A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oração Subordinada Adverbial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oração Subordinada Adverbial"— Transcrição da apresentação:

1 Oração Subordinada Adverbial
Exercícios Oração Subordinada Adverbial

2 1- Classifique as orações subordinadas adverbiais destacadas:
Se o rádio não fosse tão fanhoso, compreender-se-ia a letra do samba muito bem. Como vocês veem, meu primeiro contato com o Tiro de Guerra não foi dos melhores. Conquanto V. Exa aprove a reforma, sentirá comigo a separação da outra. Se eu fosse deputado federal, estaria muito apreensivo.

3 e) Por mais que lhes diga que o modernismo não é moda nem convenção, eles insistem em se declararem modernos. f) Quanto menor é o juízo dos homens, tanto maior deve ser o seu saber. g) Não me acode imagem capaz de dizer sem quebra de dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. h) Só não morri à mingua porque o povo daqui me socorreu. Fizeram-se todos os remédios para curar.

4 j) Tão longo foi o abraço que me tomou o resto do dia
j) Tão longo foi o abraço que me tomou o resto do dia. k) Quando a miragem do sol se desfaz, já a louca tinha subido para torre de ouro até o céu. l) O arco-íris saltou como serpente multicor nessa piscina de desenhos delicados. m) Quando vier de novo o céu de Maio largando estrelas, eu irei lá onde os pinheiros recendem nas manhãs úmidas. n) Como sabia bem tudo isso... fiquei sem poder chorar.

5 o) Ainda que estivesse ferido, lutava
o) Ainda que estivesse ferido, lutava. p) Choveu tanto, que a várzea inundou. q) A várzea inundou porque choveu. r) “Não permita Deus que eu morra sem que eu volte para lá...” s) À medida que o trem se aproximava, o barulho aumentava. t) Como havia pouca gente presente, a reunião foi suspensa. u) Um amigo pintor trouxe em cavalete e tintas para que os pintores possam pintar.

6 2- Faça como no exercício anterior:
Eu o esperava tanto que se tornava doloroso para mim ser objeto do ódio daquele para mim ser objeto do ódio daquele homem. Ele agiu como devia. Mal chegou, começou a reclamar da vida. Nada farei sem que me auxilie. Leem como analfabetos. Resolveu não dormir porque valia a pena esperar de pé.

7 g) De tanto ler o jornal, tremia tanto que nem podia ler.
h) O povo não gosta de assassinos, embora inveje os valentes. Se me telefonarem, só estou para Maria. j) Quanto mais eu gritava, mais os prejuízos brotavam de todos os lados. k) Quando chegou domingo, chegou também a preguiça. l) O mistério explica mais que a claridade. m) Como ele próprio diz com certa melancolia, levou uma vida medíocre.

8 n) Os irmãos resolveram vender o circo porque o patriarca da família havia morrido. o) Embora seja simples, o programa TV-Mulher não se arrasta em superficialidades. p) A casa é tão bem situada que dali se avista o bairro inteiro. q) Quanto mais leio este livro, mais quero que ele não acabe. r) Como os recursos de expressão eram minguados, tentavam remediar a deficiência falando alto. s) Os colegas ajudaram Biguá como foi possível.

9 t) Eu deixo a vida como deixa o tédio
t) Eu deixo a vida como deixa o tédio. v) Mal o sol havia raiado, Pedrinho entrou em casa. x) Maneco e Antônio aprontaram a terra para plantar trigo. w) Como anoitecesse, recolhi-me pouco depois e deitei-me. y) Procederam segundo ordenava a lei. z) Nunca chegará ao fim, por mais depressa que ande.

10 3- (FUVEST) No período “Ainda que fosse bom jogador, não ganharia a partida”, a oração sublinhada encerra a ideia de: Causa. Concessão. Fim. Condição. Proporção.

11 4- (MACKENZIE) No período “Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados, a segunda oração é: Subordinada adverbial causal. Subordinada adverbial concessiva. Subordinada adverbial consecutiva. Subordinada adverbial condicional. Subordinada adverbial temporal.

12 5- (FAC. DE TURISMO MORUMBI) Criminoso que seja, não deve ser maltratado. A oração destacada é:
Subordinada adverbial final. Subordinada adverbial concessiva. Subordinada adverbial consecutiva. Subordinada adverbial comparativa. Subordinada substantiva subjetiva.

13 6- Classifique a oração destacada: Não és mais prudente que eu:
subordinada adverbial final. b) subordinada adverbial concessiva. c) subordinada adverbial consecutiva. d) subordinada adverbial comparativa. e) subordinada substantiva subjetiva.


Carregar ppt "Oração Subordinada Adverbial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google