A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÍNGUA PORTUGUESA: Regência Verbal (volume 3)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÍNGUA PORTUGUESA: Regência Verbal (volume 3)"— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA PORTUGUESA: Regência Verbal (volume 3)
Prof. Nelson Guerra Baixe arquivos: 1

2 CONCEITOS INICIAIS Observe o diálogo, Carlos Drummond de Andrade: — Alô. Eu queria saber é quem está no aparelho. — Ah, sim. No aparelho não está ninguém. — Como não está se você está me respondendo? — Eu estou fora do aparelho. Dentro do aparelho não cabe ninguém. — Engraçadinho! Então, quem está ao aparelho? — Agora melhorou. Estou eu, para servi-lo. Percebeu o erro? 

3 CONCEITOS INICIAIS Observe o diálogo, Carlos Drummond de Andrade : — Alô. Eu queria saber é quem está no aparelho. — Ah, sim. No aparelho não está ninguém. — Como não está se você está me respondendo? — Eu estou fora do aparelho. Dentro do aparelho não cabe ninguém. — Engraçadinho! Então, quem está ao aparelho? — Agora melhorou. Estou eu, para servi-lo. Nesse contexto, estar em...  Estar dentro estar a...  Estar próximo

4 CONCEITOS INICIAIS Portanto, a REGÊNCIA VERBAL estuda a relação existente entre o verbo e seu complemento. Há verbos que EXIGEM (REGEM) complemento com a presença obrigatória de uma preposição. São verbos transitivos indiretos (VTI) e seus completos são chamados de objetos indiretos. Ex.: Valfrídío gosta de goiaba. (gosta de algo). Há verbos que NÃO EXIGEM (NÃO REGEM) preposição alguma para serem complementados. São verbos transitivos diretos (VTD) e seus complementos são chamados objetos diretos. Ex.: Valfrídio ama goiaba. (ama algo). Em diversos idiomas há dicionários de regência.

5 VERBOS QUE APRESENTAM DIFICULTADES
Aspirar Assistir Ir / Chegar (Des)obedecer Preferir Lembrar /esquecer Outros casos É muito comum a cobrança do conhecimento da regência destes verbos em provas de concursos e vestibulares

6 VERBOS QUE APRESENTAM DIFICULTADES
 No sentido de respirar / inalar é VTD e, portanto, não rege (não exige) nenhuma preposição  objeto direto. Ex.: Aspirei poeira ontem. (aspirar algo)  Mas no sentido de pretender / desejar é um VTI regendo (exigindo) objeto indireto com a preposição “a”. Ex.: Ela aspira a um prêmio. (aspirar a algo) Aspirar Assistir Ir / Chegar (Des)obedecer Preferir Lembrar /esquecer Outros casos

7 VERBOS QUE APRESENTAM DIFICULTADES
Aspirar Assistir Ir / Chegar (Des)obedecer Preferir Lembrar /esquecer Outros casos  No sentido de socorrer / prestar assistência é VTD e, portanto, não rege (não exige) nenhuma preposição obj.direto: O médico assistiu o doente. (assistir alguém)  No sentido de ver / estar presente é VTI regendo (exigindo) obj.indireto com preposição “a”. Ex.: Ela assistia ao filme. (assistir a algo)

8 VERBOS QUE APRESENTAM DIFICULTADES
Aspirar Assistir Ir / Chegar (Des)obedecer Preferir Lembrar /esquecer Outros casos Não use “em”. Em relação ao destino, use a preposição “a”: Ele chegou em Curitiba. (errado) Ele chegou a Curitiba. (correto) Ele foi em Portugal. (errado) Ele foi a Portugal. (correto) Ele foi para Portugal. (correto) (Observe que o verbo IR também aceita a preposição “para”).

9 VERBOS QUE APRESENTAM DIFICULTADES
Aspirar Assistir Ir / Chegar (Des)obedecer Preferir Lembrar /esquecer Outros casos Nunca são VTD. São sempre VTI, regendo a preposição “a”: Desobedeci o pai. (errado) Desobedeci ao pai. (correto) Obedeça a sinalização.(errado) Obedeça à sinalização.(correto)

10 VERBOS QUE APRESENTAM DIFICULTADES
Aspirar Assistir Ir / Chegar (Des)obedecer Preferir Lembrar /esquecer Outros casos É um VTDI, exigindo dois objetos: um direto (sem preposição) e outro indireto (com a preposição “a”). Não use “do que”. Observe bem os exemplos: - Prefiro o café ao chá. (correto) - Prefiro o café do que o chá.(errado) - Prefiro mais o café do que o chá.(errado)

11 VERBOS QUE APRESENTAM DIFICULTADES
Aspirar Assistir Ir / Chegar (Des)obedecer Preferir Lembrar /esquecer Outros casos 1) São VTI com a preposição “de”, quando acompanhados de pronome oblíquo: - Eu me esqueci do dinheiro. - Ela se esqueceu da apostila. 2) São VTD (sem preposição) quando não acompanhados de pronome oblíquo: - Eu esqueci o dinheiro. - Ela esqueceu a apostila. Errados: Eu esqueci do dinheiro. Ela esqueceu da apostila.

12 VERBOS QUE APRESENTAM DIFICULTADES
Aspirar Assistir Ir / Chegar (Des)obedecer Preferir Lembrar /esquecer Outros casos Veja na apostila 3

13 ATIVIDADE Prefiro ir a cavalo pro lado errado a ir a pé pro lado certo! (preferir uma coisa a outra coisa)

14 SEGUNDA PARTE REGÊNCIA VERBAL diante dos pronomes relativos: que, quem, o qual, cujo, onde/aonde Lembre-se de que a preposição deve estar presente em frases complexas, se exigida pelo verbo, diante dos pronomes relativos, que são aqueles que relacionam uma oração a outra. 14

15 QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado
01.[__] As moças as quais você saiu ontem ligaram agora. 02.[__] Chegaram agora os contratos que o contador discorda. 03.[__] As provas as quais o advogado se referiu foram perdidas. 04.[__] Foram suspensos os lanches os quais os presos detestam. 05.[__] Os maridos que as esposas confiam foram demitidos. 06.[__] Arrumamos as janelas que os ladrões entraram. 07.[__] Encontrei os documentos em que as fotos eram antigas. 08.[__] O bairro que o Dioclézio mora é arborizado. Respostas 

16 QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado
01.[__] As moças as quais você saiu ontem ligaram agora. E: com as quais ou com quem  Você saiu com as moças.

17 QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado
DE + OS = DOS. 01.[__] As moças as quais você saiu ontem ligaram agora. E: com as quais ou com quem  Você saiu com as moças. 02.[__] Chegaram agora os contratos que o contador discorda. E: de que ou dos quais  Contador discorda dos contratos.

18 QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado
DE + OS = DOS. A + AS = ÀS. 01.[__] As moças as quais você saiu ontem ligaram agora. E: com as quais ou com quem  Você saiu com as moças. 02.[__] Chegaram agora os contratos que o contador discorda. E: de que ou dos quais  Contador discorda dos contratos. 03.[__] As provas as quais o advogado se referiu foram perdidas. E: a que ou às quais  O advogado se referiu às provas.

19 QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado
DE + OS = DOS. A + AS = ÀS. 01.[__] As moças as quais você saiu ontem ligaram agora. E: com as quais ou com quem  Você saiu com as moças. 02.[__] Chegaram agora os contratos que o contador discorda. E: de que ou dos quais  Contador discorda dos contratos. 03.[__] As provas as quais o advogado se referiu foram perdidas. E: a que ou às quais  O advogado se referiu às provas. 04.[__] Foram suspensos os lanches os quais os presos detestam. C: que ou os quais  O presos detestam os lanches.

20 QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado
DE + OS = DOS A + AS = ÀS EM + OS = NOS 01.[__] As moças as quais você saiu ontem ligaram agora. E: com as quais ou com quem  Você saiu com as moças. 02.[__] Chegaram agora os contratos que o contador discorda. E: de que ou dos quais  Contador discorda dos contratos. 03.[__] As provas as quais o advogado se referiu foram perdidas. E: a que ou às quais  O advogado se referiu às provas. 04.[__] Foram suspensos os lanches os quais os presos detestam. C: que ou os quais  O presos detestam os lanches. 05.[__] Os maridos que as esposas confiam foram demitidos. E: em quem ou nos quais  As esposas confiam nos maridos.

21 QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado
DE + OS = DOS A + AS = ÀS EM + OS = NOS POR + AS = PELAS CONTINUAÇÃO: 05.[__] Os maridos que as esposas confiam foram demitidos. E: em quem ou nos quais  As esposas confiam nos maridos. 06.[__] Arrumamos as janelas que os ladrões entraram. E: por que ou pelas quais  Os ladrões entraram pelas janelas.

22 QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado
DE + OS = DOS A + AS = ÀS EM + OS = NOS POR + AS = PELAS CONTINUAÇÃO: 05.[__] Os maridos que as esposas confiam foram demitidos. E: em quem ou nos quais  As esposas confiam nos maridos. 06.[__] Arrumamos as janelas que os ladrões entraram. E: por que ou pelas quais  Os ladrões entraram pelas janelas. 07.[__] Encontrei os documentos em que as fotos eram antigas. E: cujas  As fotos dos documentos (ideia de posse).

23 QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado
DE + OS = DOS A + AS = ÀS EM + OS = NOS POR + AS = PELAS EM + O = NO CONTINUAÇÃO: 05.[__] Os maridos que as esposas confiam foram demitidos. E: em quem ou nos quais  As esposas confiam nos maridos. 06.[__] Arrumamos as janelas que os ladrões entraram. E: por que ou pelas quais  Os ladrões entraram pelas janelas. 07.[__] Encontrei os documentos em que as fotos eram antigas. E: cujas  As fotos dos documentos (ideia de posse). 08.[__] O bairro que o Dioclézio mora é arborizado. E: em que ou no qual ou onde  O Dioclézio mora no bairro. OBS.:  ONDE = em que lugar. // AONDE = a que lugar.

24 Observe a primeira linha e preencha as demais:
Voaram os papéis que os quais você pediu. a que aos quais você se vinculou. com que com os quais você se encantou. de que dos quais você se lembrou. em que nos quais você crê. por que pelos quais você se apaixonou.

25 Observe a primeira linha e preencha as demais:
Voaram os papéis que os quais você pediu. a que aos quais você se vinculou. com que com os quais você se encantou. de que dos quais você se lembrou. em que nos quais você crê. por que pelos quais você se apaixonou. a que aos quais com que com os quais de que dos quais em que nos quais por que pelos quais

26 FIM DA APRESENTAÇÃO Reveja o assunto na apostila
- e resolva os testes - Prof. Nelson Guerra Baixe arquivos:


Carregar ppt "LÍNGUA PORTUGUESA: Regência Verbal (volume 3)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google