A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ONCOLOGIA DURAÇÃO: 60 horas PROFESSORA: Mª APARECIDA A. DANTAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ONCOLOGIA DURAÇÃO: 60 horas PROFESSORA: Mª APARECIDA A. DANTAS."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ONCOLOGIA DURAÇÃO: 60 horas PROFESSORA: Mª APARECIDA A. DANTAS.

2 O corpo humano é formado por células que se organizam em tecidos e órgãos; O ciclo normal de uma célula obedece as seguintes etapas: se dividem, amadurecem e morrem assim se renovando. O câncer por sua vez surge quando as células normais deixam de seguir estas etapas, sofrem mutações provocando danos em seus genes.

3 CÂNCER – Conceito O câncer não é uma doença isolada, com etiologia única, pelo contrário, é um grupo de patologias distintas com diferentes causas, manifestações, tratamentos e prognósticos. As células cancerosas são descritas como neoplasias malignas, demonstram crescimento celular descontrolado que não obedece a demanda fisiológica. Brunner e Suddarth

4 CÂNCER Os crescimentos benignos e malignos são classificados e nomeados de acordo com o tecido de origem. Padrões de crescimento celular: hiperplasia (aumento de um número de células de um tecido), metaplasia (conversão de um tipo de célula madura em um outro tipo de célula), displasia (crescimento de células que diferem em tamanho, forma ou em um mesmo tecido), anaplasia (usualmente malignas, diferem em formato e organização das células de origem) e neoplasias.

5 Tipo TissularTumor BenignoTumor Maligno Epitelial SuperficialPapilomaCarcinoma de células escamosas Conjuntivo ÓsseoOsteomaOsteossarcoma Muscular LisoLeiomiomaLeiomiossarcoma Hematológico Linfócito------------------------ ------------------ Leucemia/linfoma linfócito Tecido Neural MeningesMeningiomaSarcoma meníngeo Tecido Endotelial Vasos Linfáticos Vasos Sanguíneos Linfangioma Hemangioma Linfangiossarcoma Hemangiossarcoma

6 As células benignas e malignas diferem de acordo com as características de crescimento celular, como: Velocidade de crescimento; Modalidade de crescimento; Efeitos generalizados; Capacidade de metástases; Destruição do tecido e capacidade de provocar a morte.

7 Características da células malignas São células indiferenciadas, apresentam pouca semelhança com as células do tecido de origem, crescem na periferia e envia os processos que se infiltram e destroem os tecidos, a velocidade de crescimento é variável, gera metástase, causa anemia, astenia e perda de peso, lesão tissular e morte. Alterações da membrana celular (afeta o movimento do liquido), proteínas especiais, núcleos (pleomorfismo), anormalidades cromossomiais e velocidade de mitose.

8 Os processos patológicos malignos apresentam capacidade de permitir a disseminação ou transferência das células cancerosas de um órgão ou região do corpo para outro por invasão ou metástase. Invasão Crescimento do tumor primário para dentro de tecidos adjacentes e espaços intersticiais através da pressão mecânica exercida pelas neoplasias de proliferação rápida, as células malignas são menos aderentes podendo desprender-se do tumor primário.

9 Metástase Disseminação ou desprendimento das células malignas pelo tumor primário para sítios a distancia através da difusão das células para cavidades corporais, ou através da circulação linfática e sanguínea. Disseminação Linfática Ocorre o transporte das células tumorais através da circulação linfática.

10 Disseminação Hematogênica Ocorre através da corrente sangüínea, estando relacionada com a vascularização do tumor.

11 Angiogênese Crescimento de novos capilares a partir do tecido hospedeiro através da liberação dos fatores de crescimento e enzimas.

12 Carcinogênese Iniciação – substâncias químicas (aminas aromáticas, corantes de anilina, pesticidas, fumo, serragem, asbesto, etc.), fatores físicos (raios ultravioletas do sol, radiação) e agentes biológicos (vírus e bactérias), escapam dos mecanismos enzimáticos normais e alteram a estrutura genética do DNA.

13

14 Carcinogênese Processo celular que compreende três etapas: Iniciação, Promoção, Progressão. Promoção – a exposição repetida para promover os agentes causa a expressão de informações genéticas anormais ou mutantes mesmo depois da latência. Progressão – alterações formadas durante a iniciação e promoção exibem comportamentos maligno.

15


Carregar ppt "CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ONCOLOGIA DURAÇÃO: 60 horas PROFESSORA: Mª APARECIDA A. DANTAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google