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Comunicação. O que é comunicação ? Definição: Comunicação é o ato de transmitir e receber mensagens, uma troca de entendimento. Sua finalidade é afetar.

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1 Comunicação

2 O que é comunicação ?

3 Definição: Comunicação é o ato de transmitir e receber mensagens, uma troca de entendimento. Sua finalidade é afetar comportamentos, tornar comuns conhecimentos, idéias, instruções ou qualquer outra mensagem, seja ela verbal, escrita ou corporal. Comunicação é o ato de transmitir e receber mensagens, uma troca de entendimento. Sua finalidade é afetar comportamentos, tornar comuns conhecimentos, idéias, instruções ou qualquer outra mensagem, seja ela verbal, escrita ou corporal. Nada acontece sem que antes haja comunicação. E esta só se torna completa quando há compreensão, aceitação e ação resultante. Nada acontece sem que antes haja comunicação. E esta só se torna completa quando há compreensão, aceitação e ação resultante. Num processo de comunicação há um emissor, um receptor e, um meio, pelo qual a mensagem é propagada. Esse meio ou canal pode ser verbal, corporal e escrito. Num processo de comunicação há um emissor, um receptor e, um meio, pelo qual a mensagem é propagada. Esse meio ou canal pode ser verbal, corporal e escrito.

4 Comunicação intrapessoal É a comunicação que uma pessoa tem consigo mesma - corresponde ao diálogo interior onde debatemos as nossas dúvidas, perplexidades, dilemas, orientações e escolhas. Está, de certa forma, relacionada com a reflexão. É a comunicação que uma pessoa tem consigo mesma - corresponde ao diálogo interior onde debatemos as nossas dúvidas, perplexidades, dilemas, orientações e escolhas. Está, de certa forma, relacionada com a reflexão. Esta é um tipo de comunicação em que o emissor e o receptor são a mesma pessoa, e pode ou não existir um meio por onde a mensagem é transmitida. Um exemplo disso é a criação de diários. Esta é um tipo de comunicação em que o emissor e o receptor são a mesma pessoa, e pode ou não existir um meio por onde a mensagem é transmitida. Um exemplo disso é a criação de diários.

5 Comunicação interpessoal É um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas. É um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Cada pessoa, que passamos a considerar portanto, interlocutor, troca informações baseadas em seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções, toda a "bagagem" que traz consigo. Cada pessoa, que passamos a considerar portanto, interlocutor, troca informações baseadas em seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções, toda a "bagagem" que traz consigo. O processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor. O processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor. Cada qual tem seu repertório cultural exclusivo e, portanto, transmitirá a informação segundo seu conjunto de particularidades e o receptor agirá da mesma maneira, segundo o seu próprio filtro cultural. Cada qual tem seu repertório cultural exclusivo e, portanto, transmitirá a informação segundo seu conjunto de particularidades e o receptor agirá da mesma maneira, segundo o seu próprio filtro cultural.

6 Comunicação não-verbal É a comunicação que não é feita com sinais verbais, que não é feita com a fala nem com a escrita É a comunicação que não é feita com sinais verbais, que não é feita com a fala nem com a escrita As pessoas não se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entoação são também importantes: são os elementos não verbais da comunicação. As pessoas não se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entoação são também importantes: são os elementos não verbais da comunicação. A comunicação verbal é plenamente voluntária; o comportamento não-verbal pode ser uma reacção involuntária ou um ato comunicativo propositado. A comunicação verbal é plenamente voluntária; o comportamento não-verbal pode ser uma reacção involuntária ou um ato comunicativo propositado. Alguns psicólogos afirmam que os sinais não-verbais têm as funções específicas de regular e encadear as interacções sociais e de expressar emoções e atitudes interpessoais. Alguns psicólogos afirmam que os sinais não-verbais têm as funções específicas de regular e encadear as interacções sociais e de expressar emoções e atitudes interpessoais. Os significados de determinados gestos e comportamentos variam muito de uma cultura para outra e de época para época. Os significados de determinados gestos e comportamentos variam muito de uma cultura para outra e de época para época.

7 Comunicação gestual A maioria das pessoas acredita que a palavra pronunciada (comunicação oral), é o meio mais eficiente de transmitir informação, no entanto, isto depende da capacidade do emissor em expressar a intenção de forma precisa e do receptor em ouvir de modo eficiente, totalmente à parte da compreensão da mensagem. A maioria das pessoas acredita que a palavra pronunciada (comunicação oral), é o meio mais eficiente de transmitir informação, no entanto, isto depende da capacidade do emissor em expressar a intenção de forma precisa e do receptor em ouvir de modo eficiente, totalmente à parte da compreensão da mensagem. "Os olhos conversam tanto quanto as línguas que utilizamos, com a vantagem de que o dialeto ocular, embora não precise de dicionário, é entendido no mundo todo". (Ralph Wando Emerson) "Os olhos conversam tanto quanto as línguas que utilizamos, com a vantagem de que o dialeto ocular, embora não precise de dicionário, é entendido no mundo todo". (Ralph Wando Emerson)

8 O investigador americano Mehrabian fez uma estimativa da proporção verbal/não verbal do comportamento e concluiu que o impacto de uma mensagem sobre o ouvinte está relacionado: O investigador americano Mehrabian fez uma estimativa da proporção verbal/não verbal do comportamento e concluiu que o impacto de uma mensagem sobre o ouvinte está relacionado: 07% - palavras ( o que a pessoa diz) 07% - palavras ( o que a pessoa diz) 38% - tom de voz, inflexão ( a maneira como fala) 38% - tom de voz, inflexão ( a maneira como fala) 55% - corpo, olhos, mãos, braços, pernas, dedos (expressão e gestos) 55% - corpo, olhos, mãos, braços, pernas, dedos (expressão e gestos)

9 Linguagem corporal Corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva. A gesticulação foi a primeira forma de comunicação. Com o aparecimento da palavra falada os gestos foram tornando- se secundários, contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem. Corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva. A gesticulação foi a primeira forma de comunicação. Com o aparecimento da palavra falada os gestos foram tornando- se secundários, contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem.

10 A criança que se expressa. Falas, gestos, expressões e atitudes de quem quer ser entendido

11 A comunicação do bebê Antes mesmo de falar, as crianças já se comunicam com os pais por meio de olhares, gestos e sorrisos. A aquisição do vocabulário de uma criança está diretamente ligada ao quanto a mãe fala com ela. Antes mesmo de falar, as crianças já se comunicam com os pais por meio de olhares, gestos e sorrisos. A aquisição do vocabulário de uma criança está diretamente ligada ao quanto a mãe fala com ela. O bebê não entende o conceito da frase falada, mas sabe o que está por trás disso O bebê não entende o conceito da frase falada, mas sabe o que está por trás disso No período de 0-3 anos criança caminha para o aumento gradativo do uso do falar, pois, para fazer-se compreender e comunicar-se, terá de aprender a substituir as coisas pelas palavras correspondentes. No período de 0-3 anos criança caminha para o aumento gradativo do uso do falar, pois, para fazer-se compreender e comunicar-se, terá de aprender a substituir as coisas pelas palavras correspondentes. Ao ouvir determinada palavra para designar determinado objeto, irá registrar e buscar atributos ou formas para significar esse objeto, que pode ser entendido como a sua forma, o seu material, a sua cor, o contexto em que a palavra foi dita etc Ao ouvir determinada palavra para designar determinado objeto, irá registrar e buscar atributos ou formas para significar esse objeto, que pode ser entendido como a sua forma, o seu material, a sua cor, o contexto em que a palavra foi dita etc

12 Como eles choram... O volume do choro de uma criança pode variar de um murmúrio a um berro de 84 decibéis, semelhante a uma britadeira. As razões que levam uma criança a chorar também variam e, com o tempo, os pais passam a identificá-las ao primeiro acorde. Há no entanto 3 tipos principais: Como eles choram... O volume do choro de uma criança pode variar de um murmúrio a um berro de 84 decibéis, semelhante a uma britadeira. As razões que levam uma criança a chorar também variam e, com o tempo, os pais passam a identificá-las ao primeiro acorde. Há no entanto 3 tipos principais: Manha: é a grande arma da criança para fazer prevalecer sua vontade. Aparece nos momentos de birra, quando a criança sente ciume ou é proibida de fazer algo. Manha: é a grande arma da criança para fazer prevalecer sua vontade. Aparece nos momentos de birra, quando a criança sente ciume ou é proibida de fazer algo. Mágoa: é um choro comum também entre os adultos, o que muda é a situação. A criança chora quando uma brincadeira dá errado, sente medo de ficar só ou em outras situações semelhantes. Mágoa: é um choro comum também entre os adultos, o que muda é a situação. A criança chora quando uma brincadeira dá errado, sente medo de ficar só ou em outras situações semelhantes. Dor: todo mundo sabe o que é sentir dor a ponto de chorar. Nas crianças, isso não acontece apenas quando ela se machuca, mas também quando está com frio ou fome. Dor: todo mundo sabe o que é sentir dor a ponto de chorar. Nas crianças, isso não acontece apenas quando ela se machuca, mas também quando está com frio ou fome.

13 Como sorriem... Estudo recente mostra que o sorriso das crianças ajuda na vida social. As crianças mais sorridentes costumam atrair a atenção de professores na escola, têm a preferência dos avós e tios e, entre os amigos, são tidas como pessoas "legais". Assim como o choro, há um sorriso para cada situação, que pode ser agrupado em três famílias: Como sorriem... Estudo recente mostra que o sorriso das crianças ajuda na vida social. As crianças mais sorridentes costumam atrair a atenção de professores na escola, têm a preferência dos avós e tios e, entre os amigos, são tidas como pessoas "legais". Assim como o choro, há um sorriso para cada situação, que pode ser agrupado em três famílias: Fechado: é aquele sorriso envergonhado, acompanhado muitas vezes de um rubor na face. É dado normalmente quando a criança fica sem graça ao receber uma crítica ou elogio. Fechado: é aquele sorriso envergonhado, acompanhado muitas vezes de um rubor na face. É dado normalmente quando a criança fica sem graça ao receber uma crítica ou elogio. Superior: é o sorriso social, quando a criança quer apenas ser agradável. É usado quando alguém lhe conta uma história ou quando a criança á apresentada aos amigos dos pais. Superior: é o sorriso social, quando a criança quer apenas ser agradável. É usado quando alguém lhe conta uma história ou quando a criança á apresentada aos amigos dos pais. Largo: é a demonstração máxima de felicidade, de diversão. É a risada expressiva, com direito a som, quase uma gargalhada. A criança dá essa risada larga quando está se divertindo em brincadeiras ou depois de uma travessura. Largo: é a demonstração máxima de felicidade, de diversão. É a risada expressiva, com direito a som, quase uma gargalhada. A criança dá essa risada larga quando está se divertindo em brincadeiras ou depois de uma travessura.

14 A criança De 3-6 anos, a fala irá predominar sobre os gestos, sons, berros, puxões, agressões e outros recursos comunicativos. A fala e a capacidade simbólica dotam a criança de mais recursos intelectuais, mas não permitem, ainda, a formulação de conceitos mais amplos, mais abstratos e gerais, características do pensamento adulto. Suas falas são produto de um modo próprio de ver o mundo, e as idéias e teorias para compreender e explicar o mundo são sempre originais. À medida que crescem, são capazes de compreender e aceitar que um objeto pode ser ao mesmo tempo semelhante e diferente dos outros, que as palavras têm dois ou mais significados De 3-6 anos, a fala irá predominar sobre os gestos, sons, berros, puxões, agressões e outros recursos comunicativos. A fala e a capacidade simbólica dotam a criança de mais recursos intelectuais, mas não permitem, ainda, a formulação de conceitos mais amplos, mais abstratos e gerais, características do pensamento adulto. Suas falas são produto de um modo próprio de ver o mundo, e as idéias e teorias para compreender e explicar o mundo são sempre originais. À medida que crescem, são capazes de compreender e aceitar que um objeto pode ser ao mesmo tempo semelhante e diferente dos outros, que as palavras têm dois ou mais significados O trabalho com a linguagem oral deve permitir a ampliação da competência lingüística, apropriando-se dos recursos expressivos disponíveis. Para que isto ocorra é necessário planejar situações de comunicação que exijam diferentes graus de formalidade, oferecendo assim uma diversidade de referências O trabalho com a linguagem oral deve permitir a ampliação da competência lingüística, apropriando-se dos recursos expressivos disponíveis. Para que isto ocorra é necessário planejar situações de comunicação que exijam diferentes graus de formalidade, oferecendo assim uma diversidade de referências

15 Atividade A brincadeira do telefone sem fio, por exemplo. Uma pequena mensagem transmitida serialmente de boca a boca, por um certo número de indivíduos, vai sofrendo alterações ao longo do percurso, até chegar ao final com sentido bem diferente da origem. A brincadeira do telefone sem fio, por exemplo. Uma pequena mensagem transmitida serialmente de boca a boca, por um certo número de indivíduos, vai sofrendo alterações ao longo do percurso, até chegar ao final com sentido bem diferente da origem.

16

17 Acadêmicos: Rodolfo Bolinelli Ivan Bernardo Professor: Buemo

18 Referências http://www.linkdobebe.com.br/desenvolvimento/comunica.html http://www.linkdobebe.com.br/desenvolvimento/comunica.html http://www.pedagogico.com.br/pa11telma.html http://www.pedagogico.com.br/pa11telma.html http://www.attender.com.br/publico/dicas/comun-oque.htm http://www.attender.com.br/publico/dicas/comun-oque.htm http://www4.prossiga.br/bvmulher/cedim/cultura/conceito.htm http://www4.prossiga.br/bvmulher/cedim/cultura/conceito.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_interpessoal http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_interpessoal http://www.salves.com.br/virtua/comverbn-verb.html http://www.salves.com.br/virtua/comverbn-verb.html


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