A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modos de Orar: Evangelho Segundo o Espiritismo: Capítulo XXVII Livro dos Espíritos: Livro III, Cap. II – Lei de Adoração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modos de Orar: Evangelho Segundo o Espiritismo: Capítulo XXVII Livro dos Espíritos: Livro III, Cap. II – Lei de Adoração."— Transcrição da apresentação:

1 Modos de Orar: Evangelho Segundo o Espiritismo: Capítulo XXVII Livro dos Espíritos: Livro III, Cap. II – Lei de Adoração

2 Termo em Latim “RE-CITARE” : 1 - Re: Novamente 2 - Declamar, textos 3 - Dizer em Voz Alta 4 - Repetir Orações Fizemos uma Prece/Oração para iniciar... Prece Termo em Latim “PREX” : 1 - Pedido 2 - Súplica 3 - Chamado Solitário 4 - Pensamento à Divindade OrarRezar Termo em Latim “ORARE” : 1 - Pronunciar um Fórmula 2 - Discurso, falar em público 3 - “Orador” e “Oratória” 4 - Falar à Divindade Todos precisaram repetir para Deus ouvir? Capítulo XXVII do Evangelho: Traz conceitos belíssimos ensinando que a base da Prece é nosso pensamento e sentimento. É uma benção do Pai Criador que permite a ligação, comunicação com ele por meio de nosso altar interior, em qualquer situação. (Orai e Vigiai - Não te Hora)

3 A prece é um ato de comunicação: E sua matéria prima é o Pensamento. Nós atraímos o que efetivamente sentimos e pensamos em nossas orações, não o que efetivamente falamos. No Plano material já é assim: Raul Teixeira: Falar. O que é a Prece? Principalmente pelo nosso imediatismo, querendo os fatos que são convenientes, segundo nossa visão limitada da vida. Poucos sentem de Verdade o plano Espiritual como Real... Nos falta FÉ na mudança interior para a Vida Futura. Poucos analisam as consequências dos próprios pedidos... (Estado Moral) Deus nunca nos Desampara! Será que não estamos pedindo como crianças?

4 Só que essa conversa íntima deveria ser contínua “Dai-me Forças”; “Obrigado Sr.”; “Acalme ele Pa”i Independente do culto, a prece deve ser dita logo ao retornar do sono; elevando à Deus com reconhecimento por todos os benefícios recebidos até àquele dia (Saúde, família, Casa, comida, vida, resgate por mais um dia, Noite passada) O primeiro dever de toda criatura humana, o primeiro ato que deve assinalar a sua volta à vida ativa de cada dia (mundo material), é a prece. (E.S.E – Cap. XXVII-22) Que hora eu começo Prece?

5 De forma técnica a prece é uma Projeção do Pensamento, que estabelece uma corrente fluídica que se desloca pelo universo Todos os seres, encarnado e desencarnado, estão mergulhados no fluido universal que ocupa o espaço, como neste planeta estamos nós na atmosfera formada pelo Ar. (ar som). O Fluído Cósmico Universal transmite o pensamento, assim como o AR transmite o SOM. (Falar) Mas esse deslocamento não ocorre de maneira Linear e esporádica. O Processo de Comunicação: Nosso pensamento gera energia contínua que se espalha como onda ao nosso redor e em direção aos nossos desejos. Essa massa energética tangencia tudo que está em nossa Volta.

6 Reconhecer a Grandeza e supremacia de Deus sobre todas as coisas, aceitando-o como criador, causa primária de tudo o que existe, bendizendo-lhe o nome. Solicitar auxílio, reconhecer com humildade que sozinhos não somos capazes de modificar uma situação. Recorrer à Deus em busca de equilíbrio, força, paciência, alívio se possível e coragem para vencer as Provas e expiações dessa existência. Reconhecer as inúmeras bênçãos recebidas, ainda que em diferentes graus de aceitação: a alegria, a bênção do trabalho, a oportunidade de servir, a esperança, a família, os amigos, a dádiva da vida. Propriedades da Prece: Louvar Pedir Agradecer Podemos propor três coisas: O que é que temos Pedido?

7 658(LE): A prece é sempre agradável a Deus quando é feita pelo coração, porque a intenção é tudo para ele. A prece simples, mas feita com sentimento puro e sinceridade é muito mais valorizada do que as longas preces escritas, por mais belas que sejam, onde apenas os lábios são utilizados e o pensamento fica vago. Qualidades da Prece: Sinceridade

8 Por isso, todas as pessoas são capazes de fazer preces maravilhosas se doarem de si mesmo, se colocarem para fora o seu desejo e sentimento, sem receio pois só a Deus é permitido o julgar. (Preocupamos Muito com as pessoas) Por que existe então, mesmo no espiritismo, orações ditadas por espíritos e publicadas em livros?? Para ensinar aos homens a raciocinar quando se dirigem a Deus e fazê-lo entender como se põe para fora passo a passo os sentimento também com inteligência. Estas orações são formas de auxiliar a organizar as ideias e fortalecer a concentração e direcionamento mental. Nos mostram também nossas verdadeiras Necessidades Propriedades e Qualidades da Prece: A prece só tem valor pela Sinceridade do objetivo à que está associada, deve ser Clara. Muitas vezes uma só palavra pode ser poderosa prece; (Caboclo)

9 O quanto efetivamente queremos de verdade o que pedimos, da a força que impulsiona o estímulo. Mas Falta Uma Coisa Ainda... Merecimento Propriedades e Qualidades da Prece: Sentimento: Razão: Vontade Por meio de nossa inteligência, do discernimento fornecemos direção ao Pensamento; A pureza e sinceridade do nosso coração dá a Cor, a qualidade e o padrão vibratório a nossa emissão;

10 Devemos deixar de lado os maus pensamentos contra os que nos cercam, se entregando ao roteiro deixado pelo mestre: a Prática do Bem. Só então nossa prece verdadeiramente ganha força, pois virá de um coração puro. (A Prece do Justo tem Poder... ) Jesus ressalta a Lei de Causa e Efeito também na Prece: Fortalecendo nossa Prece “Quando vos apresentardes para orar, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, a fim de que vosso Pai, que está nos céus, perdoe também os vossos pecados. Se vós não perdoais, vosso Pai que está nos céus, não vos perdoará também os vossos pecados”. (Mateus Cap. VI, v. 5-8)

11 Não é ato de amor assistir um irmão numa necessidade, moral ou física? A prece do dia é o cumprimento com amor dos Deveres, sem exceção, Fortalecendo nossa Prece O Trabalho no Bem é a Maior Prece, que nos liga a o Deus de Verdade.

12 Fortalecendo nossa Prece “Deus sabe discernir o bem e o mal; a prece não oculta os erros. Aquele que pede a Deus o perdão de suas faltas, não o obtém se não mudando de conduta. As boas ações são as melhores preces, porque os atos valem mais que as palavras”. (661)

13 Jesus e Kardec deixam claro que a prece aliada à nossas ações, santifica nossas intenções e assim é verdadeiramente ouvida por Deus. Reflexão: Palestrante Igor Mateus do Lar Alvorada Nova Nos alerta: Se em minha vida ajo, fechando meu coração ao amor de meus irmãos. É inútil dizer: PAI NOSSO. Se os meus valores são representados pelos bens da terra. É inútil dizer: Que Estaisno Céu. Se sou cristão apenas por medo e superstição É inútil dizer: Santificado Seja O Vosso Nome. Se acho tão sedutora a vida aqui, cheia de supérfluos. É inútil dizer: Venha a nós o Vosso Reino. Se no fundo o que eu quero mesmo é que os meus desejos se realizem. É inútil dizer: Seja feita A Vossa Vontade.

14 Reflexão: Palestrante Igor Mateus do Lar Alvorada Nova Nos alerta: Se prefiro acumular riquezas, desprezando quem que passam fome. É inútil dizer: O Pão Nosso De Cada Dia Nos dai Hoje. Se não importo em ferir, injustiçar, oprimir e magoar aos que atravessam o meu caminho. É inútil dizer: Perdoai As Nossas ofensas, Assim Como Nós Perdoamos A Quem Nos Tem Ofendido. Se escolho sempre o caminho mais fácil, que nem sempre é o caminho do Cristo. É inútil dizer: E Não Deixeis Cair Em Tentação. Se por minha vontade procuro os prazeres materiais e tudo os Vícios me seduzem. Será inútil dizer: LIVRAI-NOS DO MAL....

15 Que possamos criar Força para fazer de cada dia de nossas vidas a verdadeira PRECE que nos liga à Deus e ao Mestre Jesus.


Carregar ppt "Modos de Orar: Evangelho Segundo o Espiritismo: Capítulo XXVII Livro dos Espíritos: Livro III, Cap. II – Lei de Adoração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google