A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

R EPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO. R EPLICAÇÃO DO DNA O DNA tem capacidade de se auto-duplicar, processo que recebe o nome de REPLICAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "R EPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO. R EPLICAÇÃO DO DNA O DNA tem capacidade de se auto-duplicar, processo que recebe o nome de REPLICAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 R EPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO

2 R EPLICAÇÃO DO DNA O DNA tem capacidade de se auto-duplicar, processo que recebe o nome de REPLICAÇÃO.

3 Este processo consiste na abertura de uma molécula de DNA parental com subseqüente formação de duas novas moléculas filhas idênticas, cada uma contendo 50% da molécula mãe. (processo de replicação é semi-conservativo ). Ocorre abertura da fita com a formação de dois filamentos (que servirão de molde) e exposição das bases nitrogenadas.

4 Cada base exposta irá parear com sua base complementar, reconstruindo, assim, as duas dupla hélices. A replicação ocorre no núcleo da célula e ocorre principalmente com a atuação da enzima DNA polimerase, que faz a extensão da fita de DNA no sentido 5`- 3`.

5

6 Que tipos de agentes fazem com que a dupla hélice seja desenrolada e quebrada, e, depois, reconstruída?

7

8 E NZIMAS DNA-Girase : Facilita o desenrolamento da dupla hélice. Helicase : Separa a dupla hélice de DNA a partir da forquilha de replicação. SSB (proteína ligante de DNA): Se liga ao DNA e impede que as bases da dupla fita voltem a formar as pontes de hidrogênio, mantendo, portanto, as fitas separadas para que as enzimas de replicação possam agir.

9 DNA-Polimerase : Irá sintetizar um novo filamento complementar para cada filamento parental que se separou. Um dos filamentos será sintetizado de forma contínua, enquanto o outro será sintetizado de maneira descontínua, permanecendo alguns trechos deste filamento incompletos. Corrige ainda os erros na inserção das bases. DNA-Ligase : Preenchimento dos trechos em falta durante a replicação descontínua.

10 TRANSCRIÇÃO: DNA PARA RNA M Síntese de RNA usando como molde a fita de DNA. É realizada por um complexo enzimático utilizando a enzima RNA polimerase como enzima chave. Ocorre basicamente em três etapas principais: iniciação, alongamento e término

11 E TAPAS DA TRANSCRIÇÃO : 1 - Iniciação da transcrição: Uma das fitas de DNA é usada como fita molde. Esta fita é aberta e as bases são expostas. 2 – Alongamento: A RNA polimerase inicia a adição de nucleotídeos no sentido numa velocidade de 50 nucleotídeos por segundo.

12 E TAPAS DA TRANSCRIÇÃO 3 – Término: No término da transcrição a molécula de RNA formada é liberada, assim como a RNA polimerase e a fita de DNA volta ao normal.

13

14 Como a RNA polimerase sabe onde iniciar e quando terminar a transcrição?

15 RNA polimerase reconhece sequências denominadas promotores (sequências de nucleotídeos localizadas imediatamente antes de um gene) Após reconhecimento dos promotores ocorre a formação da bolha de transcrição (Cerca de 17 bp desenrolados)

16 E XEMPLO DE PROMOTORES : Sequência TATA (TATA box) Sequência CAAT Sequência rica em GC

17 T ÉRMINO DA TRANSCRIÇÃO Existem seqüências típicas que sinalizam o fim da transcrição. RNAm formado recebe a adição de vários nucleotídeos adenina (cauda de poli A).

18 É O FIM ? RNAm recém formado (transcrito primário) é processado. Ocorre retirada de íntrons e formação do RNAm pronto a ser traduzido.

19

20 Os genes contém regiões codificantes conhecidas como ÉXONS, que são expressos, com seqüências intercalares conhecidas como ÍNTRONS, que não são expressas. Os ÍNTRONS são removidos do RNAm final.

21 T RADUÇÃO : DE RNA M PARA PROTEÍNAS Processo pelo qual a seqüência de bases de um RNAm é usada para codificar a seqüência de aminoácidos que formará uma dada proteína. O RNAm passa pela membrana nuclear para os ribossomos no citoplasma, onde serve de molde para a síntese de uma cadeia polipeptídica.

22 R IBOSSOMOS Complexo de proteína e RNA ribossômico (RNAr) que catalisa a síntese de polipeptídeo. Ligação do RNAm a um RNAt na superfície do ribossomo.

23 T RADUÇÃO Ligação entre o RNAm e o ribossoma Trincas de bases que codificam aminoácidos específicos vão sendo expostas O 1o. Aminoácido metionina, que é codificado pela trinca AUG inicia a síntese da proteína e se liga ao sítio P do ribossomo Aminoácidos são trazidos pelo RNA transportador (RNAt) de acordo com seu anticódon Esse é ligado ao último aminoácido que foi adicionado e a proteína vai sendo formada

24 TRADUÇÃO Um RNAt se liga ao sítio P do ribossomo até a chegada de outro RNAt carregando um aminoácido que será ligado ao sítio A O ribossomo desliza na molécula de RNAm, o 1o. RNAt é liberado e o 2o. RNAt passa para o sítio P O término da síntese ocorre devido ao aparecimento no sítio A de um códon para término (UAG, UAA, UGA) O ribossomo é liberado Uma molécula de RNAm é traduzida simultaneamente por diferentes ribossomos, com isso gera a formação de várias proteínas ao mesmo tempo.


Carregar ppt "R EPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO. R EPLICAÇÃO DO DNA O DNA tem capacidade de se auto-duplicar, processo que recebe o nome de REPLICAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google