A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Marcos Vinícius Luz.  Significado de tomografia.  A TC é um tipo especial de procedimento com raios X que envolve a medição da atenuação dos raios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Marcos Vinícius Luz.  Significado de tomografia.  A TC é um tipo especial de procedimento com raios X que envolve a medição da atenuação dos raios."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Marcos Vinícius Luz

2  Significado de tomografia.  A TC é um tipo especial de procedimento com raios X que envolve a medição da atenuação dos raios x.  A maioria dos cortes de TC são axiais ou transversais.  Para cada fatia, o tubo de radiação gira em torno do paciente para obter uma espessura de corte pré-selecionada.  A maioria dos sistemas de TC emprega o desenho de rotação contínua e “feixe em leque”.

3  As imagens são produzidas para cada rotação de 360º.  Enquanto o exame está sendo realizado, vão sendo obtidos perfis de atenuação.  Enquanto a mesa do paciente se move continuamente pelo gantry, uma radiografia digital é produzida.  Em alguns exames, o gantry pode ser angulado.

4  A TC pode ser definida como um exame radiológico exibido como imagens tomográficas finas de tecidos e conteúdo corporal, representando reconstruções matemáticas assistidas por computador.  VANTAGENS SOBRE A RADIOGRAFIA CONVENCIONAL ◦ A primeira é que as informações tridimensionais são apresentadas na forma de uma série de cortes finos. ◦ A segunda é que o sistema é mais sensível na diferenciação de tipos de tecido quando comparado com a radiografia convencional. ◦ Uma terceira vantagem é a habilidade para manipular e ajustar a imagem após ter sido completada a varredura.

5  Em 1971, Godfrey Hounsfield, inventa a TC.  No final da década de 70, começa o crescimento de vendas.  O primeiro tomógrafo do Brasil foi instalado em São Paulo, no Hospital da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficiência.  Em 1980, pesquisas demonstraram os avanços clínicos obtidos através da TC.  Em 1989, aparecem os primeiros aparelhos helicoidais.

6  Em meados da década de 90, surgem as aplicações em 3D.  Em 1992, começa a comercialização de equipamentos de tc de corte duplo.  Em 1998, surgem os aparelhos com quatro cortes simultâneos.  Em 2001, os radiologistas promovem um crescimento considerável nas aplicações clínicas.  Atualmente, já existem os tomógrafos multidetectores de 64, 128 e 320 canais, o que transformou o estudo cadíaco.

7

8

9

10  PRIMEIRA GERAÇÃO: ◦ Único detector de radiação; ◦ O feixe gerado pelo tubo é muito bem colimado. (lápis) ◦ A fonte e o detector são deslocados linearmente de cerca de 1º para cada nova aquisição. ◦ Tubo- detector são varridos 180° em torno do objeto; ◦ Demora no processo de aquisição (entre 4 e 5 min para obtenção de um corte). ◦ Qualidade da imagem ruim.

11  PRIMEIRA GERAÇÃO:

12  SEGUNDA GERAÇÃO: ◦ O tubo de raios x emitia um feixe em forma de leque. ◦ Aproximadamente 30 detectores. ◦ Tempo de corte: 20 a 60 segundos ◦ A qualidade da imagem ainda era muito ruim.

13  TERCEIRA GERAÇÃO: ◦ Um conj. de detectores que formam um arco móvel. ◦ Rotação tubo- detectores 360° ◦ Tempo de corte: entre 3 e 10 s ◦ O tubo descreve uma volta completa em torno do paciente, com a ampola emitindo raios x que, após atravessarem o corpo do paciente, são captados pelos detectores. ◦ A mesa avança mais um pouco, repetindo-se o processo. ◦ Melhoria na qualidade da imagem gerada.

14

15  QUARTA GERAÇÃO: ◦ Feixe de radiação em leque ◦ Anel de detectores (1.200 a 4.800) cobrindo em 360° o paciente, mas fixo. ◦ Redução da possibilidade de artefatos. ◦ Somente o tubo de raios x gira 360° ◦ Tempo de corte: 1 a 8 segundos

16  QUINTA GERAÇÃO (HELICOIDAL): ◦ O tubo de raios X tem mov. espiral e ao mesmo tempo ocorre mov. da mesa. ◦ O exame pode ser realizado em único episódio de apnéia. ◦ Melhora na qualidade de imagens e no rendimento diagnóstico. ◦ Os equipamentos helicoidais descrevem uma hélice em torno do paciente. ◦ TC convencional x TC helicoidal.

17  QUINTA GERAÇÃO (HELICOIDAL):  As imagens podem ser reconstruídas em diferentes planos ou em 3D. ◦ O giro dos detectores e do tubo ocorre na média de 1s. ◦ Um fator fundamental é pitch.

18  TC MULTICORTES: ◦ Possuem mais de uma fileira de detectores. ◦ Para cada volta completa do tubo de raios x, mais de um corte é gerado simultaneamente. ◦ Podem possuir 2,4,8,16,32,64,128,256 e até 320 canais. ◦ Há um modelo, que conta com dois tubos de raios x e dois detectores de 64 canais cada. ◦ É possível até mensurar a passagem do sangue pelos tecidos (estudo da perfusão).

19  TC MULTICORTES: ◦ Vantagem: a velocidade de obtenção de imagens, especialmente quando o movimento do paciente é um fator limitante. ◦ Essa obtenção mais rápida de imagens torna possíveis estudos cardiovasculares por TC. ◦ Uma segunda vantagem é a capacidade de adquirir um grande número de cortes finos rapidamente. ◦ Desvantagem: os custos significativamente maiores.

20

21  Todos os sistemas tomográficos computadorizados consistem em dois elementos principais - a unidade de varredura e o console de controle do operador.  A unidade de varredura é geralmente abrigada à parte em uma sala.  A aparência externa desses scanners de TC é semelhante.  A unidade de varredura consiste em duas partes - a mesa do paciente e o gantry.  A mesa do paciente fornece uma superfície razoavelmente confortável para o paciente.

22  Para a obtenção de imagens de corte único, essa mesa é programada para se mover a intervalos específicos entre o tubo/detetores em ciclos de 360°.  O gantry.  A profundidade na qual o paciente é colocado dentro da abertura determina o corte a ser estudado.  O gantry abriga o tubo de raios X e o conjunto detector de radiação.  Também está disponível uma unidade de TC móvel.

23

24  Um segundo elemento principal de qualquer sistema tomográfico computadorizado é o console de controle do operador.  Todos os controles necessários para que prossiga cada exame está localizado no console de controle do operador.  Esse console inclui controles para os fatores de exposição (kVp, mA, tempo de exame), assim como espessura do corte e seleções do pitch, direções de varredura e outras variáveis que podem ser específicas para o equipamento que está sendo utilizado.

25

26  Alguns consoles de controle incluem monitores únicos apenas e outros, vários monitores.  A maioria dos sistemas modernos usa uma combinação de discos ópticos e drives de disco rígido para armazenamento de alta capacidade.  Essa informação pode ser recuperada imediatamente a qualquer momento.

27  Impressoras a laser imprimem radiografias em filme para visualização.  Monitores de alta resolução são necessários para que os radiologistas leiam e interpretem as imagens se impressões do filme não forem obtidas.  Acessórios: suporte de crânio, suporte coronal, faixas de contenção, almofada para pescoço.

28

29

30

31 Tiririca


Carregar ppt "Prof. Marcos Vinícius Luz.  Significado de tomografia.  A TC é um tipo especial de procedimento com raios X que envolve a medição da atenuação dos raios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google