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<<TITULO APRESENTAÇÃO>> <<Nome do Orador>>

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1 <<TITULO APRESENTAÇÃO>> <<Nome do Orador>>
Lisboa | 28 Junho 2011 Museu do Oriente Lisboa | 28 de Junho 2011 Museu do Oriente <<TITULO APRESENTAÇÃO>> <<Nome do Orador>> Gestão da Qualidade: alicerces, desenvolvimentos e caminhos do futuro Cristina Fiuza Branco e Isabel Alexandra Santos

2 Os primórdios – Ano 2000 O Instituto da Qualidade em Saúde
O Manual de Acreditação do King’s Fund Health Quality Service Um Grupo de Trabalho que se reunia à 3ª Feira de manhã Dr. Fernando Rua Dra. Margarida Amil Dias Enf.ª Laura Gonçalves Enf.ª Luísa Costa Ramos TDT Coord. Filomena Oliveira TDT Cidália Silva Eng.º Luís Filipe Pereira Cristina Meneses Coordenação: Cristina Fiuza Branco (2000/02) Dra. Paula Sá Couto (2002/04) Eng.ª Sílvia Moutinho (2004/…) 28 de Junho de 2011 Nome da Apresentação (insira os dados no master/modelo global) - Nome do Orador -

3 252 Fichas de Trabalho

4 28 de Junho de 2011

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7 Certificação ISO Hematologia Clínica Ortopedia*
Hospital de Dia Polivalente Nefrologia Hoteleiros S. Urgência Central de Esterilização Corelab Programa de Transplante de Córnea Un. Procriação Medicamente Assistida Serviços Farmacêuticos** Microbiologia** Serviço de Alimentação e Dietética

8 Metodologia Lean Um Hospital Lean
coloca o doente no centro das operações, e articula todas as actividades de modo a garantir a MÁXIMA SATISFAÇÃO DO UTENTE Projecto LinCE Projecto LeanOR Projecto EOSFarma

9 Formação de arranque e acções de 5 S’s

10 Value Stream Mapping Mapeamento da Situação Inicial

11 Modelo de Melhoria

12 Excelência Operacional
Modelo TSM – Total Service Management Excelência Operacional Flexibilização das tarefas e espaços Desdobramento de objectivos Simplificação dos processos Normalização Eliminação do desperdício

13 Sistema de Auditoria Nível 0 0% - 40% Nível 1 41% - 60% Nível 2
61% - 85% Nível 3 86% - 95% Nível 4 96% - 100%

14 Governação Clínica A governação clínica, processo pelo qual as organizações de saúde se responsabilizam pela melhoria contínua da qualidade dos seus serviços, envolve todos os membros que constituem a equipa de saúde.

15 Governação Clínica Formação e Investigação Experiência do doente
Auditorias Experiência do doente Indicadores Clínicos Gestão do Risco Efectividade Clínica

16 Governação Clínica Indicadores Clínicos
Projecto PQIP

17 Indicadores de Segurança do doente

18 Quedas What’s really important to emphasize is the significant decrease in the average falls with associated lesion. The measures implanted, like lateral bed bands in all hospital beds (since 2007) and the Morse scale (2008), had been the two major factors responsible for this results.

19 Prevenção Úlceras de Pressão
O risco de desenvolver UP é avaliado nos doentes acamados com base na escala de Braden? A frequência de limpeza da pele é individualizada de acordo com a necessidade do doente? Os doentes em risco para ter úlcera de pressão são reposicionados pelo menos a cada duas horas se não houver contra-indicações relacionadas às condições gerais do doente. São utilizados materiais de apoio para protecção das proeminências ósseas? Nos indivíduos em risco para desenvolver úlcera de pressão são utilizados colchões ou almofadas adequados que redistribuem o peso corporal e reduzem a pressão.

20 Governação Clínica Indicadores Clínicos
IASIST – 2007 Baseado na análise por GDH ajustado ao risco e índice de case-mix. Mortalidade Readmissões Complicações Ambulatorização Demora média IAmetrics – 2010

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24 Governação Clínica Gestão do Risco
IMPLEMENTAÇÃO DE CULTURA ORGANIZACIONAL Implementação de uma estrutura com interlocutores nos Serviços clínicos e não clínicos Foi dada formação específica em risco clínico/segurança do doente pelos Interlocutores nos Serviços.

25 Gestão de Risco no CHP - Estrutura Operativa (2010)
Presidente CA Director Clínico Director do DGQRHSS CCI GPTF Departamentos Conselho de Gestão Serviços – Director de Serviço Coordenador da Qualidade e Segurança (CdQS) No CHP a estrutura operativa da qual os InQS são a unidade funcional das várias áreas – DGQRHSS, CCI e GPTF - apresenta-se desta forma. O Coordenador da QS é um papel atribuído ao director de cada serviço. Interlocutor da Qualidade e Segurança (InQS) 1 a 3 InQS por Serviço – todas as áreas profissionais

26 Governação Clínica Gestão do Risco
Notificação de Eventos/Incidentes

27 Governação Clínica Gestão do Risco
Notificação de Eventos/Incidentes – Grupos profissionais

28 Governação Clínica Gestão do Risco

29 “Bad systems, not bad people lead to most of errors”
Sistemas deficientes, e não, maus profissionais conduzem à maioria dos erros.” Sistema Seguro assume que qualquer um de nós pode errar. O Sistema compensa através de um processo de melhoria contínuo. System Accountability The Commonwealth Found, May 2005

30 Governação Clínica Auditorias Transversais
Processo Clínico Reinternamentos Reintervenções Cancelamentos de consultas Via verde Coronária

31 Auditoria do Processo Clínico Manual de Acreditação (norma 64)
Transversal desde 2004 1 auditor por Serviço 4 processos por mês/Serviço = 144 critérios Dados colectados pelo GGC Identificação de pontos de melhoria contínua Dificuldades: PCE/PC papel Implementação local de acções de melhoria no registo clínico.

32 Governação Clínica Auditorias Transversais
Processo Clínico Programa de melhoria dos registos Clínicos em articulação com os auditores do processo clínico e com o Serviço de Informática.

33 Não conformidades PC Itens não conformes Ausência dos dados do médico assistente Ausência do contacto do familiar Falhas no plano de cuidados e tratamento Falhas nas anotações sobre evolução clínica Falhas nos registos medicação assinados Anotações processo datadas, assinadas e com hora – PC papel Registos de ordem e resultados dos MCDT’s Excesso de abreviaturas Alergias Falhas na informação sobre complicações de procedimentos invasivos *Consentimento informado

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36 Governação Clínica Formação e Investigação
Obrigatória Institucional Novos profissionais Interlocutores nos Serviços Auditores do PC Âmbito das Comissões de Farmacovigilância e Transfusão

37 Governação Clínica Formação e Investigação
Colaboração com European Pathway Association nas patologias de Fratura de Colo de Femur e DPOC Projecto DuQue

38 Governação Clínica Experiência do doente Cultura de Segurança
Alertas Checklists Consentimento informado Documentação

39 Consentimento informado
Documento obrigatório um direito do doente … um dever moral e legal do médico … Não Conformidade = ZERO Sensibilização dos Profissionais

40 Acesso Intranet

41 Página Inicial

42 Comunicação

43 Desafios no Futuro Registos clínicos Comunicação mais efectiva
Gestão de topo Todos os profissionais

44 Obrigada pela vossa atenção.
28 de Junho de 2011 Nome da Apresentação (insira os dados no master/modelo global) - Nome do Orador -


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