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DIREÇÃO DEFENSIVA.

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Apresentação em tema: "DIREÇÃO DEFENSIVA."— Transcrição da apresentação:

1 DIREÇÃO DEFENSIVA

2 SEGURANÇA NO TRÂNSITO

3 OBJETIVO Informação Conscientização Direção Defensiva - Atualização

4 INFORMAÇÃO No Brasil mais de pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de trânsito, porém acredita-se que estes números são maiores,pois as estatísticas são falhas; A elevada mortalidade por acidentes de trânsito (AT) representa um problema de saúde pública tanto no Brasil como em diversos países; Os jovens, especialmente do sexo masculino, são o grupo com maior envolvimento em acidentes de trânsito fatais; Os acidentes fatais são apenas a ponta do iceberg; devem ser considerados os acidentes com seqüelas e os acidentes que evoluem para recuperação total, mas apresentam longo tempo de internação precisando, às vezes, de cirurgias. Pesa, ainda, o afastamento das atividades acadêmicas laborais;

5 INFORMAÇÃO Porcentagem de Acidentes ocorridos em relação ao tempo
Porcentagem de Acidentes ocorridos em relação a pista

6 INFORMAÇÃO Acidentes ocorridos em relação a pista

7 Acidentes ocorridos em relação a Sinalização
INFORMAÇÃO Acidentes ocorridos em relação a Sinalização

8 CONSCIENTIZAÇÃO O Brasil tem prejuízo anual de R$ 105 milhões com acidentes de trânsito. São custos com perdas em produção, custos médicos, previdência social, custos legais, perdas materiais, despesas com seguro e custos com emergências entre outros. Os atropelamentos são responsáveis por 36% das mortes nas estradas brasileiras. O pedestre só tem chance de sobreviver se o veículo estiver a 30 km/h. Se o motorista estiver a 40 km/h, a chance de óbito vai para 15%. A 60 km/h, a chance de morte cresce assustadoramente, vai para 70%. E, caso o pedestre seja apanhado a 80 km/h, provavelmente não terá qualquer chance de sobreviver. 64% dos acidentes são causados por falhas humanas. 30% tem origem em problemas mecânicos. Apenas 6% são conseqüência de má conservação de via.

9 PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES
Erro humano, em todo o mundo, é responsável por mais de 90 % dos acidentes registrados. Principais imprudências determinantes de acidentes fatais no Brasil: por ordem de incidência: Velocidade excessiva; Dirigir sob efeito de álcool; Distância insuficiente em relação ao veiculo dianteiro; Desrespeito à sinalização; Dirigir sob efeito de drogas.

10 DIREÇÃO DEFENSIVA Reconhecer as situações de riscos
Se antecipar as situações de riscos Bom relacionamento no trânsito Condições do veículo (manutenção) Sinalizações Velocidade e manobras Ultrapassagens Campo de visão

11 DIREÇÃO DEFENSIVA Não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas
Não fumar e comer enquanto estiver dirigindo Respeite os pedestres Mantenha retrovisores conservados Cuidados com o estado do Condutor Cuidados com chuvas, ventos e neblinas Concentração

12 Acenda os faróis do carro;
TRÂNSITO COM CHUVA Acenda os faróis do carro; Antes de sair, cheque se os limpadores de pára-brisa e desembaçadores estão funcionando; Circule em uma velocidade 30% menor do que a dos dias sem chuva; Mantenha uma distância segura do carro da frente. Lembre-se de que a distância necessária para frear é quase o dobro com o asfalto molhado;

13 TRÂNSITO COM CHUVA Não freie nem faça manobras bruscas;
Teste os freios do carro, porque com a pista molhada sua capacidade de frear pode ser reduzida; - Se o nível da água estiver acima do cano de escape, circule em baixa velocidade e em marcha reduzida, sem parar de acelerar, assim você garantirá que a água não entrará no motor pelo escapamento e evitará que o carro morra.

14 TRÂNSITO COM CHUVA Nunca faça manobras bruscas ou impensadas, como girar o volante de repente; Não freie de repente, nem tente voltar imediatamente à estrada se tiver caído no acostamento, porque isso poderia fazer o veículo perder a estabilidade e até capotar; Se você saiu da estrada sem querer, tire um pouco o pé do acelerador, segure o volante com firmeza, para manter o controle do carro, e gire ligeiramente para a esquerda; Pise lentamente no freio várias vezes, como se estivesse bombeando o pedal.

15 ACOSTAMENTO, QUANDO USAR?
Só pare no acostamento em casos de necessidade extrema e lembre-se que em situações de emergência, o acostamento pode ser utilizado pelas viaturas do socorro médico, se você estiver impedindo a passagem, vai estar impedindo o trabalho das equipes de salvar vidas. Se for extremamente necessário parar, primeiro reduza a velocidade, o mais suavemente possível para não causar acidente com os veículos que venham atrás e sinalize com a seta. Após parar o veículo sinalize com o triângulo de segurança e o pisca-alerta.

16 PONTES NUNCA PARE EM PONTES

17 ACOSTAMENTO, QUANDO USAR?
NÃO PARE PRÓXIMO A CURVAS

18 ACOSTAMENTO, QUANDO USAR?
NA PARE EM CURVAS

19 USO DE UNIFORMES Em trabalhos em rodovias, utilize uniformes refletivos

20 POSTURA Não deixe as portas do veículo abertas
Não fique de costas para o sentido de fluxo do trânsito

21 USO CORRETO DO CINTO DE SEGURANÇA
Ajuste de banco O cinto de segurança foi feito para todos os ocupantes do veículo

22 CUIDADOS COM PONTOS CEGOS

23 VERIFICAR AS CONDIÇÕES DO VEÍCULO

24 EM CASO DE ACIDENTE Sinalizar o Local;
Ligar para sede (ADM, SMS, Encarregado); Não mexer em possíveis vitimas se não for devidamente treinado; Acionar socorro médico; Procurar atendimento médico na localidade mais próxima; Pedir o atestado médico contendo CID, CRM, carimbo e assinatura do médico atendente; Fazer Boletim de Ocorrência na Delegacia mais próxima; Se possível fotografar o local, colher nomes e telefones de testemunhas. SMS: (41) ; Engefoto: (41) ;

25 NESTA VIAGEM NÃO DÊ CARONA A MORTE

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