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E.E. ARACI ZEBRAL TEIXEIRA

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Apresentação em tema: "E.E. ARACI ZEBRAL TEIXEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 E.E. ARACI ZEBRAL TEIXEIRA
PLANEJAMENTO 02/03/2017 PLANEJAR É ANTECIPAR AÇÕES

2 PAUTA Retomada do que é o Planejamento Objetivo do dia
Texto de reflexão: Reconhecimento Sensibilização: Charge A Educação no Brasil A importância do professor/educador Trabalho em equipe: vídeo Dinâmica de agrupamento Agrupamento de alunos: Diferentes Saberes Inclusão na Escola Pública Vídeo de Reflexão sobre a INCLUSÃO Técnicas e dicas para trabalhar com a Inclusão Plano de Ação Currículo

3 PLANEJAMENTO O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.

4 Objetivo O que viemos fazer aqui hoje?
Planejar para fazermos escolhas coerentes, organizar nossas rotinas, ter nossos objetivos delimitados, saber aonde queremos chegar e o que precisamos ensinar aos nossos alunos.

5 REFLEXÃO Texto: reconhecimento

6 RECONHECIMENTO Sonhei que fui ao céu e um anjo me mostrava as diversas áreas lá existentes. Andamos até que entramos numa sala de trabalho cheia de anjos. Meu anjo-guia parou frente do primeiro departamento e disse:    – Esta é a seção de recepção. Aqui, são recebidas as orações com petições a Deus. Olhei em volta da área e vi que ela estava tremendamente ocupada com um montão de anjos, pondo em ordem pedidos escritos em volumosas folhas de papel e em bilhetes escritos por pessoas de todo o mundo. Seguimos então adiante, por um longo corredor, até que chegamos à segunda seção. O anjo disse: – Esta é a área de embalagem e entrega. Aqui, as graças e bênçãos solicitadas são processadas e entregues às pessoas vivas que as pediram.

7 Notei outra vez como estavam todos ocupados ali
Notei outra vez como estavam todos ocupados ali. Havia muitos anjos trabalhando intensamente nessa área, já que tantas bênçãos têm sido solicitadas. Elas estavam sendo empacotadas para entrega na Terra. Finalmente, lá no fim do longo corredor, paramos na porta de uma área muito pequena. Para minha grande surpresa, só um anjo estava sentado ali, desocupado, não fazendo nada. – Esta é a seção de reconhecimento - disse-me calmamente meu amigo - que pareceu embaraçado. – Como é isso? Não há nenhum trabalho acontecendo por aqui, perguntei. – É tão triste. O anjo suspirou. – Depois que as pessoas recebem as bênçãos que pediram, poucos enviam confirmação de reconhecimento. – E como se confirma que recebemos as bênçãos de Deus? - Perguntei.

8 – Simples. - O anjo respondeu. Basta dizer, grato, Senhor.
– E quais bênçãos devem ser reconhecidas? - Perguntei. E ele respondeu-me: 1. Se tiver alimento em sua geladeira, roupas nas suas costas, um teto sobre sua cabeça e um lugar para dormir... Você é mais rico que 75% dos moradores deste mundo; 2. Se você tem dinheiro no banco, em sua carteira ou algumas moedas sobrando em casa, você está entre os 8% mais bem sucedidos do mundo! 3. E se você tem seu próprio computador, você é parte do 1% do mundo que tem essa oportunidade; 4. Mas também... Se você acordou hoje de manhã com mais saúde que doença... Você é mais abençoado que os muitos que nem sequer sobreviverão a este dia;

9 5. Se você nunca experimentou o temor da batalha, a solidão da prisão, a agonia da tortura, nem as dores de sofrimento da fome... Você está à frente de 700 milhões de pessoas no mundo; 6. Se puder ir a uma igreja, mesquita ou sinagoga, sem o temor de apanhar, ser preso, torturado ou sem medo da morte... Você é abençoado e invejado por mais de três bilhões de pessoas, que não pode reunir-se com outros de sua fé; 7. Se seus pais ainda estão vivos e casados, você é uma raridade; 8. Se você pode manter sua cabeça erguida e pode sorrir, você não é a norma, você é um raro exemplo a tantos que estão em dúvida e em desespero; E, finalmente, se você conseguiu ler esta mensagem, você é mais abençoado que dois bilhões de pessoas no mundo que absolutamente não sabem ler.  "Os covardes são incapazes de agradecer verdadeiramente, reconhecer o valor ou de demonstrar amor. Isto é para os corajosos." - Martin Luther King

10 Sensibilização: charge a educação no brasil

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12 SER PROFESSOR/EDUCADOR
Hargreaves (2000) afirma que face às mudanças rápidas da sociedade contemporânea, a profissão do educador encontra-se em um momento decisivo especialmente tendo em vista a dupla dimensão do seu trabalho: a intelectual e a afetiva.

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17 Ø Nem sempre as escolas são, de fato, lugares de interesses e realizações (tanto para alunos quanto para professores). Ø O desafio para a escola é encontrar alternativas para desenvolver o “profissionalismo interativo”, isto é, estimular o aperfeiçoamento contínuo da escola envolvendo todos.  

18 A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE PARA SE ALCANÇAR O SUCESSO VÍDEO: TRABALHANDO EM EQUIPE

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20 DINÂMICA DE AGRUPAMENTO
FORMAR 4 GRUPOS POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1º LINGUAGENS E CÓDIGOS: Português, Arte, Inglês e Educação Física 2º CIÊNCIAS DA NATUREZA: Química, Física, Biologia, Ciências, 3º CIÊNCIAS HUMANAS: Geografia, História, Filosofia, Sociologia 4º MATEMÁTICA

21 GRUPO 1: FÍSICA GRUPO 2: MATEMÁTICA GRUPO 3: INGLÊS GRUPO 4: FILOSOFIA

22 REFLEXÃO Você acha que o agrupamento formado para esta atividade foi adequada? Qual seria a melhor forma de agrupamento para realizar a atividade? Por quê?

23 AGRUPAMENTO DE ALUNOS: DIFERENTES SABERES
A razão é simples: Agrupar os alunos que têm saberes diferentes é uma forma poderosa de fazer todos aprenderem. Para tanto, sempre iniciem uma atividade com um diagnóstico em que verifiquem o que cada um sabe sobre o tema em questão. Só então planejem as situações de interação. Observe a ilustração no quadro a seguir:

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25 Inclusão na Escola Pública

26 Vídeo inclusão

27 Técnicas e dicas 1. Ter conhecimento de como o cérebro processa a língua ajuda a personalizar as atividades e catalisar aprendizagem. 2. Utilizar elogios e estabelecer bom relacionamento com o aluno, estabelecer rapport (chamar o aluno pelo nome, estabelecer contato visual, sorrir, estabelecer relação amigável, atentar para dúvidas e ter paciência com elas, usar bom humor, etc…). 3. Alunos que precisam se movimentar mais durante uma aula – usar como assistente e dar também um pequeno intervalo para tomar água, para os hiperativos um brinquedinho bem pequeno que não produz som nenhum (tipo bichinho de pelúcia) para acalmar, passar conforto. 4. “Scaffolding” das tarefas e uma forma diferente de apresentação de tarefas, ou seja, utilizar o conhecimento e auxílio de colegas de classe, trabalhos em pares, grupos, etc…

28 5. Demandar que o aluno produza dentro de sua capacidade de produção
5. Demandar que o aluno produza dentro de sua capacidade de produção. Cada aluno deverá trabalhar dentro de suas possibilidades (isto é inclusão). Não idealizar e sim aceitar que nós professores não estamos na sala de aula para criarmos gênios. Temos que ter MUITA paciência. 6. Kelly Amorim relatou a história de um aluno com baixa cognição aos 9 anos de idade. Como as aulas possuem sempre histórias e músicas, ela sempre solicita a ele, no final da aula, que na próxima aula ele leve uma historinha sobre o que aprendeu e o que lembra da aula. Assim ele vem se mantendo motivado, pois está conseguindo acompanhar a turma, uma vez que está fazendo, à sua própria maneira, um apanhado do que foi aprendido e esse trabalho, em casa, o faz pensar mais e ter mais tempo de contato com o livro e a matéria, além do dever de casa. 7. Apoio emocional em casa e na escola. Isso pode ajudar a superar os traumas de ser um aluno diferente de seus colegas.

29 8. Personalização, observando quando um aluno se sai melhor em sala, com o que ele se sente mais confortável, se é mais auditivo, sinestésico ou visual. 9. Conversar com o coordenador pedagógico, e uma vez tendo o aluno diagnosticado, estabelecer parceria com os pais com tarefas que sejam a extensão do mundo do aluno em sala de aula e vice-versa. 10. Fazer um pequeno exercício em sala de aula, usando habilidades diferentes. 11. Trabalhar dentro das possibilidades dos alunos, aceitando que não estamos em sala para criar gênios. 12. Valorizar cada habilidade que um aluno demonstrar ter para a leitura e histórias…

30 13. Incentivar o aluno a sentar-se próximo ao professor.
14. Desenvolver avaliações que ensinem a “olhar a diferença”, e a medir o que o aluno consegue fazer, ao invés daquilo que ele não consegue fazer. 15. Conhecer bastante cada aluno, conversar com eles, e em alguns casos, ter os números de contato da família sempre à mão. 16. Contar histórias pode ajudar disléxicos com leitura/escrita. 17. Trabalhar a consciência da turma em relação a alunos com necessidades especiais. Não se responsabilizar sozinho pela administração da aula, mas compartilhar necessidades também com outros alunos, incentivando a cooperação. 18. Estar atento às dificuldades destes alunos aula após aula.

31 19. Inclusão requer sensibilização da família, escola, colegas de classe, TODOS devem trabalhar juntos. 20. Usar sensibilidade durante o planejamento e avaliação destes alunos. 21. Em alguns casos será necessário usar tradução e repetição, e levar outras tarefas para manter os outros alunos ocupados enquanto damos atenção ao aluno com necessidades especiais. 22. Pensar em como registrar a aula, e considerar se será necessário falar do conteúdo antes da aula. Identificar se haverá alguém para passar a matéria para o aluno após a aula. 23. Usar gravação de voz para os exercícios em vez de escrita (para tarefas de casa) e também para memorização da pronúncia.

32 24. Provas podem ser lidas para o aluno, separadamente do restante da turma, em alguns casos.
25. Solicitar o apoio de instituições como associações de classe, e nos cursos de formação. Também, pressionar editoras para fornecer opções para alunos com necessidades visuais. 26. Os pais podem levar alguns materiais para casa, como joguinhos da memória por exemplo.

33 PLANO DE AÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL
Todos os professores deverão PESQUISAR, ESTUDAR e ELABORAR atividades (mínimo 5) relacionadas à sua Disciplina para os alunos com necessidades especiais e/ou com problemas de aprendizagem (alfabetização) Deverão enviar essas atividades para o da coordenação até 16 de março.

34 Currículo

35 Conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.

36 1- Disciplina: 2- Tema: - Rede de Conhecimento
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NO CURRÍCULO: 1- Disciplina: - Inter, multi, pluri;transdisciplinar. 2- Tema: 2.1-gerador - Complexo Temático - Rede de Conhecimento

37 3- Competências e Habilidades
2.2- Transversal 2.3-Projeto (s): trabalho metodologia de ensino 3- Competências e Habilidades

38 QUESTÕES PARA REFLEXÃO:
1- Por que discutir concepção de currículo? 2- Qual a sua articulação com a prática docente? 3- Quais implicações com o Plano de Trabalho Docente?

39 Materiais para o 3º dia de planejamento
Apostila do Professor Currículo da Disciplina Matriz de Avaliação Processual Livro Didático


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