Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria de Begonha Belmonte Casqueira Alterado mais de 8 anos atrás
1
OS EUA NO SÉCULO XIX
2
Aumento populacional: – 3,5 milhões em 1776 e 7 milhões em 1801. – Emigrantes europeus. Más condições na Europa. Terras disponíveis nos EUA. Necessidade de mão-de-obra nos EUA.
3
Expansão territorial: – Conquista do Oeste (far west). – Aumento da produção de alimentos (busca de terras para plantio e pastagens). – Busca de metais (descoberta de ouro em 1848 provoca a “corrida do ouro”). CALIFÓRNIA. – Estradas de ferro da costa leste à oeste. – Doutrina do “Destino Manifesto” – EUA predestinado a dominar a América. – Levar civilização = essa é a missão. – Protestantismo: liberdade e busca de aperfeiçoamento educacional e do progresso.
4
– Breve 2ª Guerra de Independência (1812-1814) Indígenas armados pelos ingleses para impedir avanço no noroeste; Pretensões norte americanas no Canadá; Apresamento de navios e tripulações americanas (usados em guerra contra Napoleão); Bloqueio inglês ao comércio Yankee com a Franca; Paz de Gand (ingleses reconhecem a derrota); Consequências: patriotismo fortalecido (união) e aumento do protecionismo em virtude da diminuição da importação.
5
Anexações territoriais: Compra: Luisiana (FRA), Flórida (ESP) e Alasca (RUS). Acordo: Oregon (ING). Guerra: Texas, Novo México, Califórnia (MÉX). CALIFÓRNIA Cedida pelo México em 1848. OREGON Cedido pela Inglaterra em 1848 LUISIANA Comprado da França em 1803 TEXAS Conquistado do México em 1845 FLORIDA Comprado da Espanha em 1819 13 COLÔNIAS Conquistado na guerra de Independência
6
Conseqüências da expansão: – Crescimento demográfico. 9 milhões em 1820 e 30 milhões em 1860. Imigração incentivada pelo governo (Homestead Act – 1862). LEI DE TERRAS. Política de terras iniciada por Thomas Jeferson. Homstead Act em 1862 assegurava a imigrantes e cidadãos americanos, o direito de propriedade sobre um lote de 160 acres a quem a cultivasse por cinco anos. – Desenvolvimento econômico: Maior mercado consumidor e oferta de mão-de-obra. Disponibilidade de matéria-prima. Expansão da indústria e o aumento da produção agrícola, pecuária e atividades comerciais e mineradoras.
7
–D–Disparidades regionais: NORTE E NORDESTE – região industrial com forte burguesia e grande número de operários. CENTRO E OESTE – região agropastoril formada por colonos desbravadores. SUL – latifúndio agroexportador escravista. Obs.: Massacre e confinamento de indígenas.
8
Precedentes da guerra 1815: fim do tráfico, mas não da escravidão Os sulistas queriam expandir a área de escravidão Os nortistas se opunham a essa ideia Norte: ideias iluministas e de religiosos eram contrárias à escravidão Jornal: ‘O Libertador’ (Wilian Garrison) 1820: Acordo do Mississípi – limitação da escravidão às regiões abaixo do paralelo 36°40’ Abolicionistas começaram a ajudar na fuga para o norte
9
Precedentes da guerra 1847: fundação da Libéria na África 1850: poetas, pensadores (200 mil abolicionistas associados) Califórnia pediu sua integração como estado não- escravista 1850: Compromisso Clay (cada estado teria o direito de decidir sobre a escravidão) 1857: o negro Dred Scott pediu libertação por ter morado duas vezes no norte e o pedido foi negado, pois, os negros não eram cidadãos
10
Precedentes da guerra 1860: John Brown tentou sublevar os escravos e foi condenado ao enforcamento (Virgínia) 1860 os republicanos lançaram Abraham Lincoln como candidato do norte (manter a União) Em dezembro de 1860 a Carolina do Sul se desligou da União Em fevereiro de 1861 os confederados se sublevaram totalmente.
11
Guerra de Secessão (1861 – 1865): NORTE (União)* Partido Republicano Protecionismo Abolicionismo industrializado X SUL (Confederados) Partido Democrata Livre-cambismo Escravismo: extensão ao Oeste agroexportador
12
A Guerra Norte: cerca 20 milhões de habitantes Sul: cerca de 10 milhões de habitantes Norte: armas; ferrovias e telégrafo da industrializada União foi crucial para a vitória A escravidão foi abolida nos estados rebeldes e isso instigou a rebelião dos negros (1862) Sul: depois da medida do fim da escravidão cessou a ajuda europeia aos confederados.
13
A GUERRA DE SECESSÃO
14
– Causa imediata: eleição de Abraham Lincoln para a presidência em 1860, representando os interesses da burguesia nortista. – 1861: Estados do sul separam-se (Estados Confederados, liderados por Jefferson Davis). – 1863: abolição da escravidão. – 1865: derrota do sul. Abraham Lincoln é assassinado.
15
→ Conseqüências: 600 mil mortos. Supremacia política e econômica dos estados do Norte. A Suprema Corte Apóia a Segregação. 1896 -A Suprema Corte apóia que “separados mas iguais” é legal. -Nesta época, 90% dos negros viviam no sul. Crescimento industrial. -Negros apesar de livres, permanecem marginalizados e sem direitos. Obs.: o movimento Black Power só surgiu na década de 60
16
Surgimento de grupos racistas no sul do país (KU KLUX KLAN).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.