A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vírus Profª Cinthia Costa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vírus Profª Cinthia Costa"— Transcrição da apresentação:

1 Vírus Profª Cinthia Costa Email: cihc@hotmail.com

2 Não estão inseridos em nenhum Reino ou Domínios dos seres vivos. Não possuem estruturas celulares. Não possuem metabolismo próprio. São parasitas obrigatórios. Podem conter DNA, RNA ou os dois tipos de material genético ao mesmo tempo, conhecido como citomegalovírus.

3 Nucleocapsídeo (Capsídeo + Material Genético) Capsômero Envelope Proteínas virais (Espículas) Estruturas Virais

4 Vírus Envelopado Membrana citoplasmática Cápsula proteica Glicoproteinas virais Vírus envelopado Mais resistente, constituído por uma cápsula proteica revestida pro membrana fosfolipídica com proteínas virais.

5  Para que possam se reproduzir, infectam células, fazendo com que copiem seu material genético, produzam suas proteínas e formem outras dezenas de jovens vírus. Um dos vírus mais estudados, é o bacteriófago, que se utiliza de bactérias, como meio de replicação.

6 Profago Bacteriófago DNA viral Bactéria DNA bacteriano Ciclo líticoCiclo lisogênico O bacteriófago ao infectar uma bactéria, pode desencadear duas vias: O ciclo lisogênico, onde o DNA viral se incorpora ao DNA bacteriano e ali permanece, formando o profago. Quando a bactéria se reproduz, reproduz também o DNA viral. O ciclo lítico, onde o DNA viral passa a comandar a bactéria e esta passa a produzir DNA e RNA viral, construindo novas cápsulas proteicas e montando novos vírus.

7 Processos intracelulares Se o ácido nucleico é o DNA: DNA RNA Síntese proteica Se o ácido nucleico é o RNA: RNA RNA Síntese proteica RNA DNA RNA Síntese proteica Enzima transcriptase reversa

8

9 HIV - AIDS Causada por um retrovírus envelopado. Suas glicoproteinas de membrana são reconhecidas pelos linfócitos TCD4 (auxiliares) que participam do processo de imunização do nosso corpo. O HIV utiliza estas células para se reproduzir e acaba destruindo-as, causando assim uma deficiência no sistema imune do portador. Tratamento dos pacientes: Existe o uso de um coquetel de remédios que atuam de diferentes formas para impedir que o vírus se multiplique. Inibem a ação da transcriptase reversa, a fabricação de suas proteínas e etc.

10 O Paciente de Berlim Um homem portador de HIV e leucemia, ao receber um transplante de medula óssea de um doador que continha uma certa resistência ao vírus da AIDS, ficou curado depois de alguns transplantes. O doar pertencia uma modificação no gene CCR5 que permite a entrada do HIV nos linfócitos T auxiliares ou CD4.


Carregar ppt "Vírus Profª Cinthia Costa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google