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PublicouPaula Freire Zagalo Alterado mais de 7 anos atrás
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SISTEMA PARA O CONTROLE DO FLUXO DE PROPOSTAS DE CUSTOMIZAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Valcir Willi Schmidt Prof. Wilson Pedro Carli, Orientador
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ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificação 4. Operacionalidade 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão 7. Extensões
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INTRODUÇÃO Devido a intensa competição no mercado de TI, as empresas devem ter a capacidade de responder em tempo hábil às exigências de manutenção e de atualização dos seus sistemas de informação. A empresa Senior Sistemas identificou inconsistências no fluxo de propostas de customização enviadas, onde parte era apoiado ao um sistema de help desk e outra parte era feita de forma manual.
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OBJETIVOS Desenvolver um sistema para o controle do fluxo de propostas de customização e registro de análises técnicas de customização. Registrar histórico das propostas elaboradas e suas diferentes versões; Disponibilizar a informação do andamento da proposta aos interessados; Disponibilizar o histórico do trabalho a ser executado utilizando o registro de analises técnicas; Disponibilizar relatório de acompanhamento do número de propostas faturadas e previstas para faturamento mensalmente.
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FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA MANUTENÇÃO DE SOFTWARE Existem 4 tipos de manutenção de software, preventiva, corretiva, perfectiva e adaptativa. MANUTENÇÃO ADAPTATIVA Este tipo de manutenção refere-se a necessidade de adaptar o software de acordo com a necessidade do ambiente, podem ser regras de negocio do cliente, alterações de hardware/software. CUSTOS DE MANUTENÇÃO A manutenção e um grande desafio que as empresas de TI tem que considerar em seu dia a dia, pois não é de se esperar que uma empresa troque todos os seus sistemas somente pelo fato de que a tecnologia empregada neles esta ultrapassada. Cerca de 70% dos custos do software são de manutenção.
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FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CUSTOMIZAÇÃO DE SOFTWARE Grande parte dos softwares tem que lidar com a questão de customização, para introduzir modificações que o tornem aderentes as necessidades de determinada empresa. Costuma ser uma fonte de renda quando pode ser vendida e reincorporada em novas versões do software, ou quando for possível agregar uma rede de serviços capaz de implementar sem modificar o produto.
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FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SISTEMA ATUAL A empresa possui um setor especializado em customizar artefatos dos seus sistemas; Existem 3 papéis no setor: analista de demanda, analista de desenvolvimento e programador; O fluxo atual segue desta forma: a solicitação é realizada pelo cliente através de chamado no sistema de help desk; o analista de demanda aplica os filtros; efetua a analise em conjunto com analista desenvolvimento; escreve proposta com valores e horas; registra planilha eletrônica com previsão de valores a faturar; se não aprovada lança na planilha de canceladas; se aprovada encaminha ao analista de desenvolvimento e programadores escreve planilha de testes; executa testes preenche checklist e entrega artefatos; analista demanda identifica propostas entregues no sistema help desk e gera faturamento.
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FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOLICITAÇÃO DE CUSTOMIZAÇÃO
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FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PLANILHA DE CONTROLE FATURAMENTO
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FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TRABALHOS CORRELATOS Petters (2007) descreve um sistema de para acompanhamento e gerenciamento de propostas, possibilitando a interação entre o analista e o cliente. Hardock (2008) descreve um sistema para gerenciar tarefas de projetos, e as pessoas que devem realizá-las. Proposital (2012), desenvolvido pela mesma, gerencia o envio e aprovação de propostas comerciais, gerando estimativas de faturamento.
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ESPECIFICAÇÃO Requisitos não funcionais
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ESPECIFICAÇÃO Casos de Uso
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ESPECIFICAÇÃO Diagrama do processo proposto.
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ESPECIFICAÇÃO Modelo Entidade-Relacionamento (MER)
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ESPECIFICAÇÃO Técnicas e ferramentas utilizadas Linguagem de programação Object Pascal; Borland Delphi 7; Banco de dados SQL Server 2008; SQL Server Management Studio; Pacote de componentes DevExpress e Alpha Controls, para Delphi.
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OPERACIONALIDADE Tela de acesso ao sistema
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OPERACIONALIDADE Tela principal
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OPERACIONALIDADE Tela de cadastro de propostas
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OPERACIONALIDADE Tela de registro de análise
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OPERACIONALIDADE Manutenção de Faturamento
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OPERACIONALIDADE Relatório de propostas aguardando faturamento
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OPERACIONALIDADE Gráfico com previsão de faturamento
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RESULTADOS E DISCUSSÕES Com o uso do registro de análises técnicas a comunicação das pendências em seus diversos estágios será possível agilizar o trabalho da equipe de customizações e reduzir o tempo de resposta aos clientes. Trará um melhor controle aos valores pendentes de faturamento, reduzindo a possibilidade de não faturamento de valores. Em relação aos trabalhos correlatos destaca-se a semelhança com o software da empresa Proposital, o qual gerencia o envio e aprovação dos valores das propostas comerciais.
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CONCLUSÃO Mais agilidade e confiabilidade ao trabalho da equipe de customizações. Objetivos atingidos. Propostas acompanhadas e faturadas em dia, evitando assim possíveis perdas de valores a faturar. Possibilidade de satisfação dos clientes, por ter um retorno no tempo esperado.
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EXTENSÕES integração com o sistema Soft Expert de controle de apontamento de horas e agendas dos programadores; gerenciamento de escopo de projeto, e estabelecimento de estimativas por pontos de função; disponibilizar a possibilidade de aprovação automática das propostas por e-mail.
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DEMONSTRAÇÃO FERRAMENTA
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