A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCORDÂNCIA VERBAL COMPOSTO. Sujeito composto Regra geral: o verbo vai para o plural. Ex.: João e Maria foram passear no bosque.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCORDÂNCIA VERBAL COMPOSTO. Sujeito composto Regra geral: o verbo vai para o plural. Ex.: João e Maria foram passear no bosque."— Transcrição da apresentação:

1 CONCORDÂNCIA VERBAL COMPOSTO

2 Sujeito composto Regra geral: o verbo vai para o plural. Ex.: João e Maria foram passear no bosque.

3 VERIFICAÇÃO LÓGICA PESSOAS DIFERENTES 1ª: PRESENÇA DO EU 2ª: PRESENÇA DO TU PESSOAS IGUAIS 1ª LIGAÇÃO POR E; 2ª LIGAÇÃO POR OU; 3ª LIGAÇÃO POR NEM; 4ª LIGAÇÃO POR COM; 5ª OUTRAS LIGAÇÕES

4 PESSOAS DIFERENTES: EU 1) Os núcleos do sujeito são constituídos de pessoas gramaticais diferentes- o verbo ficará no plural seguindo-se a ordem de prioridade: 1ª, 2ª e 3ª pessoa.  Ex.: Eu (1ª pessoa) e ele (3ª pessoa) nos tornaremos ( 1ª pessoa plural) amigos. O verbo ficou na 1ª pessoa porque esta tem prioridade sob a 3ª.

5 PESSOAS IGUAIS: TU Ex: Tu (2ª pessoa) e ele (3ª pessoa) vos tornareis ( 2ª pessoa do plural) amigos. O verbo pode ficar na 2ª pessoa, porque esta tem prioridade sob a 3ª. OU O verbo pode ficar na 3ª pessoa, forma preferida no Brasil Ex.: Tu e ele se tornarão amigos.(3ª pessoa do plural)

6 PESSOAS IGUAIS: LIGAÇÃO POR E I) QUALIDADE DO NÚCLEO: A) SINÔNIMOS Os núcleos do sujeito são sinônimos (ou quase) e estão no singular - o verbo poderá ficar no plural (concordância lógica) ou no singular (concordância atrativa). Ex.: A angústia e ansiedade não o ajudavam a se concentrar. A angústia e ansiedade não o ajudava a se concentrar. A decência e honestidade é coisa rara nessa sociedade.

7 PESSOAS IGUAIS: LIGAÇÃO POR E I) QUALIDADE DO NÚCLEO: B) GRADAÇÃO: Quando há gradação entre os núcleos- o verbo pode concordar com todos os núcleos (lógica/ ligação com E) ou apenas com o núcleo mais próximo (atrativa/ ligação apenas com vírgulas). Ex.: Uma palavra, um gesto e um olhar bastavam./ Uma palavra, um gesto, um olhar bastava. Exemplo: A angústia, a solidão, a falta de companhia levou-o ao suicídio. / A angústia, a solidão e a falta de companhia levaram-no ao suicídio.

8 PESSOAS IGUAIS: LIGAÇÃO POR E I) QUALIDADE DO NÚCLEO: B) SUJEITOS NO INFINITIVO O verbo vai para o plural se os infinitivos forem antônimos ou determinados por artigos. Exemplo: Correr e caminhar devem ser exercícios diários. O falar e o calar refletem domínio de pensamento. Caso os infinitivos não aparecerem determinados o verbo poderá ficar no singular. Exemplo: Correr e caminhar é um ótimo exercício.

9 PESSOAS IGUAIS: LIGAÇÃO POR E I) QUALIDADE DO NÚCLEO: C) SUJEITO RESUMITIVO: Quando os sujeitos forem resumidos por nada, tudo, ninguém... - o verbo concorda com o aposto resumitivo. Ex.: Os pedidos, as súplicas, o desespero, nada o comoveu. Pais, mães, professores, ninguém faltou à reunião.

10 PESSOAS IGUAIS: LIGAÇÃO POR E II) POSIÇÃO Os núcleos do sujeito estão coordenados assindeticamente ou ligados por e - o verbo concordará com os dois núcleos. Ex.: A jovem e a sua amiga seguiram a pé. Se o sujeito estiver posposto, permite-se a concordância por atração com o núcleo mais próximo do verbo ou concordância com os dois núcleos. Ex.: Seguiria a pé a jovem e a sua amiga.

11 PESSOAS IGUAIS: LIGAÇÃO POR OU A) se houver ideia de exclusão, o verbo fica no singular. Exemplos: João ou Pedro será o novo gerente. B) se houver ideia de retificação (correção) o verbo fica no plural. O ladrão ou os ladrões não deixaram nenhuma pista para os policiais. C)se não houver ideia de exclusão o verbo vai para o plural. Exemplo: A gordura ou o sedentarismo são prejudiciais à saúde.

12 PESSOAS IGUAIS: LIGAÇÃO POR NEM A) se houver ideia de exclusão ou retificação, o verbo fica no singular ou concorda com o núcleo do sujeito mais próximo. Exemplos: João nem Pedro será o novo gerente. B) se houver ideia de retificação (correção) o verbo fica no plural. Nem ladrão nem os ladrões deixaram pista para os policiais. C)se não houver ideia de exclusão o verbo vai para o plural. Exemplo: A gordura nem o sedentarismo fazem bem à saúde.

13 PESSOAS IGUAIS: LIGAÇÃO POR COM O verbo irá para o plural, mas admite-se o singular quando se quer destacar o primeiro núcleo do sujeito (Nesse caso, usam-se vírgulas para separar os núcleos). Exemplo: O pedreiro com o pintor terminaram o serviço combinado. O pedreiro, com o pintor, terminou o serviço combinado

14 PESSOAS IGUAIS: UM E OUTRO/ UM OU OUTRO/ UM NEM OUTRO Sujeito formado por expressões Um ou outro O verbo concorda com o sujeito no singular. Ex: Um ou outro jogador merecia aplausos. Um e outro, nem um nem outro, nem... nem... O verbo concorda preferencialmente no plural. Ex: Um e outro permaneciam aguardando a chamada. Nem um nem outro quiseram tomar banho.

15 PESSOAS IGUAIS: OUTRAS LIGAÇÕES A) Quando os sujeitos estiverem ligados pelas séries correlativas (tanto...como/ assim...como/ não só...mas também, etc.) - o mais comum é o verbo ir para o plural, embora o singular seja aceitável se os núcleos estiverem no singular. Ex.: Tanto Erundina quanto Collor perderam as eleições municipais em São Paulo./ Tanto Erundina quanto Collor perdeu as eleições municipais em São Paulo.


Carregar ppt "CONCORDÂNCIA VERBAL COMPOSTO. Sujeito composto Regra geral: o verbo vai para o plural. Ex.: João e Maria foram passear no bosque."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google