A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências naturais ciências naturais 7º ANO 7º ANO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências naturais ciências naturais 7º ANO 7º ANO."— Transcrição da apresentação:

1 ciências naturais ciências naturais 7º ANO 7º ANO

2 Minerais (conceito) um mineral é um constituinte de todas as rochas, de origem inorgânica, natural, apresentando-se no estado sólido, com um estrutura interna cristalina e uma composição química fixa ou ligeiramente variável. Minerais (conceito) um mineral é um constituinte de todas as rochas, de origem inorgânica, natural, apresentando-se no estado sólido, com um estrutura interna cristalina e uma composição química fixa ou ligeiramente variável.

3 Dureza de um mineral quando um mineral risca e é riscado por um determinado termo da escala de mohs, então a sua dureza é igual ao desse termo.

4 Cor de um mineral é uma propriedade dos minerais que deve ser observada á luz natural, uma vez que é o resultado da observação das radiações luminosas que incidem sobre o mineral. Existem minerais que apresentam uma cor própria na natureza ao que existem outros que apresentam variadas cores.

5 BRILHO METÁLICO BRILHO NÃO METÁLICO Brilho diz respeito á qualidade e intensidade de luz refletida pela superfície desse mineral. Existe 2 tipos de brilho…

6 Traço o traço ou risca de um mineral é a cor que este apresenta quando reduzido a pó

7 Clivagem é a propriedade física que traduz a tendência que alguns minerais têm de se fragmentar segundo superfícies planas bem definidas, quando sujeitos á aplicação de uma força

8 Força é quando um mineral se fragmenta de forma irregular quando sujeito á aplicação de uma força. Designa-se de fratura

9 Génese das rochas sedimentares

10 Tipos de rochas

11 Processos de formação das rochas sedimentares

12 Meteorização Meteorização

13 fósseis

14 O que são fósseis? Considera-se um fóssil qualquer resto de um se vivo que habitou na terra há muito tempo ou qualquer vestígio da sua atividade, preservado nas rochas ou noutros materiais naturais, como o âmbar ou o gelo. A ciência que se dedica ao estudo dos fósseis é a paleontologia e os cientistas que a praticam são os paleontólogos. O que são fósseis? Considera-se um fóssil qualquer resto de um se vivo que habitou na terra há muito tempo ou qualquer vestígio da sua atividade, preservado nas rochas ou noutros materiais naturais, como o âmbar ou o gelo. A ciência que se dedica ao estudo dos fósseis é a paleontologia e os cientistas que a praticam são os paleontólogos.

15 fossilização A- o organismo morre. O seu corpo começa a ser coberto por sedimentos. B- as partes moles desaparecem, mas as partes duras resistem á decomposição. C- lentamente ocorre a mineralização dos ossos,ou seja, transformam-se em fosseis. D-milhões de anos mais tarde, os paleontólogos desenterram os ossos fossilizados fossilização A- o organismo morre. O seu corpo começa a ser coberto por sedimentos. B- as partes moles desaparecem, mas as partes duras resistem á decomposição. C- lentamente ocorre a mineralização dos ossos,ou seja, transformam-se em fosseis. D-milhões de anos mais tarde, os paleontólogos desenterram os ossos fossilizados

16  - A fossilização depende de vários fatores: - existência de partes duras ( ossos, dentes, conchas) - ausência de oxigénio ( na sua presença a decomposição é mais rápida). - ambiente em que os seres vivos viveram ( a decomposição é mais rápida em climas quentes ou terrestres e mais lento em climas frios ou aquáticos). - rapidez com que os seres vivos foram cobertos (sedimentos finos, resina, gelo, preservam melhor os detalhes)

17 Processos de fossilização Moldagem- processo no qual o ser vivo é substituido por sedimentos, ficando apenas registado as suas características exteriores Moldagem- processo no qual o ser vivo é substituido por sedimentos, ficando apenas registado as suas características exteriores

18 Mineralização- processo no qual o ser vivo é lentamente substituído por minerais, permitindo registar características da superfície e do interior desse organismo. processo no qual o ser vivo é lentamente substituído por minerais, permitindo registar características da superfície e do interior desse organismo.

19 conservação Processo no qual o ser vivo é completamente envolvido por uma substancia que o isola do oxigénio. O ser vivo é quase totalmente conservado. Processo no qual o ser vivo é completamente envolvido por uma substancia que o isola do oxigénio. O ser vivo é quase totalmente conservado.

20 Marcas Processo no qual ficam registados apenas os vestigios da atividade dos seres vivos. Exemplos: ovo, pegadas, excrementos… Processo no qual ficam registados apenas os vestigios da atividade dos seres vivos. Exemplos: ovo, pegadas, excrementos…

21 incarbonização Processo no qual o ser vivo é enriquecido em carbono, ocorrendo principalmente nas plantas Processo no qual o ser vivo é enriquecido em carbono, ocorrendo principalmente nas plantas

22 IDADE (PERMITEM DETERMINAR A IDADE DAS ROCHAS) VIVO (INFORMAÇÃO SOBRE GRUPOS EXTINTOS) Tipos de fósseis

23 FÁCEIS ( INFORMAM-NOS NO AMBIENTE EM QUE VIVIAM) TRANSIÇÃO (EVOLUÇÃO ENTRE GRUPOS)

24 Datação das rochas Datação absoluta Datação absoluta


Carregar ppt "Ciências naturais ciências naturais 7º ANO 7º ANO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google