Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBianca Valgueiro Moreira Alterado mais de 7 anos atrás
2
Santa Catarina, um estado rico em águas, mas...
III
3
Estado rico em águas
4
Santa Catarina é formado por 295 municípios e aproximadamente 7 milhões de habitantes. Um estado que em consideração a outros, sua extensão territorial não é muito grande, mas é abundante no que se refere a quantidade de água, tanto superficiais, quanto as subterrâneas. Sabemos que a água é fator determinante para a vida na terra, apesar de nosso estado ter água em abundância, esse recurso natural renovável está ficando casa vez mais escasso por causa da poluição.
5
A agência Nacional de Águas divide os recursos hídricos catarinense em três grandes regiões hidrográficas: do Paraná (bacia do Iguaçu); do Uruguai e a do Sudoeste (bacia do Atlântico).
6
Os rios que cortam nosso estado possuem dois sistemas independentes:
7
Santa Catarina além de possuir as águas superficiais, é agraciada com águas subterrâneas que conhecemos como:
8
O aqüífero Guarani abrange uma área de 49
O aqüífero Guarani abrange uma área de km² em Santa Catarina com profundidade de 400 à 1500m. No estado possui cadastrado poços perfurados, mas esses não beneficiam a população.
9
As águas abundantes poderão tornar-se escassas
Sabemos que para o consumo humano a água tem que ser potável, mas devido ao alto nível de poluição, as águas no território catarinense não podem ser usadas antes de receber tratamento.
10
Principais vilões da poluição
Esgoto sanitário: Em Santa Catarina é o principal vilão, pois somente 17,03% da população possui coleta de esgoto, e ainda dos que são coletados 21,88% é tratado. Assim, 660 milhões de litros de esgoto são jogados diretamente na natureza, ou seja 40 mil caminhões limpa fossa por dia.
11
Dejetos de animais: é outra fonte de poluição em nosso estado, principalmente a criação de suíno.
Até a década de 1970 esse tipo de poluente não era considerado, mas com o passar do tempo, Santa Catarina tornou-se o maior criador de porcos do Brasil, com 8 milhões de cabeças gerando 10 milhões de m³ de dejetos por ano.
12
Extração mineral: mais expressiva na região sul, devido a extração do carvão, é uma situação crítica na poluição hídrica. Os rios Tubarão, Urussanga e Araranguá, recebem diariamente toneladas de poluição sólida, 127 toneladas de acidez, 320 toneladas de sulfato e 35,5 toneladas de ferro.
13
Lixo doméstico: não bastasse todo poluente, ainda temos o lixo gerado por todos nós, que muitas vezes vão parar dentro dos rios.
14
Além da poluição das águas afetarem o ser humano, sabemos que nossos rios e lagos são habitat natural de várias espécies de animais que estão correndo sérios riscos de extinção.
15
Questão da água , um clamor do papa em favor dos pobres
Devido as más condições de vida dos mais pobres, não lhe dá muitas vezes o direito de ter seu esgoto tratado e nem água potável, gerando assim doenças como diarreia e a cólera.
16
Não devemos pensar somente na poluição das fábricas, temos que ter a consciência e refletirmos no nosso detergente e produtos químicos que usamos no dia a dia, que também estão sendo despejados nos rios, lagos e mares.
17
Cuidar é compromisso nosso
22
FIM
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.