A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO FINANCEIRA."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO FINANCEIRA

2 OBJETIVOS DO ESTUDO Investigar as formas de usar os recursos financeiros dos brasileiros no dia a dia em relação ao consumo e economia dinheiro.

3 METODOLOGIA Público alvo: residentes em todas as capitais brasileiras, com idade igual ou superior a 18 anos, ambos os sexos e todas as classes sociais. Método de coleta: pesquisa realizada via web e pós-ponderada considerando sexo, idade, escolaridade, classe e região do país. Tamanho amostral da pesquisa: 606 casos, gerando uma margem de erro no geral de 4,0 p.p para um intervalo de confiança a 95%. Data de coleta dos dados: 16 a 23 de novembro de 2016. Obs.: Ao longo do relatório alguns gráficos não fecham em 100% devido ao arredondamento dos valores e/ou respostas múltiplas.

4 Caracterização da Amostra

5 ESTADOS: Aracaju 1,0% Manaus 2,9% Belém 2,6% Natal 2,7% Belo Horizonte
Cidade onde mora % da amostra Aracaju 1,0% Manaus 2,9% Belém 2,6% Natal 2,7% Belo Horizonte 5,1% Palmas 0,6% Boa vista 0,5% Porto alegre 6,1% Brasilia Porto velho 0,7% Campo Grande 1,5% Recife 2,2% Cuiabá 1,1% Rio Branco Curitiba 6,0% Rio de Janeiro 14,0% Florianópolis 2,1% Salvador 8,6% Fortaleza São Luís 2,5% Goiânia São Paulo 21,5% Joao Pessoa 2,3% Teresina 1,2% Macapá 0,8% Vitória Maceió Total 100,0% 1a. Onde você mora?(RU - ESPONTÂNEA) 1. Capital 2. Região metropolitana (AGRADEÇA E ENCERRE) 3. Interior (AGRADEÇA E ENCERRE) BASE Geral 606

6 ESTADOS: Sudeste 41,4% Nordeste 27,7% Sul 14,2% Norte 8,9%
Região onde mora % da amostra Sudeste 41,4% Nordeste 27,7% Sul 14,2% Norte 8,9% Centro-oeste 7,7% Total 100,0% 1a. Onde você mora?(RU - ESPONTÂNEA) 1. Capital 2. Região metropolitana (AGRADEÇA E ENCERRE) 3. Interior (AGRADEÇA E ENCERRE) BASE Geral 606

7 GÊNERO: 3. Você é: (RU) 1. Homem 2. Mulher BASE Geral 606 Slide 7

8 IDADE: 2. Qual é sua idade? (RU - espontânea)
1. Menos de 18 anos (AGRADEÇA E ENCERRE) 2. De 18 a 24 anos 3. De 25 a 34 anos 4. De 35 a 49 anos 5. De 50 a 64 anos 6. 65 ou mais BASE Geral 606 Slide 8

9 ESTADO CIVIL: Slide 9 5. Qual é o seu estado civil? (RU - espontânea)
1. Solteiro 2. Casado 3. União estável 4. Separado/Divorciado 5. Viúvo BASE Geral 606 Slide 9

10 Número médio de moradores por domicílio: 3,29
CLASSE 6. Qual é a renda total familiar mensal da sua residência? Somando todos os rendimentos de todas as pessoas da sua casa. (RU) 1. Até 1 Salário Mínimo (até R$ 788) 2. De 1 a 2 Salários Mínimos (R$ 789 a R$ 1.576) 3. De 2 a 3 Salários Mínimos (R$ a R$ 2.364) 4. De 3 a 5 Salários Mínimos (R$ a R$ 3.940) 5. De 5 a 10 Salários Mínimos (R$ a R$ 7.880) 6. De 10 a 15 Salários Mínimos (R$ a R$ ) 7. Mais de 15 Salários mínimos (Mais de R$ ) 8. Sem rendimentos 9. Prefiro não responder 7. Quantas pessoas moram em sua residência incluindo você, exceto empregados domésticos? (RU) Anotar: ___________________________ Número médio de moradores por domicílio: 3,29 BASE Geral 606 Slide 10

11 Hábitos e Comportamentos em relação ao uso do dinheiro

12 HÁBITOS E COMPORTAMENTOS FINANCEIROS
Os entrevistados foram expostos a uma série de afirmativas para investigar na prática formas de usar os recursos financeiros no dia a dia em relação ao consumo e economia dinheiro: Consumismo: considerando as situações estimuladas, percebe-se que uma parcela significativa dos entrevistados têm atitudes consideradas consumistas, 40% não procura formas alternativas de economizar com saídas e baladas como por exemplo o hábito de reunir em casa os amigos, 42% costuma comprar de forma parcelada para conseguir ter o que deseja, 22% não resisti as promoções e realiza compras não planejadas e 33% extrapola seus gastos em promoções; Consumo consciente/colaborativo: 78% dos entrevistados têm o hábito de fazer serviços de outros profissionais para economizar, 74% usa transportes coletivos ou caronas e 51% priorizam a caminhada para ir em locais mais próximos para economizar com transporte.

13 CONSUMISMO: Mais de 1/3 dos entrevistados têm um perfil mais consumista se for levado em consideração as situações investigadas: 42% costumam pagar suas compras de forma parcelada para poderem comprar o que querem, 22% não resiste as promoções, 33% compram mais em promoções fazendo compras por impulso e 40% não procura formas alternativas de economizar com saídas e baladas. * Considerados o % de entrevistados que responderam sim para cada item investigado. RESPOSTAS - RU (por item) GERAL Dez/16 Sexo Idade Classe Homem Mulher De 18 a 34 anos De 35 a 54 anos 55 ou mais A/B C/D/E Na maioria das vezes consigo resistir as promoções, só compro aquilo que está planejado 78,3% 83,8% 73,2% 76,1% 80,2% 78,9% 80,1% 77,7% Quase sempre reúno em casa ou na casa de amigos para economizar com saídas/baladas 59,7% 59,8% 61,9% 60,9% 52,9% 57,7% 60,3% Desconsiderando alimentos e supermercado, costumo pagar minhas compras parceladas, pois assim consigo comprar tudo o que quero 41,8% 41,2% 42,4% 41,5% 44,9% 37,3% 37,0% 43,3% Promoções me fazem comprar mais sem necessidade 32,9% 27,5% 38,4% 42,1% 27,1% 25,9% 24,8% 35,4% 82 a 84. Por favor, pense nos seus hábitos e comportamentos relacionados ao dinheiro e escolha a resposta que mais representa seu comportamento no dia a dia: (RU-Estimulada) 1. Sim 2. Não 3. Não se aplica 82. Desconsiderando alimentos e supermercado, costumo pagar minhas compras parceladas, pois assim consigo comprar tudo o que quero 83. Quase sempre reúno em casa ou na casa de amigos para economizar com saídas/baladas 84. Promoções me fazem comprar mais sem necessidade 85. Na maioria das vezes consigo resistir as promoções, só compro aquilo que está planejado GERAL Dez/16 Homem Mulher 18 a 34 35 a 54 55 ou mais A/B C/D/E 579 288 291 253 215 111 244 335 466 233 217 172 77 189 277 525 264 261 241 190 94 308 537 278 259 192 101 226 311

14 * Apenas para respostas sim e não
QUASE SEMPRE REÚNE EM CASA OU NA CASA DE AMIGOS PARA ECONOMIZAR COM SAÍDAS: 40% não adotam a estratégia de reunir em casa ou na casa de amigos para economizar com saídas e baladas. * Apenas para respostas sim e não Geral Sexo Idade Classe 83. Por favor, pense nos seus hábitos e comportamentos relacionados ao dinheiro e escolha a resposta que mais representa seu comportamento no dia a dia: (RU-Estimulada) 1. Sim 2. Não 3. Não se aplica 83. Quase sempre reúno em casa ou na casa de amigos para economizar com saídas/baladas GERAL Dez/16 Homem Mulher 18 a 34 35 a 54 55 ou mais A/B C/D/E 466 233 217 172 77 189 277

15 * Apenas para respostas sim e não
NA MAIORIA DAS VEZES RESISTE ÀS PROMOÇÕES COMPRANDO APENAS O PLANEJADO? 78% dos entrevistados conseguem resistir promoções na maioria das vezes, principalmente os homens. Entretanto, 22% cedem com frequência, fazendo compras não planejadas, sobretudo as mulheres. * Apenas para respostas sim e não Geral Sexo Idade Classe 85. Por favor, pense nos seus hábitos e comportamentos relacionados ao dinheiro e escolha a resposta que mais representa seu comportamento no dia a dia: (RU-Estimulada) 1. Sim 2. Não 3. Não se aplica 85. Na maioria das vezes consigo resistir as promoções, só compro aquilo que está planejado GERAL Dez/16 Homem Mulher 18 a 34 35 a 54 55 ou mais A/B C/D/E 579 288 291 253 215 111 244 335

16 COSTUMA PARCELAR AS COMPRAS PARA CONSEGUIR COMPRAR TUDO O QUE QUER
COSTUMA PARCELAR AS COMPRAS PARA CONSEGUIR COMPRAR TUDO O QUE QUER? 42% dos entrevistados compram parcelado para conseguirem comprar o que querem. * Desconsiderando alimentos e supermercado. * Apenas para respostas sim e não Geral Sexo Idade Classe 82. Por favor, pense nos seus hábitos e comportamentos relacionados ao dinheiro e escolha a resposta que mais representa seu comportamento no dia a dia: (RU-Estimulada) 1. Sim 2. Não 3. Não se aplica 82. Desconsiderando alimentos e supermercado, costumo pagar minhas compras parceladas, pois assim consigo comprar tudo o que quero GERAL Dez/16 Homem Mulher 18 a 34 35 a 54 55 ou mais A/B C/D/E 525 264 261 241 190 94 217 308

17 * Apenas para respostas sim e não
PROMOÇÕES FAZEM COM QUE COMPRE MAIS SEM NECESSIDADE? Para 33% dos entrevistados, as promoções são um vetor de compras desnecessárias, principalmente para mulheres, pessoas de 18 a 34 anos e das classes C/D/E. * Apenas para respostas sim e não Geral Sexo Idade Classe 84. Por favor, pense nos seus hábitos e comportamentos relacionados ao dinheiro e escolha a resposta que mais representa seu comportamento no dia a dia: (RU-Estimulada) 1. Sim 2. Não 3. Não se aplica 84. Promoções me fazem comprar mais sem necessidade GERAL Dez/16 Homem Mulher 18 a 34 35 a 54 55 ou mais A/B C/D/E 537 278 259 244 192 101 226 311

18 CONSUMO CONSCIENTE/COLABORATIVO: Com o objetivo de economizar, 78% dos entrevistados têm o hábito de fazer serviços de outros profissionais em casa, 74% usa transportes coletivos ou caronas e 50% vai a lugares a pé ou de bicicleta. * Considerados o % de entrevistados que responderam sim para cada item investigado. RESPOSTAS - RU (por item) GERAL Dez/16 Sexo Idade Classe Homem Mulher De 18 a 34 anos De 35 a 54 anos 55 ou mais A/B C/D/E Para economizar, faço em casa muitos serviços que poderiam ser contratados fora, como manicure, pet shop, cinema, lanches 78,0% 74,6% 80,9% 81,3% 74,4% 77,8% 78,8% 77,7% Uso transporte coletivo ou caronas para economizar com transporte 68,1% 80,4% 76,7% 73,7% 71,4% 59,1% 78,4% Na maioria das vezes vou aos lugares a pé ou de bicicleta para economizar com transporte  51,3% 49,9% 52,8% 51,5% 57,4% 39,3% 37,6% 55,1% Por favor, pense nos seus hábitos e comportamentos relacionados ao dinheiro e escolha a resposta que mais representa seu comportamento no dia a dia: (RU-Estimulada) Sim 2. Não 3. Não se aplica 86. Para economizar, faço em casa muitos serviços que poderiam ser contratados fora, como manicure, pet shop, cinema, lanches 87. Uso transporte coletivo ou caronas para economizar com transporte 87B. Na maioria das vezes vou aos lugares a pé ou de bicicleta para economizar com transporte  GERAL Dez/16 Homem Mulher 18 a 34 35 a 54 55 ou mais A/B C/D/E 529 259 270 238 198 93 217 312 526 261 265 241 189 96 212 314 517 256 236 195 86 209 308

19 * Apenas para respostas sim e não
FAZ EM CASA SERVIÇOS QUE PODERIAM SER CONTRATADOS DE TERCEIROS (PET SHOP, MANICURE, CINEMA, LANCHES) PARA ECONOMIZAR? 78% dos entrevistados têm o hábito de fazer em casa serviços que poderiam ser contratados de terceiros, para economizar. * Apenas para respostas sim e não Geral Sexo Idade Classe 86. Por favor, pense nos seus hábitos e comportamentos relacionados ao dinheiro e escolha a resposta que mais representa seu comportamento no dia a dia: (RU-Estimulada) 1. Sim 2. Não 3. Não se aplica 86. Para economizar, faço em casa muitos serviços que poderiam ser contratados fora, como manicure, pet shop, cinema, lanches GERAL Dez/16 Homem Mulher 18 a 34 35 a 54 55 ou mais A/B C/D/E 529 259 270 238 198 93 217 312

20 * Apenas para respostas sim e não
USA TRANSPORTE COLETIVO OU CARONAS PARA ECONOMIZAR NO TRANSPORTE? 74% dos entrevistados usam o transporte coletivo ou caronas para economizar, principalmente as mulheres e pessoas das classes C/D/E. * Apenas para respostas sim e não Geral Sexo Idade Classe 87. Por favor, pense nos seus hábitos e comportamentos relacionados ao dinheiro e escolha a resposta que mais representa seu comportamento no dia a dia: (RU-Estimulada) 1. Sim 2. Não 3. Não se aplica 87. Uso transporte coletivo ou caronas para economizar com transporte GERAL Dez/16 Homem Mulher 18 a 34 35 a 54 55 ou mais A/B C/D/E 526 261 265 241 189 96 212 314

21 * Apenas para respostas sim e não
NA MAIORIA DAS VEZES VAI AOS LUGARES À PÉ OU BICICLETA PARA ECONOMIZAR COM TRANSPORTE? 51% dos entrevistados utilizam esta estratégia para economizar, principalmente as classes C/D/E. * Apenas para respostas sim e não Geral Sexo Idade Classe 87B. Por favor, pense nos seus hábitos e comportamentos relacionados ao dinheiro e escolha a resposta que mais representa seu comportamento no dia a dia: (RU-Estimulada) 1. Sim 2. Não 3. Não se aplica 87B. Na maioria das vezes vou aos lugares a pé ou de bicicleta para economizar com transporte  GERAL Dez/16 Homem Mulher 18 a 34 35 a 54 55 ou mais A/B C/D/E 517 261 256 236 195 86 209 308


Carregar ppt "EDUCAÇÃO FINANCEIRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google