A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cluster Windows Server.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cluster Windows Server."— Transcrição da apresentação:

1 Cluster Windows Server

2 Conceito Cluster é definido como um conjunto de computadores, onde dois ou mais computadores trabalham de maneira conjunta. Os computadores dividem as tarefas de processamento e trabalham como se fosse um único computador.

3 O que é um Cluster ou Clustering
É o nome dado a um sistema montado com mais de um computador. Cada computador de um cluster é denominado de nó ou nodo. Todos devem ser interconectados e formarem uma rede, de qualquer topologia. O sistema operacional dos computadores na rede deve ser o mesmo, devido à particularidade em cada sistema.

4 O que é um Cluster ou Clustering
Independente do S.O é preciso usar um software que permita a montagem do cluster em si, que vai ser responsável pela distribuição do processamento. que exista, um cluster precisa de pelo menos dois computadores.

5 Um cluster de servidor pode consistir em até oito nós e pode ser configurado de três formas: Como um cluster de nó único Como cluster de servidor de dispositivo de quorum único Como cluster de servidor de conjunto de nó principal.

6 Objetos do cluster Os objetos de cluster são as unidades físicas e lógicas gerenciadas pelo serviço. Cluster Cada objeto é associado a: Uma ou mais propriedades, ou atributos que definem o objeto e seu comportamento dentro do cluster. Um conjunto de códigos de controle de cluster usado para manipular as propriedades do objeto. Um conjunto de funções de gerenciamento de objetos usado para gerenciar o objeto por meio do serviço Cluster

7 Cluster NLB NLB Cluster NLB Virtual IP Address NLB Host NLB Host

8 O que é NLB (Network Load Balancing)?
É uma tecnologia de cluster oferecida pela Microsoft como parte de todos os Windows 2000 e Windows Server 2003 sistemas operacionais da família. NLB usa um algoritmo distribuído para trafego de rede e equilíbrio entre numero de servidores.

9 O que é NLB (Network Load Balancing)?
Oferece alta disponibilidade através da detecção de falhas de host operacionais. O serviço de Balanceamento de Carga de Rede melhora a disponibilidade e a adaptabilidade de aplicativos de servidor da internet, como aqueles utilizados na web, FTP, Firewall, Proxy VPN e outros servidores de missão crítica.

10 Módulos de funcionalidade do cluster (NLB)
Operam no modo unicast ou no modo multicast. Modo Unicast Modo de operação padrão O MAC real da interface de rede é alterado.  Todos os nós do cluster usam o mesmo endereço MAC.

11 Atribui dois endereços de multidifusão a cada adaptador do cluster.
Modo Multicast Atribui dois endereços de multidifusão a cada adaptador do cluster. Todos os nós do cluster mantêm o seu endereço MAC original. Requer uma configuração adicional no switches

12 Criando um novo cluster NLB
Requisitos de hardware Duas placas de rede 256 memórias RAM Windows Standard

13 Criando um novo cluster NLB
1 – Vá em iniciar >> ferramentas administrativas >> Network Load Balancing Manager 2 – Clique com botão direito no item Network Load Balancing Clusters 3 – Clique em New Cluster 4 – Na janela Clusters Parameters entre com IP da sua rede administrativa

14

15 Criando um novo cluster NLB
5 – No item Full Internet name  coloque Cluster.nome do domínio 6 – Selecione o item Cluster operation mode a opção Multicast 7 – Clique em Next 8 – Clique em next (novamente) 9 – Na janela no item Port Rules clique no botão Edit

16

17 Criando um novo cluster NLB
10 – Na janela Add/Edit port rules siga esta configuração – olhe a imagem01 Selecione port range from 3389 to 3389 Protocolos: TCP Filtering mode: Multiple host Clique no botão OK 11 – Na janela Connect, entre com IP do primeiro nó , em nosso caso é e clique em Connect 12 – Selecione a interface da sua rede administrativa e clique em NEXT 13 – Na janela Host Parameters clique em FINISH

18 Afinidade & Nenhuma Afinidade
Os clusters que atuam com o modo afinidade refere-se ao equilíbrio do carregamento baseado no endereço do IP de origem da conexão que chega ou seja ele redireciona automaticamente todas as solicitações do mesmo membro do cluster . No caso de não existir a afinidade referente ao equilíbrio do carregador baseado no endereço IP que chega a seu número de portas.

19 Outros Tipos De Cluster
Cluster Beowulf Cluster para Alta Disponibilidade(High Availability (HA) and Failover) Combinação HA & Load Balancing Processamento Distribuído ou Processamento Paralelo (HPC) Compute High Performance Computing Servidor Cluster Microsoft (MSCS)

20 Cluster De Failover No Windows 2000 e Windows a funcionalidade de cluster é conhecida como Cluster Service, já no Windows 2008 e Windows 2008 R2, o serviço mudou de nome para Cluster de Failover. 

21 Windows Server 2008 O serviço teve mudanças e novidades, e algumas das diferenças foram: A simplificação do serviço, com o intuito de tornar-lo mais seguro e aumentar sua estabilidade. A instalação e o gerenciamento do cluster estão mais fáceis.

22 Windows Server 2008 Aperfeiçoamentos na interação de interfaces com pastas compartilhadas que é mais simples, e com menor probabilidade de erros. Além de novas funcionalidades fornecidas: Como o novo recurso de validação, que pode ser executado teste para verificar se a configuração do sistema, do armazenamento e da rede. E o suporte para discos GGT (tabela de partição GUID) no armazenamento de cluster.

23 tipos de configuração de modelos de clusters
Clusters de servidor de conjunto de nós principais possuem dois ou mais nós que podem ou não estar conectados a um ou mais dispositivos de armazenamento de cluster. Os dados de configuração do cluster são armazenados em vários discos em todo o cluster e o serviço Cluster assegura que a coerência desses dados seja mantida nos diversos discos.

24 Clusters do servidor com diversos nós
Os clusters podem ser usados para uma infinidade de aplicações. Como exemplo: previsão metereológica, simulações geotérmicas, renderizações de efeitos especiais, simulações financeiras

25 tipos de configuração de modelos de clusters
Podem ser definidos de acordo com um dos três diferentes tipos de configuração: Clusters de servidor de nó único podem ser configurados com ou sem dispositivos externos de armazenamento de cluster. Neste tipo de cluster, o disco é configurado como um dispositivo de armazenamento de cluster.

26 tipos de configuração de modelos de clusters
Clusters de servidor de dispositivo de quorum único possuem dois ou mais nós e são configurados de forma que cada nó e conectado a um ou mais dispositivos de armazenamento de cluster. Os dados de configuração do cluster são armazenados em um dispositivo de armazenamento de nó único.


Carregar ppt "Cluster Windows Server."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google