A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Permanências do Populismo no Brasil: Varguismo, Janguismo e Lulismo Específica Expressão no ENEM Prof. André Lopes 04/09/2016.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Permanências do Populismo no Brasil: Varguismo, Janguismo e Lulismo Específica Expressão no ENEM Prof. André Lopes 04/09/2016."— Transcrição da apresentação:

1 Permanências do Populismo no Brasil: Varguismo, Janguismo e Lulismo Específica Expressão no ENEM Prof. André Lopes 04/09/2016

2 QUADRO POLÍTICO DO INÍCIO DO SÉCULO XX NO BRASIL: Industrialização: Substituição de importações. Formação da burguesia nacional. Imigração em larga escala. Formação do movimento operário: anarquistas e comunistas. Tensões sociais: falta de regulação da relação “capital X trabalho”.

3

4

5

6

7

8 O VARGUISMO E O ESTADO DE COMPROMISSO : GOLPE DE 1930: REARRANJO DE PODER ENTRE AS ELITES – OLIGARQUIAS DA “ALIANÇA LIBERAL” DESALOJAM OS “PAULISTAS” DA PRESIDÊNCIA. INICIALMENTE, A TENDÊNCIA DAS ESQUERDAS FOI UM APOIO VELADO AO GOLPE. ENTRE 1930 E 1934, VARGAS ENCAMINHOU UMA DAS DEMANDAS BURGUESAS: PERSEGUIÇÕES ÀS ESQUERDAS.

9

10 O POPULISMO VARGUISTA: DESMOBILIZAÇÃO DO SINDICALISMO COMBATIVO; PACTO SOCIAL COM AS ELITES; DISCURSO DEMAGÓGICO JUNTO ÀS MASSAS URBANAS OPERÁRIAS; FORTE IDEOLOGIA DE ESTADO; CONCESSÕES AOS TRABALHADORES; “PAI DOS POBRES...MAS A MÃE DOS RICOS”.

11 O POPULISMO VARGUISTA: ÁPICE E CRISE. ÁPICE DO POPULISMO: C.L.T., 1943. FUNDAÇÃO DO PTB: CONTEXTO DE CRISE DO VARGUISMO. INSPIRAÇÃO FASCISTA: “CARTA DEL LAVORO”. CRISE DO PACTO POPULISTA: APROFUNDAMENTO DO AUTORITARISMO VARGUISTA E INEFICIÊNCIA FRENTE ÀS REINVIDICAÇÕES DOS TRABALHADORES. “QUEREMISMO”: ÚLTIMOS SUSPIROS DA 1ª FASE DO POPULISMO

12 Bandeira do Brasil, és hoje a única. Hasteada a esta hora em todo o território nacional, única e só, não há lugar no coração do Brasil para outras flâmulas, outras bandeiras, outros símbolos. Os brasileiros se reuniram em torno do Brasil e decretaram desta vez com determinação de não consentir que a discórdia volte novamente a dividi-lo! Discurso do Ministro da Justiça Francisco Campos na cerimônia da festa da bandeira, em novembro de 1937. Apud OLIVEN, G. R. A parte e o todo: a diversidade cultural do Brasil Nação. Petrópolis: Vozes, 1992. O discurso proferido em uma celebração em que as bandeiras estaduais eram queimadas diante da bandeira nacional revela o pacto nacional proposto pelo Estado Novo, que se associa à a)supressão das diferenças socioeconômicas entre as regiões do Brasil, priorizando as regiões estaduais carentes. b)orientação do regime quanto ao reforço do federalismo, espelhando-se na experiência política norte- americana. c)adoção de práticas políticas autoritárias, considerando a contenção dos interesses regionais dispersivos. d)propagação de uma cultura política avessa aos ritos cívicos, cultivados pela cultura regional brasileira. e)defesa da unidade do território nacional, ameaçado por movimentos separatistas contrários à política varguista. QUESTÃO: ENEM 2015

13 A RETOMADA POPULISTA – 1950 A 1954. NACIONALISMO ECONÔMICO COMO DISCURSO; TENTATIVA DE REESTABELECER O “ESTADO DE COMPROMISSO” COM A BURGUESIA NACIONAL; FORTE OPOSIÇÃO LIBERAL DA U.D.N.; APELO AO MOVIMENTO SINDICAL: JOÃO GOULART COMO MINISTRO DO TRABALHO; NOVO PACTO POPULISTA IMPOSSIBILITADO PELA CONJUNTURA POLÍTICO-ECONÔMICA.

14 QUESTÃO: IFGO 2013. Retrato do Velho (Haroldo Lobo e Marino Pinto) Bota o retrato do velho outra vez Bota no mesmo lugar O sorriso do velhinho Faz a gente trabalhar Eu já botei o meu E tu, não vai botar? Já enfeitei o meu E tu vais enfeitar? O sorriso do velhinho Faz a gente trabalhar A marchinha de Haroldo Lobo e Marino Pinto foi inspirada na campanha eleitoral para presidente da República de 1950. A letra da música faz referência ao presidente: a)Juscelino Kubistchek. b)João Goulart. c)Getúlio Vargas. d)Eurico Gaspar Dutra. e)Luiz Inácio Lula da Silva.

15 A RETOMADA POPULISTA – 1963/1964. PRESIDÊNCIA DE JOÃO GOULART: HERDEIRO POLÍTICO DE GETÚLIO VARGAS (PTB); PACTO SOCIAL COM SETORES DA ESQUERDA; FORTE OPOSIÇÃO DA U.D.N.; PROJETO REFORMISTA PARA OBTENÇÃO DE APOIO POPULAR; AS “REFORMAS DE BASE” EVIDENCIARAM O CARÁTER NÃO-REVOLUCIONÁRIO DAS PROPOSTAS JANGUISTAS.

16 O GOLPE E O POPULISMO: INDISPOSIÇÃO DAS ELITES LIGADAS À UDN QUANTO A ESTABELECER UM NOVO PACTO POPULISTA; ACUSAÇÃO DE “ESQUERDISMO” DIRECIONADA A JANGO, PELA SUA PROXIMIDADE AOS MOVIMENTOS POPULARES; SAÍDA GOLPISTA: FERRAMENTA DOS SETORES DAS ELITES QUE NÃO TINHAM UM PROJETO DE APELO POPULAR PARA CHEGAR AO PODER; 31/03/1964: GOLPE CIVIL-MILITAR.

17 ECOS DO POPULISMO: DÉCADAS DE 70 E 80 GOVERNOS MILITARES: IMPOPULARES, MESMO COM TODA A PROPAGANDA UFANISTA; MILAGRE ECONÔMICO: RESTRITO À CLASSE MÉDIA, NÃO ARREBATOU AS CAMADAS POPULARES; ESTRUTURA SINDICAL ENGESSADA PELA LEI DE SEGURANÇA NACIONAL E PELO AI-5; ABERTURA 74-85 (GOVERNOS GEISEL E FIGUEIREDO); FIM DOS ANOS 70: EMERGE O “NOVO SINDICALISMO” NO ABC PAULISTA.

18

19 ECOS DO POPULISMO: LULISMO. CARREIRA POLÍTICA TODA NO PT, DO QUAL FOI UM DOS FUNDADORES; LINHA POLÍTICA: SINDICALISMO. ATUAÇÃO COMO DEPUTADO CONSTITUINTE; SUCESSIVAS CANDIDATURAS À PRESIDÊNCIA (1989, 1994, 1998, 2002 E 2006 – VENCENDO AS DUAS ÚLTIMAS); PROJETOS QUE VARIARAM DO ESQUERDISMO RADICAL (ANOS 80) À ADEQUAÇÃO NEOLIBERAL.

20 LULISMO: NEOPOPULISMO? “NEOPOPULISMO” É MAIS UM NEOLOGISMO DO QUE UM CONCEITO COM BASE ACADÊMICA; AS CONDIÇÕES HISTÓRICAS DADAS À MONTAGEM DO POPULISMO VARGUISTA/JANGUISTA NÃO SE REARTICULARAM EM TEMPOS RECENTES – AO CONTRÁRIO, O CAPITALISMO NACIONAL E A ELITE DIRIGENTE NÃO PRECISAM MAIS DO “ESTADO DE COMPROMISSO”.

21


Carregar ppt "Permanências do Populismo no Brasil: Varguismo, Janguismo e Lulismo Específica Expressão no ENEM Prof. André Lopes 04/09/2016."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google