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SISTEMA PARA O CONTROLE DO FLUXO DE PROPOSTAS DE CUSTOMIZAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Valcir Willi Schmidt Prof.

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1 SISTEMA PARA O CONTROLE DO FLUXO DE PROPOSTAS DE CUSTOMIZAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Valcir Willi Schmidt Prof. Wilson Pedro Carli, Orientador

2 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificação 4. Operacionalidade 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão 7. Extensões

3 INTRODUÇÃO  Devido a intensa competição no mercado de TI, as empresas devem ter a capacidade de responder em tempo hábil às exigências de manutenção e de atualização dos seus sistemas de informação.  A empresa Senior Sistemas identificou inconsistências no fluxo de propostas de customização enviadas, onde parte era apoiado ao um sistema de help desk e outra parte era feita de forma manual.

4 OBJETIVOS Desenvolver um sistema para o controle do fluxo de propostas de customização e registro de análises técnicas de customização.  Registrar histórico das propostas elaboradas e suas diferentes versões;  Disponibilizar a informação do andamento da proposta aos interessados;  Disponibilizar o histórico do trabalho a ser executado utilizando o registro de analises técnicas;  Disponibilizar relatório de acompanhamento do número de propostas faturadas e previstas para faturamento mensalmente.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA MANUTENÇÃO DE SOFTWARE  Existem 4 tipos de manutenção de software, preventiva, corretiva, perfectiva e adaptativa. MANUTENÇÃO ADAPTATIVA  Este tipo de manutenção refere-se a necessidade de adaptar o software de acordo com a necessidade do ambiente, podem ser regras de negocio do cliente, alterações de hardware/software. CUSTOS DE MANUTENÇÃO  A manutenção e um grande desafio que as empresas de TI tem que considerar em seu dia a dia, pois não é de se esperar que uma empresa troque todos os seus sistemas somente pelo fato de que a tecnologia empregada neles esta ultrapassada.  Cerca de 70% dos custos do software são de manutenção.

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CUSTOMIZAÇÃO DE SOFTWARE  Grande parte dos softwares tem que lidar com a questão de customização, para introduzir modificações que o tornem aderentes as necessidades de determinada empresa.  Costuma ser uma fonte de renda quando pode ser vendida e reincorporada em novas versões do software, ou quando for possível agregar uma rede de serviços capaz de implementar sem modificar o produto.

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SISTEMA ATUAL  A empresa possui um setor especializado em customizar artefatos dos seus sistemas;  Existem 3 papéis no setor: analista de demanda, analista de desenvolvimento e programador;  O fluxo atual segue desta forma:  a solicitação é realizada pelo cliente através de chamado no sistema de help desk;  o analista de demanda aplica os filtros;  efetua a analise em conjunto com analista desenvolvimento;  escreve proposta com valores e horas;  registra planilha eletrônica com previsão de valores a faturar;  se não aprovada lança na planilha de canceladas;  se aprovada encaminha ao analista de desenvolvimento e programadores  escreve planilha de testes;  executa testes preenche checklist e entrega artefatos;  analista demanda identifica propostas entregues no sistema help desk e gera faturamento.

8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOLICITAÇÃO DE CUSTOMIZAÇÃO

9 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PLANILHA DE CONTROLE FATURAMENTO

10 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TRABALHOS CORRELATOS  Petters (2007) descreve um sistema de para acompanhamento e gerenciamento de propostas, possibilitando a interação entre o analista e o cliente.  Hardock (2008) descreve um sistema para gerenciar tarefas de projetos, e as pessoas que devem realizá-las.  Proposital (2012), desenvolvido pela mesma, gerencia o envio e aprovação de propostas comerciais, gerando estimativas de faturamento.

11 ESPECIFICAÇÃO  Requisitos não funcionais

12 ESPECIFICAÇÃO Casos de Uso

13 ESPECIFICAÇÃO Diagrama do processo proposto.

14 ESPECIFICAÇÃO  Modelo Entidade-Relacionamento (MER)

15 ESPECIFICAÇÃO Técnicas e ferramentas utilizadas  Linguagem de programação Object Pascal;  Borland Delphi 7;  Banco de dados SQL Server 2008;  SQL Server Management Studio;  Pacote de componentes DevExpress e Alpha Controls, para Delphi.

16 OPERACIONALIDADE  Tela de acesso ao sistema

17 OPERACIONALIDADE  Tela principal

18 OPERACIONALIDADE  Tela de cadastro de propostas

19 OPERACIONALIDADE  Tela de registro de análise

20 OPERACIONALIDADE  Manutenção de Faturamento

21 OPERACIONALIDADE  Relatório de propostas aguardando faturamento

22 OPERACIONALIDADE  Gráfico com previsão de faturamento

23 RESULTADOS E DISCUSSÕES  Com o uso do registro de análises técnicas a comunicação das pendências em seus diversos estágios será possível agilizar o trabalho da equipe de customizações e reduzir o tempo de resposta aos clientes.  Trará um melhor controle aos valores pendentes de faturamento, reduzindo a possibilidade de não faturamento de valores.  Em relação aos trabalhos correlatos destaca-se a semelhança com o software da empresa Proposital, o qual gerencia o envio e aprovação dos valores das propostas comerciais.

24 CONCLUSÃO  Mais agilidade e confiabilidade ao trabalho da equipe de customizações.  Objetivos atingidos.  Propostas acompanhadas e faturadas em dia, evitando assim possíveis perdas de valores a faturar.  Possibilidade de satisfação dos clientes, por ter um retorno no tempo esperado.

25 EXTENSÕES  integração com o sistema Soft Expert de controle de apontamento de horas e agendas dos programadores;  gerenciamento de escopo de projeto, e estabelecimento de estimativas por pontos de função;  disponibilizar a possibilidade de aprovação automática das propostas por e-mail.

26 DEMONSTRAÇÃO FERRAMENTA


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