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GEOGRAFIA, ESPAÇO E TURISMO

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Apresentação em tema: "GEOGRAFIA, ESPAÇO E TURISMO"— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA, ESPAÇO E TURISMO
Fundamentos Geográficos do Turismo. Prof. Jaqueline Elicher

2 Geografia - ciência que estuda o espaço geográfico.
Espaço Geográfico é o espaço habitado, transformado e utilizado pelo ser humano. É a porção da superfície terrestre que abriga as sociedades, envolvendo também os pontos utilizados para a exploração e extração de recursos naturais. Não se trata apenas de um “palco” ou um “produto”, pois ele é resultado e também resultante das ações humanas.

3 O que é o Espaço Geográfico , afinal?
A relação espaço-tempo.

4 O TEMPO. O homem ocidental “civilizado” vive num mundo que gira de acordo com os símbolos mecânicos e matemáticos das horas marcadas pelo relógio. É ele que vai determinar seus movimentos e dificultar suas ações. O relógio transformou o tempo, transformando-o de um processo natural em uma mercadoria que pode ser comprada, vendida e medida como um sabonete ou um punhado de passas de uvas. E, pelo simples fato de que, se não houvesse um meio para marcar as horas com exatidão, o capitalismo industrial nunca poderia ter se desenvolvido, nem teria continuado a explorar os trabalhadores, o relógio representa um elemento de ditadura mecânica na vida do homem moderno, mais poderoso do que qualquer outro explorador isolado ou do que qualquer outra máquina.

5 A compressão espaço-tempo

6 Geografia do Turismo: novos desafios
Desenvolvimento da sociedade capitalista – globalização da economia e mundialização da cultura Produção de novos espaços turísticos ou reorganização de anteriores O lazer e o turismo assumindo importância cada vez maior, estando hoje entre os setores que mais crescem e mobilizam recursos hoje É necessário buscar subsídios para o aprofundamento de questões relevantes para o profissional do turismo, como: - a questão ambiental - a gestão do território e as novas territorialidades - a espacialidade da atividade - os atores sociais e as relações de pertencimento As interfaces com o turismo: importância de estudos integrados que focalizem o fenômeno do turismo no seu universo complexo, polissêmicos e multifacetado

7 Geografia para o Turismo ou Geografia Turística/do Turismo
Que relação devemos construir entre a geografia e o estudo do turismo? - deve servir para mapear no Brasil e no Mundo os espaços turísticos? - passar noções básicas de geografia geral e do Brasil, pela mera descrição dos fenômenos (linha clássica), em detrimento da análise e da interpretação?

8 TEORIA E METODO O espaço do turismo é essencialmente fluido, porque por natureza implica mobilidade horizontal e vertical Milton Santos: “entender o espaço como um conjunto indissociável de sistemas de objetos (artefatos) e ações.” o espaço é também e sempre formado de fixos e fluxos.. Para analisar o turismo é muito pertinente, pois expressa de maneira clara a dinâmica espacial, tanto horizontal, quanto vertical, de maneira complementar.

9 Fixos (porém não estáticos) representam os centros emissores de demanda, de onde partem os fluxos para os núcleos receptores (se juntam a eles os serviços ex: conveniência no posto de gasolina na estrada) “É nos destinos dos fluxos horizontais que se dão tanto a produção quanto o consumo dos espaços turísticos, onde encontramos novos sistemas de objetos interagindo com os sistemas de ações” M. Santos. Milton Santos mostra os elementos constituintes do espaço – eles se entrelaçam, se fundem, e se confundem, contêm-se uns nos outros e são por todos contidos, produzindo-se a totalidade espacial.

10 Homens: seres individuais e sociais, correspondem à demanda turística, à população residente e a todos os indivíduos responsáveis pelo funcionamento de outros elementos como as firmas, por exemplo. A demanda turística é esmagadoramente urbana. Firmas: função de produzir bens, serviços e ideias. Atentar para a unificação dos mercados pelo processo de globalização e a concentração dos serviços. Instituições: refere-se à supra-estrutura. Produzem normas, ordens e legitimações, ditadas pelas forças da economia hegemônica e ao serviço do Estado. De posse do sistema sofisticado de informações regem as ações definidoras de novas realidades espaciais. Ex: OMT, OMC, Iata – no Brasil: Embratur, MT, MMA. O Estado pode agir como firma e produzir bens e serviços.

11 Resultado da produção do espaço geográfico


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