A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE- UNESC FACULDADES Profª Isabella Pinheiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE- UNESC FACULDADES Profª Isabella Pinheiro."— Transcrição da apresentação:

1 TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE- UNESC FACULDADES Profª Isabella Pinheiro

2 INTRODUÇÃO Formação de imagens por cortes: tomo, que significa corte ou secção. Tomografia linear: cortes no mesmo sentido, por meio da movimentação simultânea e oposta do tubo de raios x e do filme.

3 INTRODUÇÃO Hounsfield elaborou modificações na aparelhagem e transformou o método em tomografia computadorizada para aumentar sua eficácia. -Reconstruções de imagens de diferentes densidades; - Feixe de raio x fino; - Detectores de grande eficiência.

4

5 TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA Possui 3 unidades: -Unidade de varredura, composta pela ampola de raio x e os detectores; - Unidade de computação; - Unidade de apresentação da imagem obtida, composta por monitor de televisão e câmaras multiformato.

6 Tomógrafo

7 Sala de comando

8 Um feixe fino de Rx é captado por detectores de cintilação, sendo este movimento repetido continuadamente por 180 a 360 graus  formada a imagem por computação As imagens são obtidas isoladamente e reconstruídas em grupo.

9 Coeficiente de atenuação Unidade de Hounsfield – números de TC. Medidas de valores de absorção do Rx (densidade tissular). Razão entre a quantidade de radiação emitida pela ampola e a captada pelo detector. Coeficiente da água: zero Coeficiente do ar: -1000

10 EXEMPLOS DE COEFICIENTE TECIDONÚMERO TC AR-1000 PULMÃO-900 a -400 GORDURA-110 a -65 ÁGUA0 LÍQUOR10 SANGUE35 a 55 OSSOS130 a 2000

11 JANELAMENTO Técnica de janelas: windowing; visualizar os valores em uma certa faixa de TC; janelas mais estreitas são mais contrastadas e menor escala de cinzas; pequenas diferenças de absorção tissular.

12 Importância do janelamento Detectar pequenas diferenças de absorção tissular e, consequentemente, condições patológicas!

13

14 TC abdominal

15 TC de crânio

16

17 TC de face

18 VANTAGENS Obtenção de imagens em superposição; Capacidade de capturar diferenças mínimas de densidade tissular; Capacidade de detectar diferenças de densidade entre tecidos, por meio da análise dos números de TC. Não invasivo

19

20 DESVANTAGENS Maior quantidade de radiação ionizante; Método mais oneroso; Placas, parafusos de metal prejudicam a formação da imagem.

21 MEIOS DE CONTRASTE venosos, orais ou retógrados.

22 CONSIDERAÇÕES FINAIS Usada nas investigações de tumores e metástases PET-TC

23


Carregar ppt "TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE- UNESC FACULDADES Profª Isabella Pinheiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google