A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AQUECIMENTO GLOBAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AQUECIMENTO GLOBAL."— Transcrição da apresentação:

1 AQUECIMENTO GLOBAL

2 AQUECIMENTO GLOBAL Para falar de aquecimento global há que se esclarecer um conceito muito importante: O EFEITO ESTUFA. O efeito estufa é um fenômeno natural que possibilita a vida na Terra. Nada mais é que a atuação vapor d’água, gases raros e principalmente CO2 como barreira que impede que todo o calor absorvido pela radiação solar escape para o espaço, permitindo o equilíbrio térmico, principalmente a noite.

3 EFEITO ESTUFA

4 EFEITO ESTUFA Tome como exemplo a Lua! Nela não há uma atmosfera com esses gases protetores que formam uma “estufa” então as temperaturas variam de 100° durante o dia e -150° durante a noite. Caso não houvesse efeito estufa....

5 AQUECIMENTO GLOBAL O Aquecimento Global Nada mais é que o aumento da temperatura média global pela intensificação do efeito estufa. Esta última se dá pelo aumento da quantidade de gases como CFC, Metano, Ácido Nítrico, Ozônio e principalmente CO2 lançados na atmosfera Terrestre.

6 AQUECIMENTO GLOBAL O aumento destes gases se dá por várias formas:
Queima de combustíveis fósseis; Desmatamento: os autótrofos retiram CO2 da atmosfera para a fotossíntese e sua decomposição libera CO2; Sprays, plásticos e solventes usados por indústrias eletrônicas, motores de avião: devido liberarem o CFC (clorofluorcarbono) que atua na destruição da camada de ozônio.

7 AQUECIMENTO GLOBAL Lixeiras, campos de arroz e gado: liberam gás metano. Combustão da madeira e de combustíveis fósseis, decomposição de fertilizantes químicos e micróbios: produção de Ácido Nítrico (HNO3). Poluição de solos por fábricas, refinarias de petróleo e automóveis: produção de ozônio (O3).

8 AQUECIMENTO GLOBAL *Há que se lembrar que o ozônio, na camada protetora, é formado por decomposição de moléculas de oxigênio (O2) e posterior associação das moléculas decompostas formando o ozônio (O3), em razão da exposição à radiação solar e cargas elétricas na estratosfera,. O ozônio, quando liberado próximo à superfície da Terra, contribui para o aumento dos gases que formam a barreira que deveria ser apenas protetora, além de poder causar doenças pulmonares e até doenças relacionadas ao sistema cardiovascular.

9 AQUECIMENTO GLOBAL Consequências:
Aumento da temperatura média do planeta; Aumento do nível dos oceanos devido ao degelo; Processos de desertificação; Alteração no regime de chuvas; Inundações; Redução da biodiversidade.

10 AQUECIMENTO GLOBAL Existe um consenso de que o aumento do efeito estufa só não é maior porque grande parte do CO2 é dissolvido nos oceanos e extraída pela vegetação e, moléculas derivadas, por organismos que constroem suas próprias carapaças e esqueletos. Porém os dados são alarmantes: No século XIX contabilizava-se 280 partes por milhão e, atualmente, as 400 partes por milhão já foram ultrapassadas.

11 DIÓXIDO DE CARBONO Não se pode considerar o CO2 como vilão desta questão, pois o início de sua liberação, há bilhões de anos atrás, permitiu o surgimento dos fotossintetizantes que são a base da cadeia alimentar e, também, o surgimento dos seres vivos que necessitam de temperaturas mais amenas para sua existência.

12 CHUVA ÁCIDA O excesso desses gases, principalmente o CO2, juntamente com os poluentes liberados na atmosfera tem ocasionado as chamadas chuvas ácidas. Embora a chuva tenha, naturalmente, um caráter ácido (que não causa danos à natureza) a intensificação dessa condição tem causado grandes problemas ambientais da atualidade.

13 CHUVA ÁCIDA É um fenômeno muito comum nos centros urbanos e industrializados, que decorre da poluição atmosférica, em razão da liberação de óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e do dióxido de enxofre (SO2), sobretudo pela queima do carvão mineral e de outros combustíveis fósseis.

14 CHUVA ÁCIDA O dióxido de carbono, o óxido de nitrogênio e o dióxido de enxofre reagem com as partículas de água presentes nas nuvens, sendo que o resultado desse processo é a formação do ácido nítrico (HNO3) e do ácido sulfúrico (H2SO4)

15 CHUVA ÁCIDA Consequências da chuva ácida
Destruição de lavouras e de florestas, modificação das propriedades do solo, alteração dos ecossistemas aquáticos, contaminação da água potável, danificação de edifícios, corrosão de veículos e monumentos históricos, etc. De acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), cerca de 35% dos ecossistemas do continente europeu foram destruídos pelas chuvas ácidas.

16 CORRENTES DE PENSAMENTO
Atualmente existem 2 correntes de pensamento sobre o aquecimento global: Uma delas diz que este processo é algo natural e que aconteceria com ou sem intervenção humana. A outra diz que o aquecimento global é decorrente das atividades antrópicas, ou seja, das atividades humanas;

17 O AQUECIMENTO GLOBAL E VOCÊ
E você, o que pensa a respeito? Como pode contribuir para a diminuição da intensificação do efeito estufa na Terra? Estas são questões para refletir... e pesquisar!


Carregar ppt "AQUECIMENTO GLOBAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google