A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Futurismo , Dadaísmo e Surrealismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Futurismo , Dadaísmo e Surrealismo"— Transcrição da apresentação:

1 Futurismo , Dadaísmo e Surrealismo
Vanguardas européias Século XX

2 FUTURISMO O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O futurismo influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas, como Oswald de Andrade e Anita Malfatti, foi certamente uma das influências da Semana de Arte Moderna de 1922, e seus conceitos de desprezo o passado para criar o futuro e não à cópia e veneração pela originalidade caiu como uma luva no desejo dos jovens artistas de parar de copiar os modelos europeus e criar uma arte brasileira.

3 O Futurismo italiano é o movimento que surgiu na intenção de romper com tradicionalismo cultural. O manifesto exaltava a velocidade, a coragem, a audácia, o amor ao perigo, a insônia febril. Glorificava a guerra, o militarismo, o patriotismo, queria acordar o mundo para o movimento, para o crescimento. Começou pela Itália, criticando museus, cemitérios, a arte estática, que não se move e não produz energia, reação, a arte morta. Ele queria libertar os italianos do vício nas velhas doutrinas.

4 Os artistas que viam o futuro como algo promissor, queriam dedicar seu trabalho como uma homenagem ao rápido ritmo das máquinas, do novo movimento urbano. No entanto representar o movimento dos objetos parados representou um desafio. Nessa busca pela ação, pela sensação de passagem do tempo, seja pela decomposição ou fragmentação das imagens, Boccioni foi o mais bem-sucedido. Outro traço marcante desse movimento é o forte debate político-ideológico. O manifesto que defendia a modernização das indústrias mostrou-se antisocialista. Ao passar dos anos e com o advento da Primeira Guerra Mundial, seus membros, que exaltavam as guerras, unem-se ao partido fascista. Marinetti chega a publicar, em 1924, Futurismo e Fascismo, onde apresenta relatos e discursos do movimento como parceiro e precursor do fascismo. Foi na Primeira Guerra Mundial que o Futurismo perdeu seu artista de maior expressão, Umberto Boccioni. Depois desse episódio, ainda foram publicados textos e criadas obras, mas o movimento começava a dissolver-se.

5 A pintura futurista foi influenciada pelo cubismo e pelo abstracionismo, porém o uso de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens tinha a pretensão de passar a idéia de dinamismo. O interesse do artista futurista não é pintar um automóvel, e sim captar a forma plástica, a velocidade descrita por ele no espaço. Velocitá Abstratta;BALLA, Giacomo

6 Velocidade do Automóvel, de Giacomo Balla

7 Com frequência nas pinturas futuristas aparecem cores vibrantes e contrastantes, formas geométricas, sobreposição de imagens além do uso do que os futuristas chamavam de linhas de força. O uso desses recursos pretendia dar ideia de uma cena dinâmica, ou seja, o objeto em ação. A ideia de movimento vigoroso e velocidade eram centrais na poética do Futurismo.

8 Dinamismo de um cão na coleira (1912) de Giacomo Balla..

9 Manifestação de patriotismo-
Carlo Carrà

10 Elasticidade de Umberto Boccioni

11 O DADAÍSMO Formado em 1916 em Zurique por jovens franceses e alemães que, se tivessem permanecido em seus respectivos países, teriam sido convocados para o serviço militar, o Dada foi um movimento de negação. Durante a Primeira Guerra Mundial, artistas de várias nacionalidades, exilados na Suíça, eram contrários ao envolvimento dos seus próprios países na guerra. Fundaram um movimento literário para expressar suas decepções em relação a incapacidade da ciências, religião, filosofia que se revelaram pouco eficazes em evitar a destruição da Europa. A palavra Dada foi descoberta acidentalmente por Hugo Ball e por Tzara Tristan num dicionário alemão-francês. Dada é uma palavra francesa que significa na linguagem infantil "cavalo de pau".  Esse nome escolhido não fazia sentido,  assim como a arte que perdera todo o sentido diante da irracionalidade da guerra.

12 Fonte, de Marcel Duchamp
Sua proposta é que a arte ficasse solta das amarras racionalista, sendo a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente , firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra. Fonte, de Marcel Duchamp

13 Roda de Bicicleta e Monalisa de Bigode, de Marcel Duchamp.
Alteração do sentido de um objeto do cotidiano e uma crítica às convenções artísticas então vigentes.

14 . O Dadaísmo é considerado a radicalização das três vanguardas européias anteriores: o Futurismo, o Expressionismo e o Cubismo. Os artistas desse período eram contra o capitalismo burguês e a guerra promovida com motivação capitalista. A intenção desta vanguarda é destruir os valores burgueses e a arte tradicional

15 Retrato de Tristan Tzara (Sami Rosenstock), um dos criadores do Dadaísmo
PARA FAZER UM POEMA DADAÍSTA Pegue num jornal. Pegue numa tesoura. Escolha no jornal um artigo com o comprimento que pretende dar ao seu poema. Recorte o artigo. Em seguida, recorte cuidadosamente as palavras que compõem o artigo e coloque-as num saco. Agite suavemente. Depois, retire os recortes uns a seguir aos outros. Transcreva-os escrupulosamente pela ordem que eles saíram do saco. O poema parecer-se-á consigo. E você será um escritor infinitamente original, de uma encantadora sensibilidade, ainda que incompreendido pelas pessoas vulgares

16 A literatura tem como características: a agressividade verbalizada, a desordem das palavras, a incoerência, a banalização da rima, da lógica, do raciocínio. Faz uso do nonsense, ou seja, da falta de sentido da linguagem, as palavras são dispostas conforme surgem no pensamento, a fim de ridicularizar o tradicionalismo.

17 Surrealismo O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo, reunindo artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo e posteriormente expandido para outros países. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud ( ), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Seus representantes mais conhecidos são Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas e André Breton na literatura. Segundo os surrealistas, a arte deve se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência quotidiana, expressando o inconsciente e os sonhos. O principal teórico e líder do movimento é o poeta, escritor, crítico e psiquiatra francês André Breton ( ), que em 1924 publica o primeiro Manifesto Surrealista

18 Tentação, de Max Ernst

19 Homem de Chapéu, de René Magritte

20 A Tentação de São Francisco de Assis, de Salvador Dali

21 Cristo de San Juan de La Cruz, Salvador Dali

22 Surrealismo no Brasil As idéias do surrealismo foram absorvidas na década de 1920 e 1930 pelo movimento modernista no Brasil. Podemos observar características surrealistas nas pinturas Nu e Abaporu, de Ismael Nery e da artista Tarsila do Amaral respectivamente.

23 Nu, de Ismael Nery

24 Abaporu, de Tarsila do Amaral


Carregar ppt "Futurismo , Dadaísmo e Surrealismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google