A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul Objetivos: O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul Objetivos: O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul Objetivos: O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica. Cada bacia deve possuir um plano que contemple a solução dos problemas hídricos da área, para um horizonte de vinte anos. Dario Galvão, Felipe Faria e Guilherme Stuart, Felipe D'Agosto Toledo e Marcelo Saad Taulois da Costa PHD - 2537 – Água em Ambientes Urbanos Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária

2 Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul Características da Bacia: A bacia escolhida para a sugestão das ações a serem implementadas é a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Localiza-se nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Esta bacia é considerada como uma das mais problemáticas do Brasil, devido à grande urbanização dessa região, aos múltiplos usos da água e a necessidade de uso das suas águas para o abastecimento de uma das áreas mais populosas do país, a Baixada Fluminense.

3 Localização da Bacia do Rio Paraíba do Sul

4 Bacia do Rio Paraíba do Sul

5 Comitê e Agência da Bacia A bacia do Rio Paraíba do Sul possui um comitê de bacia e uma agência já estabelecidas com a participação da União, dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, dos municípios, dos usuários de recursos hídricos e das organizações civis estabelecidas na região.

6 Propostas ações que devem ser implementadas no plano de bacias Desenvolver, facilitar e implantar os instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos; Implementação e gestão de um Sistema de Informação de Recursos; Cadastramento dos usuários de recursos hídricos; Instituir a cobrança pelo uso da água; Controle quantitativo e qualitativo dos corpos d´água e do seu uso; Criação de formas de conciliar os interesses dos usuários, de forma a assegurar o suprimento para o abastecimento humano e animal; Realizar a gerir as outorgas;

7 Propostas ações que devem ser implementadas no plano de bacias Realizar o enquadramento dos corpos d´água; Instituição de comissões fiscalizadoras para que as ações e programas possam ser de fato realizados. Execução de um cronograma de atividades e prioridades. Levantamento da capacidade da bacia; Levantamento da vazão utilizada; Estudo de demanda atual e para os próximos 20 anos em função das perspectivas de crescimento da região; Mapeamento das áreas inundáveis; Estudo de uso e ocupação do solo nas áreas inundáveis;

8 Propostas ações que devem ser implementadas no plano de bacias Remoção das edificações situadas nas áreas frequentemente inundáveis; Pesquisa investigativa para identificar focos poluidores; Estudo de qualidade da água – mapeamento por categorias; Estudo de transporte de sedimentos; Trabalho social com a população residente na região dos mananciais (conscientização da população sobre a importância dos mananciais, do meio-ambiente, como preservá-los, etc.) e com a população a ser removida de lá.

9 Propostas ações que devem ser implementadas no plano de bacias Equipe de profissionais que estaria envolvida: Advogado, Arquiteto, Biólogo, Economista, Engenheiro, Hidrólogo, Representante da Sociedade envolvida, Sociólogo e Topógrafo;  Técnico especializado em implantação e operação de SIG.


Carregar ppt "Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul Objetivos: O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google