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MICROECONOMIA Site: www.andreamorim.com.br Email: contato@andreamorim.com.br.

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1 MICROECONOMIA Site:

2 2.2 - Oferta MICROECONOMIA
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (2015) é: (i) o que se oferece = OFERENDA, PRENDA, PRESENTE; (ii) [Economia] quantidade de um bem ou de um serviço à disposição do mercado ou um conjunto de consumidores e a determinado preço, por oposição à procura.

3 2.2 - Oferta MICROECONOMIA
Os agentes econômicos que realizam essa oferta são chamados de ofertantes. Quem oferta algum bem ou serviço objetiva obter o melhor lucro possível, otimizando da melhor forma o ganho decorrente desta rodução/venda que foi feita.mercado, que é formado pelos agentes econômicos (indivíduos e empresas que são os demandantes e os ofertantes de bens e serviços), Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (2015) é: (i) o que se oferece = OFERENDA, PRENDA, PRESENTE; (ii) [Economia] quantidade de um bem ou de um serviço à disposição do mercado ou um conjunto de consumidores e a determinado preço, por oposição à procura.

4 2.2 - Oferta MICROECONOMIA
Os agentes econômicos que realizam essa oferta são chamados de ofertantes. Quem oferta algum bem ou serviço objetiva obter o melhor lucro possível, otimizando da melhor forma o ganho decorrente desta rodução/venda que foi feita.mercado, que é formado pelos agentes econômicos (indivíduos e empresas que são os demandantes e os ofertantes de bens e serviços), Ainda, economicamente, a oferta representa a quantidade que um ofertante deseja dispor do seu produto/serviço no mercado desde que tenha uma recompensa para isto, a qual se dá, de forma financeira, por meio do preço pelo qual ele conseguirá inserir o seu produto no mercado.

5 2.2 - Oferta MICROECONOMIA
Ao analisarmos o Gráfico 2.4, podemos notar que a parte mais baixa da curva de oferta Preço = R$ 5,00, o ofertante não está incentivado a dispor uma quantidade elevada do seu produto, pois nesta condição a recompensa pelo trabalho é baixa (Quantidade = 10 unidades). Já quando temos um Preço = R$ 10,00, vemos que o ofertante está disposto a ofertar mais produtos (Quantidade = 50 unidades), pois com este preço o esforço do seu trabalho seria melhor recompensado.

6 MICROECONOMIA 2.2 - Oferta

7 2.2 - Oferta MICROECONOMIA
Com base no Gráfico 2.4, vemos que a quantidade ofertada, que é a quantidade de produtos e serviços que os ofertantes estão dispostos a vender, varia conforme o preço pago. A essa relação entre o preço e a quantidade ofertada chamamos de lei da oferta.

8 2.2 - Oferta MICROECONOMIA
Por outro lado, se o preço de um bem cai, a quantidade que o empresário estará interessado em oferecer será menor, devido aos preços baixos desestimularem esta produção. Deste modo, as alterações ocorridas nos preços de venda dos produtos provocam os deslocamentos ao longo da mesma Curva de Oferta, conforme Gráfico 2.5: Com base no Gráfico 2.4, vemos que a quantidade ofertada, que é a quantidade de produtos e serviços que os ofertantes estão dispostos a vender, varia conforme o preço pago. A essa relação entre o preço e a quantidade ofertada chamamos de lei da oferta.

9 MICROECONOMIA 2.2 - Oferta

10 2.2 - Oferta MICROECONOMIA
Tal como vimos na curva de demanda, a curva da oferta também pode sofrer influência de outros fatores que trazem o seu deslocamento. Por exemplo, suponhamos que o preço da farinha de trigo seja reduzido. Sendo este o principal insumo do pão, isto tornará o custo de produção do pão mais barato. Assim, se o ofertante mantiver o preço de venda do pão inalterado, ele ficará interessado em produzir mais pão, deslocando assim a Curva de Oferta para a direita, O contrário também pode acontecer, caso ocorra a elevação do preço da farinha de trigo, os custos de produção do pão vão subir.

11 MICROECONOMIA 2.2 - Oferta

12 2.2 - Oferta MICROECONOMIA
Como já comentamos, sempre que, a um mesmo preço, a intenção de produção for maior (Oferta), a Curva de Oferta será deslocada para a direita, enquanto sempre que, a um mesmo preço, a intenção de produção for menor (Oferta), a Curva de Oferta será deslocada para a esquerda. Na Figura 2.2 vemos quais fatores provocam este deslocamento:

13 2.2 - Oferta MICROECONOMIA
Como já comentamos, sempre que, a um mesmo preço, a intenção de produção for maior (Oferta), a Curva de Oferta será deslocada para a direita, enquanto sempre que, a um mesmo preço, a intenção de produção for menor (Oferta), a Curva de Oferta será deslocada para a esquerda. Na Figura 2.2 vemos quais fatores provocam este deslocamento:

14 MICROECONOMIA 2.2 - Oferta

15 2.3 – Equilíbrio de Mercado
MICROECONOMIA 2.3 – Equilíbrio de Mercado Os interesses dos demandantes e ofertantes formam, conjuntamente, uma espécie de “acordo natural” (que vamos chamar de ponto de equilíbrio do mercado). Mas, se os produtores (ofertantes) buscam os maiores preços possíveis e os compradores (demandantes) buscam os menores preços possíveis, como se chegar a um acordo para que nenhuma parte saia perdendo?

16 2.3 – Equilíbrio de Mercado
MICROECONOMIA 2.3 – Equilíbrio de Mercado Os interesses dos demandantes e ofertantes formam, conjuntamente, uma espécie de “acordo natural” (que vamos chamar de ponto de equilíbrio do mercado). Esta é a grande questão!! Ofertantes e demandantes estão, constantemente, em uma batalha de forças, como se estivessem disputando um .cabo-de-guerra No ponto de equilíbrio, a quantidade demandada (Qd) é igual à quantidade ofertada (Qo), pois um ofertante não colocará no mercado uma quantidade maior do que a que os demandantes estão dispostos a adquirir, nem seria adequado que se ofertasse uma quantidade inferior à demandada. Mas, se os produtores (ofertantes) buscam os maiores preços possíveis e os compradores (demandantes) buscam os menores preços possíveis, como se chegar a um acordo para que nenhuma parte saia perdendo?

17 2.3 – Equilíbrio de Mercado
MICROECONOMIA 2.3 – Equilíbrio de Mercado Graficamente, o ponto de equilíbrio é representado no ponto de cruzamento das curvas de oferta e demanda, pois ele indica que, a um determinado preço, a quantidade que os demandantes estão dispostos em adquirir é igual à quantidade que os ofertantes estão dispostos a produzir. O Gráfico 2.7 apresenta que, pelo preço de R$ 4,80 (quatro reais e oitenta centavos), a quantidade demandada por uma família será de quatro quilos de feijão por mês, enquanto os ofertantes têm interesse em produzir/vender os mesmos quatro quilos por família. Os interesses dos demandantes e ofertantes formam, conjuntamente, uma espécie de “acordo natural” (que vamos chamar de ponto de equilíbrio do mercado). No ponto de equilíbrio, a quantidade demandada (Qd) é igual à quantidade ofertada (Qo), pois um ofertante não colocará no mercado uma quantidade maior do que a que os demandantes estão dispostos a adquirir, nem seria adequado que se ofertasse uma quantidade inferior à demandada.

18 2.3 – Equilíbrio de Mercado
MICROECONOMIA 2.3 – Equilíbrio de Mercado Graficamente, o ponto de equilíbrio é representado no ponto de cruzamento das curvas de oferta e demanda, pois ele indica que, a um determinado preço, a quantidade que os demandantes estão dispostos em adquirir é igual à quantidade que os ofertantes estão dispostos a produzir. O Gráfico 2.7 apresenta que, pelo preço de R$ 4,80 (quatro reais e oitenta centavos), a quantidade demandada por uma família será de quatro quilos de feijão por mês, enquanto os ofertantes têm interesse em produzir/vender os mesmos quatro quilos por família.

19 2.3 – Equilíbrio de Mercado
MICROECONOMIA 2.3 – Equilíbrio de Mercado Mas, o alcance do ponto de equilíbrio significa que o produtor não gostaria de cobrar um preço maior do que R$ 4,80 pelo feijão? Claro que não! Os ofertantes sempre querem cobrar o maior preço possível! No entanto, isto desequilibraria o mercado de feijão. No entanto, isto trará um excesso de oferta no mercado (ou seja, mercadoria parada nos estoques), pois, a um preço mais elevado, o demandante estaria disposto a comprar uma quantidade menor.

20 2.3 – Equilíbrio de Mercado
MICROECONOMIA 2.3 – Equilíbrio de Mercado Para compreendermos melhor, no Gráfico 2.8 vamos supor que o preço do quilo do feijão seja elevado de R$ 4,80 para R$ 5,20. Tal fato elevará o interesse de produção do ofertante para seis quilos por família, mas, a este preço mais alto, as famílias estariam dispostas a adquirir apenas dois quilos do grão (portanto haveria excesso de oferta, ou seja, a um preço maior do que o preço de equilíbrio, a oferta seria maior do que a demanda).

21 2.3 – Equilíbrio de Mercado
MICROECONOMIA 2.3 – Equilíbrio de Mercado Da mesma forma, o preço de equilíbrio do mercado não significa dizer que o consumidor não gostaria de pagar um preço menor pela mercadoria. O consumidor sempre quer pagar o mínimo possível por qualquer bem ou serviço! No entanto, caso o governo determinasse que o preço de venda máximo do quilo do feijão deveria cair para R$ 4,10, as famílias desejariam adquirir mais feijão (seis quilos); mas, com um preço mais baixo, os produtores estariam dispostos a ofertar menos (dois quilos), o que acarretaria escassez deste bem, o que indica uma situação de desequilíbrio de mercado, conforme Gráfico 2.8:

22 2.3 – Equilíbrio de Mercado
MICROECONOMIA 2.3 – Equilíbrio de Mercado Da mesma forma, o preço de equilíbrio do mercado não significa dizer que o consumidor não gostaria de pagar um preço menor pela mercadoria. O consumidor sempre quer pagar o mínimo possível por qualquer bem ou serviço! No entanto, caso o governo determinasse que o preço de venda máximo do quilo do feijão deveria cair para R$ 4,10, as famílias desejariam adquirir mais feijão (seis quilos); mas, com um preço mais baixo, os produtores estariam dispostos a ofertar menos (dois quilos), o que acarretaria escassez deste bem, o que indica uma situação de desequilíbrio de mercado, conforme Gráfico 2.8:

23 2.3 – Equilíbrio de Mercado
MICROECONOMIA 2.3 – Equilíbrio de Mercado Mesmo quando o mercado encontra-se em equilíbrio, as curvas de oferta e demanda podem ser deslocadas, o que traria uma alteração no equilíbrio do mercado. Primeiramente, vamos analisar como a mudança das situações de mercado pode afetar a demanda e, consequentemente, a Curva de Demanda. Para isto, vamos supor que a Renda média dos trabalhadores tenha sido elevada e, nesta condição, as famílias optaram por almoçar mais vezes em restaurantes da cidade, aos finais de semana. O que isto trará para este mercado? Vamos seguir um passo a passo para entender essa questão:

24 2.3 – Equilíbrio de Mercado
I. A elevação da renda afeta a curva de demanda, pois as pessoas passam a almoçar mais vezes em restaurantes, deslocando a curva de demanda para a direita, enquanto a curva de oferta permanece inalterada. II. O Gráfico 2.9 indica o deslocamento da curva de demanda de D1 para D2, fazendo com que a quantidade demandada por refeições seja maior, independentemente do preço. III. Pelo fato da demanda ter aumentado, os donos dos restaurantes elevarão o preço da refeição, fazendo o preço de equilíbrio subir de R$ 25,00 para R$ 30,00, enquanto a quantidade de equilíbrio será elevada de 400 para 600 refeições.

25 2.3 – Equilíbrio de Mercado
I. A elevação da renda afeta a curva de demanda, pois as pessoas passam a almoçar mais vezes em restaurantes, deslocando a curva de demanda para a direita, enquanto a curva de oferta permanece inalterada. II. O Gráfico 2.9 indica o deslocamento da curva de demanda de D1 para D2, fazendo com que a quantidade demandada por refeições seja maior, independentemente do preço. III. Pelo fato da demanda ter aumentado, os donos dos restaurantes elevarão o preço da refeição, fazendo o preço de equilíbrio subir de R$ 25,00 para R$ 30,00, enquanto a quantidade de equilíbrio será elevada de 400 para 600 refeições.

26 2.3 – Equilíbrio de Mercado
Agora, vamos trabalhar com a hipótese de que, após a notícia de que os alimentos utilizados na maioria dos restaurantes são de origem transgênica, a sociedade não vai concordar com este tipo de alimento (hábito de consumo), o que trará uma redução da demanda por refeições. fazendo com que poucas pessoas ainda queiram comprá-las. Assim, com a baixa na freguesia (Curva da Demanda para a esquerda), os donos de restaurantes precisarão reduzir os seus preços, fazendo com que o preço de equilíbrio de mercado caia para R$ 27,00, e a quantidade transacionada seja menor (500 refeições), conforme Gráfico 2.10.

27 2.3 – Equilíbrio de Mercado
Agora, vamos trabalhar com a hipótese de que, após a notícia de que os alimentos utilizados na maioria dos restaurantes são de origem transgênica, a sociedade não vai concordar com este tipo de alimento (hábito de consumo), o que trará uma redução da demanda por refeições. fazendo com que poucas pessoas ainda queiram comprá-las. Assim, com a baixa na freguesia (Curva da Demanda para a esquerda), os donos de restaurantes precisarão reduzir os seus preços, fazendo com que o preço de equilíbrio de mercado caia para R$ 27,00, e a quantidade transacionada seja menor (500 refeições), conforme Gráfico 2.10.

28 2.3 – Equilíbrio de Mercado
Agora, vamos entender como deslocamentos da Curva da Oferta alteram o equilíbrio do mercado? Para isso, vamos supor que ocorra uma redução no preço dos alimentos que são utilizados nas refeições do restaurante. Isto faz o custo desse empresário ser reduzido, deslocando a Curva da Oferta para a direita, indicando uma elevação na intenção de comercializar mais refeições. No entanto, como não houve a alteração na quantidade demandada, os donos de restaurante terão que disputar os “poucos” demandantes existentes no mercado.

29 2.3 – Equilíbrio de Mercado
Logo, aquele que ofertar a refeição por um preço mais barato conseguirá vender mais, fazendo com que o preço de equilíbrio de mercado caia para R$ 26,00, por exemplo, e 550 refeições sejam oferecidas e demandadas, conforme Gráfico 2.11.

30 2.3 – Equilíbrio de Mercado
Logo, aquele que ofertar a refeição por um preço mais barato conseguirá vender mais, fazendo com que o preço de equilíbrio de mercado caia para R$ 26,00, por exemplo, e 550 refeições sejam oferecidas e demandadas, conforme Gráfico 2.11.

31 2.3 – Equilíbrio de Mercado
Agora, vamos supor que o clima não foi favorável para a plantação, fazendo com que os preços dos alimentos tenham sido elevados, ampliando os custos dos alimentos, o que diminui a intenção de vender refeições. Como não houve, inicialmente, alteração na demanda, a oferta ficará menor do que a demanda, fazendo com que os preços subam, o que trará uma redução na nova quantidade de equilíbrio (preço R$ 28,00 e quantidade 400), conforme Gráfico 2.12.

32 2.3 – Equilíbrio de Mercado
Agora, vamos supor que o clima não foi favorável para a plantação, fazendo com que os preços dos alimentos tenham sido elevados, ampliando os custos dos alimentos, o que diminui a intenção de vender refeições. Como não houve, inicialmente, alteração na demanda, a oferta ficará menor do que a demanda, fazendo com que os preços subam, o que trará uma redução na nova quantidade de equilíbrio (preço R$ 28,00 e quantidade 400), conforme Gráfico 2.12.


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