavras foram alteradas ? Segundo o Ministério da Educação (MEC), 0,8% das palavras sofrem alteração no Brasil. Em Portugal, a proporção de palavras modificadas chega a 1,3%. Especialistas divergem sobre esse percentual: também já foi divulgado que 1,6% das palavras de Portugal e que 0,5% das do Brasil serão afetadas.

7 ? Até quando posso escrever com a antiga ortografia ? É possível escrever na antiga ortografia até o dia 31 de dezembro de 2012. A partir de 2013 ficam valendo apenas as novas normas ortográficas. (Prazo prorrogado para 2014)

8 Principais Mudanças

9 O ALFABETO

10 O TREMA O trema desaparece nas palavras em português. Só fica em palavras estrangeiras.

11 O ACENTO O acento agudo desaparece em ditongos abertos “ei” e “oi” em palavras como:

12 O ACENTO CIRCUNFLEXO Desaparece em palavras com o duplo “o” e o duplo “e”.

13 O ACENTO DIFERENCIAL Some o acento agudo ou circunflexo que serve para diferenciar palavras como:

14 Atenção! O acento permanece em: Pôde – Pode Ele pôde estudar e aproveitou a oportunidade. Ele pode conseguir um bom emprego. Pôr – Por O aluno vai pôr em prática o que aprendeu. O direito tem por finalidade a pacificação social.

15 HÍFEN

16

17 Palavras compostas onde a última vogal do prefixo coincide com a inicial do sufixo, exceto o prefixo co- que se aglutina ao sufixo iniciado por o: Palavras que designam espécies da Biologia ou Zoologia: Palavras compostas onde a última vogal do prefixo coincide com a inicial do sufixo, exceto o prefixo co- que se aglutina ao sufixo iniciado por o: Palavras que designam espécies da Biologia ou Zoologia:

18 aproximação da oralidade à escrita; atualmente a Língua Portuguesa é a única que tem duas grafias oficiais; simplicidade de ensino e aprendizagem; unificação de todos os países de língua oficial portuguesa; fortalecimento da cooperação educacional dos países da CPLP;

19 evolução da língua portuguesa; pequena quantidade de vocábulos alterados (1,6% em Portugal e 0,45% no Brasil) o português é o 5º idioma mais falado no mundo e o 3º no mundo Ocidental. A unificação das grafias permite aumentar, ou pelo menos manter a força da Língua Portuguesa no panorama mundial.

20 Evolução não natural da língua; Tentar resolver um “não-problema”, uma vez que as variantes escritas da língua são perfeitamente compreensíveis por todos os leitores de todos os países da CPLP; Desrespeito pela etimologia das palavras; A não correspondência da escrita à oralidade. Por exemplo, existem consoantes cuja função é abrir vogais, mas que o novo acordo considera mudas nomeadamente em tecto, passando a escrever-se teto, dever-se-ia ler como teto (de seio)? Evolução não natural da língua; Tentar resolver um “não-problema”, uma vez que as variantes escritas da língua são perfeitamente compreensíveis por todos os leitores de todos os países da CPLP; Desrespeito pela etimologia das palavras; A não correspondência da escrita à oralidade. Por exemplo, existem consoantes cuja função é abrir vogais, mas que o novo acordo considera mudas nomeadamente em tecto, passando a escrever-se teto, dever-se-ia ler como teto (de seio)?

21 Processo dispendioso (revisão e nova publicação de todas as obras escritas, os materiais didáticos e dicionários tornar- se-ão obsoletos, reaprendizagem por parte de um grande número de pessoas, inclusive crianças que estão agora a dar os primeiros passos na escrita) Processo dispendioso (revisão e nova publicação de todas as obras escritas, os materiais didáticos e dicionários tornar- se-ão obsoletos, reaprendizagem por parte de um grande número de pessoas, inclusive crianças que estão agora a dar os primeiros passos na escrita)

22 Afeto com a grafia atual; Falta de consulta de linguistas e estudo do impacto das alterações; O fato de não haver acordo, facilita o dinamismo da língua, permitindo cada país divergir e evoluir naturalmente, pelas próprias pressões evolutivas dos diferentes contextos geo-sócio- culturais como no caso do Inglês ou do Castelhano. Afeto com a grafia atual; Falta de consulta de linguistas e estudo do impacto das alterações; O fato de não haver acordo, facilita o dinamismo da língua, permitindo cada país divergir e evoluir naturalmente, pelas próprias pressões evolutivas dos diferentes contextos geo-sócio- culturais como no caso do Inglês ou do Castelhano.

23 MEIA-SOLA ORTOGR Á FICA "Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas palestras. Mas não quero esse dinheiro, não. Com outro espírito, outra proposta, uma unificação talvez fosse possível. Mas esta é uma reforma meia-sola, que não unifica a escrita de fato e mexe mal em pontos como o acento diferencial. Vamos enterrar dinheiro em uma mudança que não trará efeitos positivos." Pasquale Cipro Neto, professor de português

24

25 PREGUI Ç A C É TICA

26

27

28 BIBLIOGRAFIA “atual - O novo acordo ortográfico” de João Malaca Casteleiro e Pedro Dinis Correia Wikipedia Acordo Ortográfico: a perspectiva do desastre de Vasco Graça Moura Acordo Ortográfico: a perspectiva do desastre Ciberdúvidas da Língua Portuguesa


Carregar ppt "Novo Acordo Ortográfico. “O acordo ortográfico é o reencontro do Brasil com suas raízes mais profundas. Como avançar sem fortalecer a língua, como produzir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google