A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 10 Gálatas À Luz da Bíblia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 10 Gálatas À Luz da Bíblia"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 10 Gálatas À Luz da Bíblia

2 A circuncisão (que se tornou o sinal pessoal da fé de Abraão) foi uma especial maneira criada por Deus, um sinal de separação do mundo, um símbolo de santidade para tornar Seu povo diferente dos idólatras.

3 Esboço da Epístola aos Gálatas
I - A Autoridade apostólica de Paulo e a revelação por ele recebida justificam o evangelho da salvação pela Graça, contra o espúrio ensinamento dos legalistas. (1:1-2 e 14). II - A justificação que provém da Graça divina pela fé humana, e não pelas obras infrutíferas da lei, vindica o Evangelho de Cristo (2:15; 4:31). III – Paulo concita os gálatas a permanecerem firmes na liberdade e na espiritualidade da Graça (5 e 6).

4 CIRCUNCISÃO “Quando Ismael estava com a idade de treze anos, Abrão e todos os homens de sua família foram circuncidados. …a circuncisão …tornou-se o selo do pacto entre Deus e a descendência de Abrão…”. Dicionário Bíblico da Imprensa Bíblica Brasileira. Abraão não foi salvo pela circuncisão Era o sinal ou selo da experiência salvadora Após a cruz é desnecessária (Rom.2:28-29).

5 Gálatas coluna para destruição e término da “lei” por Cristo?
“Paulo apreciava muitos todas as sua igreja, todavia, tinha excepcional simpatia para com as da Galácia. Durante sua ausência, professores judaizantes tiveram acesso a elas e insuflaram a perniciosa heresia de que somente pela porta do judaísmo é que se podia entrar no aprisco cristão. …

6 …A natureza desses argumentos convenceu Paulo de que ele se defrontava com uma grande crise e, se o cristianismo havia de ser a religião universal, e não meramente uma seita judaica, teria de ser esclarecida, duma vez por todas, a relação entre Cristo e a Lei Mosaica.” – Dicionário Bíblico da Imprensa Bíblica Brasileira O motivo principal da Epístola foi o ponto que pregava os “professores judaizantes” : a circuncisão.

7 “A lei continha dois elementos. O eterno e o efêmero
“A lei continha dois elementos. O eterno e o efêmero. Um é eterno, trata da moral, que não muda. Encontramo-lo nos Dez Mandamentos… O elemento efêmero compõe-se de leis, civis e cerimoniais. … as leis cerimoniais cuja finalidade era ensinar por meio dos sacrifícios e cultos ritualísticos o desígnio redentor d Deus, haveriam de terminar com o advento do Messias, cuja obra de redenção esse ritualismo prefigurava….” Dicionário Bíblico da Imprensa Bíblica Brasileira.

8 Gálatas não enfoca a Lei Civil, pois trata-se de tema
religioso. Gálatas enquadra as duas leis finais: Lei Moral ou Lei Cerimonial. Segundo o Dicionário Bíblico: A Lei Moral dos Dez Mandamentos é eterna e não muda. A Lei cerimonial, Cristo tornou-se o cumprimento e o fim e sua finalidade era ensinar por meio de sacrifícios e cultos ritualísticos o desígnio redentor de Deus.

9 Gálatas 1:13-14. Paulo foi membro efetivo do judaísmo, antes do encontro com Cristo. Era “extremamente zeloso das tradições”. Sabedor que era daquelas cerimônias. Se novamente aceitas, iriam tirar a liberdade concedida pelo evangelho de Cristo. Iria obliterar o cristianismo.

10 Gálatas. 2:1,3-4. Quando aceitou a Cristo, Abandonou o judaísmo e as cerimônias, Necessárias antes, tornaram-se inúteis após a morte de Jesus. Gálatas. 2:7-9,12-13. O elemento que gerou tanta confusão, discussão e polêmica, foi um dogma daquela Lei Cerimonial: CIRCUNCISÃO.

11 Gálatas. 2:14. Após o Calvário não era preciso mais proceder a nenhum dos rituais exigidos pela Lei Cerimonial. A circuncisão teve fim, e o batismo por imersão ocupou seu lugar. Pedro compreendia assim, porém, para agradar “dissimulava”. Tudo isto por causa da circuncisão, parte integrante da Lei Cerimonial.

12 Gálatas. 2:16. Paulo mostra-lhes o valor do evangelho. Circuncidar era exigência da Lei Cerimonial. Necessária antes de Cristo. Após a morte do Senhor, cumprir esse ritual era buscar justificação pelas obras. Praticar circuncisão após a cruz, era negar a eficácia do sangue remidor. Contrariava o evangelho da justificação pela fé.

13 Gálatas.2:21. Deus deu aos judeus um ritual maravilhoso. Um conjunto de cerimônias, acompanhadas de variadas ordenanças – Lei Cerimonial. Sua obrigação era exigida, pois todo o cerimonial apontava para Jesus. Era necessário até que Ele viesse. Vindo, todo sistema ritualístico tornou-se inútil, pois era sombra de Jesus (Heb.10:1). Se a prática desses ritos pudesse justificar o ofertante, então Jesus morreu em vão.

14 Gálatas. 3:1-5. Paulo está muito aborrecido com os “professores judaizantes”. Em sua ausência infiltraram na Igreja os dogmas cerimoniais. Gálatas. 3:10. Está lei mencionada por Paulo foi escrita em um livro. (Deut.31:24). A Lei Moral foi escrita em pedra. (Êxo.31:18).

15 Gálatas. 3:24 A Lei Cerimonial mencionada por Paulo em Gálatas, constitui-se de muitas cerimônias. Essas cerimônias foram criadas para desenvolver no homem a fé no Messias que viria. Dentre estas cerimônias estava o sistema sacrifical. Ao imolar o cordeiro, o pecador deveria contemplar na indefesa vitima a figura do Messias. Por conseguinte, a Lei Cerimonial era um conjunto de ritos criados por Deus para desenvolver a fé no futuro Messias e dessa forma abrir os corações para recebê-Lo e amá-Lo.

16 Gálatas.4:9-10. A Lei Moral não tem “rudimentos”e sim, “mandamentos”. A Lei Cerimonial tem “rudimentos, e este são, “fracos e pobres”. A Lei Moral não exige a guarda de “dias” e sim de “um” dia, - o Sábado. Na Lei cerimonial havia “dias”, “meses” e “anos”. Eram sete festas anuais, consideradas feriados solenes.

17 Gálatas. 5:1-4. “Alguns, porém, da seita dos fariseus… se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhe que guardassem a Lei de Moisés”. Paulo diz aos Gálatas, que, quem “se deixa circuncidar…está obrigado a guardar toda a lei”. A lei que continha a circuncisão era a Lei cerimonial.

18 A Lei Cerimonial não se compunha somente do dogma da circuncisão,mas de uma infinidade d cerimônias. Porém, o problema dos gálatas, a balbúrdia entre aqueles irmãos, é por causa da circuncisão.


Carregar ppt "Capítulo 10 Gálatas À Luz da Bíblia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google