A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Cardiovascular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Cardiovascular"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Cardiovascular
Prof. Jair

2 FUNÇÕES Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das vias digestivas aos tecidos Transporte de toxinas Distribuição dos hormônios vindos das glândulas, vitaminas e carboidratos. Distribuição de anticorpos Manutenção da temperatura Eliminação de resíduos

3 Sistema Circulatório O sistema cardiovascular ou circulatório é formado por uma rede de tubos de diversos calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula sangue, impulsionado pelas contrações rítmicas do coração

4

5

6 Vasos Sanguíneos

7 Sangue Células Sanguíneas Plasma

8 COMPOSIÇÃO DO SANGUE O sangue humano faz parte do sistema circulatório, formado também pelo coração e vasos sanguíneos. Sua principal função é a distribuição dos nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células do corpo humano. Enquanto vai passando pelo corpo, ele deixa alimento e oxigênio e recolhe os resíduos produzidos durante o metabolismo das células dos diferentes tecidos. FUNÇÕES: Hemácias: transporte de gases Leucócitos: imunidade e defesa Plaquetas: coagulação do sangue Na maioria dos vertebrados o sangue é formado pelo plasma (parte líquida do sangue que contém diversas substâncias), hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas (fragmentos celulares). Os glóbulos e as plaquetas representam 45% da composição do sangue, que circula pelos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares). As artérias o conduzem do coração para os órgãos e tecidos do corpo, enquanto nas veias ele flui em sentido inverso.

9 Plasma Plasma sanguíneo - É uma solução aquosa amarelada constituída de água, sais minerais e proteínas. Sua função é transportar essas substâncias pelo corpo. O plasma representa cerca de 55% do volume sanguíneo. A água constitui 95% de sua massa. Os outros 5% são de proteínas, sais, hormônios, nutrientes, gases e excreções. As principais proteínas do plasma são a albumina, com papel importante na manutenção da pressão osmótica do sangue, e a imunoglobulinas, importantes anticorpos.

10

11 Células Sanguíneos Hemácias - Também chamadas de eritrócitos ou glóbulos vermelhos, elas são células compostas por moléculas de hemoglobina, proteína responsável pela cor vermelha do sangue. Sua função é transportar o oxigênio para o corpo. As hemácias correspondem a cerca de 42 a 47% do volume do sangue. Homens adultos saudáveis possuem entre 4,1 e 6 milhões de hemácias por milímetros cúbicos de sangue. Já mulheres adultas saudáveis, entre 3,9 e 5,5 milhões por milímetros cúbicos de sangue.

12

13 Leucócitos - Conhecido como glóbulos brancos, os leucócitos são células responsáveis por defender o organismo contra microrganismos invasores e correspondem a 1% do volume do sangue no corpo. Em condições normais há entre quatro e 12 mil leucócitos em cada milímetro cúbico de sangue humano.

14

15 Trombócitos Plaquetas - são agentes importantes na coagulação do sangue e correspondem a menos de 1% do volume do sangue. O organismo humano possui cerca de 300 mil por milímetro cúbico. No caso de um ferimento as plaquetas são ativadas e aderem ao local da lesão liberando a enzima tromboplastina, que resulta no coagulo do sangue.

16

17 COAGULAÇÃO DO SANGUE

18 CORAÇÃO É um órgão muscular que apresenta 4 cavidades:
2 átrios ou aurículas (direito e esquerdo) e 2 ventrículos (direito e esquerdo)

19 CIRCULAÇÃO NO CORAÇÃO Tipos de circulação: Venosa:
- sangue rico em CO2 - CO2 produzido na respiração celular Arterial: - sangue rico em O2 - O2 vindo dos pulmões Obs.: A hemoglobina das hemácias transporta os gases

20 COMUNICAÇÃO O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito pela válvula tricúspide. O átrio esquerdo , por sua vez, comunica-se com o ventrículo esquerdo pela válvula bicúspide.

21 O nosso coração funciona como uma bomba de sangue, se ele para de funcionar nosso corpo se prejudica e morremos. O sangue para de circular, nossas células param de ser irrigadas e o corpo todo para de funcionar. O ciclo cardíaco se divide em duas fases: sístole e diástole.  Sístole: A sístole é o período de contração muscular do coração. Nesse período do ciclo cardíaco as válvulas pulmonar e aórtica são abertas e o sangue é ejetado rapidamente do ventrículo esquerdo para a aorta e, do ventrículo direito para a artéria pulmonar. No período de ejeção, com as válvulas aórtica e pulmonar abertas, a pressão entre o ventrículo e a artéria correspondente são iguais. Diástole: Diástole é o período de relaxamento do coração. O sangue entra na aurícula direita e na aurícula esquerda, vindo, respectivamente, das veias cavas (superior e inferior) e das veias pulmonares. Nesta fase, as válvulas tricúspide e bicúspide encontram-se abertas, permitindo, assim, a entrada passiva de sangue das aurículas para os ventrículos. As válvulas semilunares encontram-se fechadas, o que impede a saída de sangue do coração.

22 Sístole X Diástole Sístole- Período de contração muscular cardíaca que alterna com período de repouso. A cada batimento cardíaco, os átrios contraem-se primeiro- sístole arterial. Os ventrículos contraem-se posteriormente, bombeando o sangue para fora do coração, para as artérias, o que corresponde à sístole ventricular.

23

24 Hemofilia Doença hereditária, a coagulação não ocorre por causa da deficiência na formação de uma proteína plasmática, o fator VIII, pelo organismo.

25

26 Leucemia

27 O que é Leucemia? A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sangüíneas normais. A medula é o local de formação das células sangüíneas, ocupa a cavidade dos ossos e é conhecida popularmente por tutano. Nela são encontradas as células mães ou precursoras, que originam os elementos do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e plaquetas.

28 Caminhada pela vida

29 Aterosclerose

30

31


Carregar ppt "Sistema Cardiovascular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google