A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CEMA 7ºs anos A/B Edebê p Profª Tatiane

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CEMA 7ºs anos A/B Edebê p Profª Tatiane"— Transcrição da apresentação:

1 CEMA 7ºs anos A/B Edebê p.96-97. Profª Tatiane
A reforma protestante

2 A crise religiosa Leitura dos parágrafos 1 e 2 da p. 96 (Edebê)
Durante a Idade Média a autoridade da Igreja era praticamente inquestionável. Grande senhora feudal; riquíssima. Os que discordavam da Igreja eram chamados hereges. Críticos como John Wyclif (Inglaterra) e Jan Hus (Boêmia/atual Rep. Tcheca) venda de cargos eclesiásticos para pessoas sem vocação religiosa; luxo e riqueza do alto clero; despreparo intelectual do baixo clero.

3 Tarefa: p.97/Edebe.

4 A crise religiosa A falta de apoio de grande parte da sociedade, a mentalidade medieval e forte repressão das autoridades fizeram com que esses movimentos fracassassem. A burguesia x Igreja Católica: Igreja condenava o aumento dos lucros e acúmulo de riquezas. Reis x Igreja Católica: Igreja poderosa rival e um obstáculo à centralização dos reis.

5 Início da Reforma Em 1517, no pontificado do Papa Leão X ( ), foi o auge da venda de indulgências Dispositivo usado pelo fiel para obter a remissão parcial ou total das penas aplicadas pelos pecados cometidos. Era uma importante fonte de renda da Igreja. Revoltado contra esse “comércio”, o monge agostiniano Martinho Lutero (Saxônia, atual Alemanha) pregou um documento com 95 teses contrárias a essa prática, na porta da catedral de Wittenberg. Fonte:

6 Início da Reforma Protestante Martinho Lutero
Lutero foi declarado herege e excomungado pela Igreja em 1520. A doutrina luterana tinha três pontos principais: Justificação pela fé – salvação por meio da fé e não pelas obras praticadas. Sacerdócio universal – todos crentes podem interpretar a Bíblia por si mesmos. Negação da infalibilidade da Igreja – negava a tradição ensinada pela Igreja, a única fonte da verdade era a Bíblia. Fonte: Lutero manteve dois sacramentos: batismo e eucaristia. Suprimiu o culto à Virgem e aos santos; Negou a infalibilidade do papa e a hierarquia dentro da Igreja.

7 A Reforma Protestante Difundiu sua doutrina com apoio de nobre e príncipes alemães nobres do Sacro Império Germânico - desejavam acabar com a influência do papa em seus territórios (terras); Aliança com o Imperador germânico Frederico III – contra camponeses e nobres empobrecidos por guerras. prensa de Gutenberg – suas ideias se difundiram rapidamente. Paz de Augsburgo - fim das guerras de religião (católicos x protestantes) em O documento foi assinado por nobres, religiosos , o imperador e demais autoridades. Cada população deveria ter a mesma religião de seu rei ou príncipe.

8 Outras Reformas – O Anglicanismo
Origem essencialmente política. Rei Henrique VIII queria divorciar-se de sua esposa, a rainha Catarina de Aragão (filha dos Reis Católicos) por não terem descendentes homens. O rei queria casar-se com uma dama da corte, Ana Bolena, que estava grávida dele. O papa Clemente VII negou a anulação do matrimônio Temia retaliações por parte do sobrinho da rainha Catarina, Carlos V, imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Fonte: Fonte:

9 Outras Reformas – O Anglicanismo
Henrique VIII rompe com a Igreja Católica (1531) Aprovação do Ato de Supremacia: Oficializa a separação entre a Igreja da Inglaterra e a Igreja Católica Proclamou o rei como único chefe supremo da Igreja na Inglaterra. Vários bens da Igreja Católica foram confiscados pelo Estado. Dízimos deveriam ser pagos ao rei e não à Igreja Católica A doutrina Anglicana foi reescrita diversas vezes ao longo do reinado de Henrique VIII. Atualmente é a Igreja oficial da Grã-Bretanha e seu culto é muito semelhante ao da Igreja Católica.

10 Outras Reformas – O Calvinismo
O francês João Calvino ( ) refugiou-se na Suíça para se proteger das perseguições religiosas. Teve contato com ideias protestantes que o influenciaram na formação de uma nova doutrina: Manteve todos os princípios luteranos; Diferenciou-se ao criar a ideia de predestinação absoluta Para Calvino, Deus escolheu as pessoas que seriam salvas e as que estavam condenadas à morte eterna. Assim, a fé não salva (como Luteno dizia), mas é sinal da graça de Deus. A riqueza e o lucro eram um meio de glorificar a Deus (em oposição ao que a Igreja Católica dizia). Fonte:

11 Tarefa Os monarcas absolutistas impuseram sua crença religiosa às nações que governavam, provocando inúmeras guerras e perseguições na Europa e na América. Em 25 de agosto de 1572, ocorreu na França um massacre que comprova a intolerância religiosa: a noite de S. Bartolomeu. Pesquise sobre esse acontecimento histórico, orientando-se pelo seguinte roteiro: O que aconteceu e por quê; Quem era o rei francês na época; Qual a atuação de Catarina de Médicis no governo francês da época; Qual era a religião da família real francesa; Quem eram os huguenotes. Relacione a noite de S. Bartolomeu ao contexto europeu das Reformas Protestantes.

12 Outras Reformas - O Calvinismo
O Calvinismo foi bastante aceito na Suíça e depois espalhou-se pela Europa. Os calvinistas eram conhecidos como: Huguenotes (França) Puritanos (Inglaterra) e Presbiterianos (Escócia). Tarefa: Crie um quadro comparativo da Reforma Protestante.

13 Fonte:https://image. slidesharecdn

14 Igreja Católica Luterana Anglicana Calvinista
Fundador Jesus Cristo Martinho Lutero Rei Henrique VIII João Calvino Local da fundação Antiga Palestina Sacro Império Romano-Germânico Inglaterra Suíça Sacramentos Batismo, eucaristia, crisma, confissão, matrimônio, sacerdócio, unção dos doentes. Batismo, eucaristia Forma de obter a salvação da alma Por meio da fé e das boas obras Por meio da fé Por meio da predestinação absoluta Chefe religioso Papa Monarca Não há Celibato clerical Obrigatório Principal livro sagrado Bíblia Opinião sobre o comércio e a usura Condenava tais práticas Valorizava tais práticas

15 A Contrarreforma Esse período foi marcado por importantes mudanças:
na Igreja Católica; Universidades; Formação de novas estruturas de governo e poder político. A Contrarreforma: Medidas tomadas pela Igreja Católica em resposta à reforma protestante que tinha se expandido pela Europa no século XVI. A Reforma Católica foi também resultado de um antigo desejo de muitos clérigos e leigos católicos em executar mudanças sem destruir a estrutura da Igreja. Ela é anterior ao período da Reforma protestante.

16 O concílio de trento (1545-1563)
Em 1545, o papa Paulo III reuniu bispos católicos em uma assembleia para discutir os problemas enfrentados pela Igreja (corrupção, reafirmar dogmas, combater as heresias, divulgar o catolicismo). Fim da venda de indulgências e relíquias; Reorganização da Inquisição com a formação de novos Tribunais do Santo Ofício – julgar e condenar hereges; A divulgação do Índex - lista de livros contrários à doutrina católica, por isso proibidos; Bíblia publicada somente em latim; Obediência ao papa como chefe máximo do catolicismo; Continuidade do celibato do clero; Culto à Virgem Maria e aos santos Atuação dos padres jesuítas como divulgadores do catolicismo. Fonte:

17 O Tribunal do santo ofício
Ampliação dos poderes aos tribunais da Inquisição. Processos eram iniciados por denúncias de heresias e ideias contrárias às da Igreja, porém muitas vezes os motivos escondiam interesses políticos. Nos séculos seguintes, os protestantes também criaram tribunais para julgar as heresias (bruxarias). Atuação do Tribunal: Espanha (séc. XV) – Reis Isabel de Castela e Fernando de Aragão Auxiliou na unificação de territórios e garantia de lealdade da população após a expulsão dos muçulmanos. Controlavam as atividades dos grupos de judeus, obrigando-os à conversão ao catolicismo, em certos casos, tomando seus bens. Foi intolerante e violenta contra os povos indígenas nas Américas. Foi condenada pelo papa. Itália e Portugal – organizaram pouco tempo após o espanhol.

18 Fonte: A Companhia de Jesus Ordem religiosa jesuítica criada por Inácio de Loyola, em 1534, na Espanha. Catequizar os nativos americanos e alguns povos do oriente (japoneses, por exemplo). Levar o catolicismo às regiões distantes da Europa Fundaram escolas e seminários por onde passavam.


Carregar ppt "CEMA 7ºs anos A/B Edebê p Profª Tatiane"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google