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Virgínia Patrocínio PPGCom - ESPM, SP

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Apresentação em tema: "Virgínia Patrocínio PPGCom - ESPM, SP"— Transcrição da apresentação:

1 Virgínia Patrocínio PPGCom - ESPM, SP
A FAVELA QUE SE VÊ E A FAVELA QUE SE VIVE: A relação entre a realidade da vida cotidiana e a representação social da favela na ficção televisiva brasileira Virgínia Patrocínio PPGCom - ESPM, SP

2 A relação entre telenovela e o cotidiano
A realidade da vida cotidiana entremeada por representações sociais que ressignificam a concepção de realidade O ordenamento social que garante os laços de subjetividade A comunicação midiática como mediadora cultural e identitária dessas representações sociais

3 O percurso histórico da representação social da favela
O processo de urbanização e modernização vivenciado pelo Brasil no final do século XIX e início do século XX; O termo favela designando genericamente o habitat dos pobres, caracterizado pela ocupação ilegal e irregular, constituindo “a gênese do processo de construção das representações sociais da favela” (VALLADARES, 2005, p. 28) A classificação como problema social urbano, marca significativamente a maneira com que ela é vista na atual conjuntura social. As manifestações culturais e a ascensão ao consumo como significativas no processo de ressignificação da favela no espaço urbano na atualidade.

4 Mapeando as Telenovelas
Telenovelas exibidas nos últimos 20 anos Abordagem temática Ambientação Humor Ambiente único Conflitos entre classes sociais Ambientes plurais Denúncia Social Favela realista

5 Panorama das novelas das 21 horas

6 Panorama das novelas das 19 horas

7 Panorama das novelas das 18 horas

8 A Pesquisa de Recepção Perfil dos Entrevistados Formação dos grupos
Objetivos e Análises 4 grupos focais/entrevistas grupais, de 5 a 7 participantes; Identificação das formas discursivas, partindo dos princípios conceituais das Representações Sociais; Moradores da periferia de São Paulo; Homens ou Mulheres entre 30 e 60 anos; Roteiro semiestruturado; Análise e interpretação dos discursos dos entrevistados e das novelas citadas. Entrevistas gravadas, transcritas e sintetizadas de acordo com os tópicos do roteiro. Habitualidade no consumo de telenovelas brasileiras.

9 Referências Bibliográficas
BACCEGA, Maria Aparecida. Palavra e discurso: história e literatura. São Paulo: Ed. Ática, 2003. BERGER, Peter e LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis (RJ): Vozes, 1985.  JAGUARIBE, Beatriz. O choque do real: estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. LOPES, Maria Immacolata V. de. Telenovela como Recurso Comunicativo. Revista Matrizes, ano 3, n. 1, p.21-47, São Paulo, ago/dez, 2009. MARTIN-BARBERO; Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013. MEIRELLES, Renato e ATHAYDE, Celso. Um país chamado favela: a maior pesquisa já feita sobre a favela brasileira. São Paulo: Gente, 2014.  MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis (RJ): Vozes,  SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. 5ª ed. São Paulo: EdUSP, 2013. VALLADARES, Licia do Prado. A invenção da favela: do mito de origem a favela.com. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2005.  ZALUAR, Alba e ALVITO, Marcos (Orgs.). Um século de favela. 5ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

10 OBRIGADA! Virgínia Patrocínio PPGCom ESPM-SP


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