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O RENASCIMENTO Profª Mariana Kaadi.

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Apresentação em tema: "O RENASCIMENTO Profª Mariana Kaadi."— Transcrição da apresentação:

1 O RENASCIMENTO Profª Mariana Kaadi

2 IDADE ANTIGA [ANTIGUIDADE]
PRÉ-HISTÓRIA HISTÓRIA IDADE ANTIGA [ANTIGUIDADE] IDADE MÉDIA IDADE MODERNA RENASCIMENTO PALEOLÍTICO NEOLÍTCO IDADE DOS METAIS MESOPOTÂMIA EGITO GRÉCIA ROMA BIZANTINO ROMÂNICO GÓTICO ESCRITA LINHA DO TEMPO

3 RENASCENÇA: Termo utilizado pela primeira vez em meados do século XIX, para denominar um processo histórico ocorridos nos séculos XIV,XV e XVI. Movimento cultural italiano e às suas repercussões em outros países. Movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa).

4 Em oposição à cultura feudal, o Renascimento foi um movimento cultural que expressou a mentalidade burguesa.Ocorreu na Europa durante os séculos XIV, XV, XVI.

5 Cidadão do mundo, em constante desejo de enriquecimento pessoal, científico, literário e humano, o humanista encontra nas cartas um meio privilegiado de saciar a sua sempre viva sede de conhecimento.

6 Analise as imagens a seguir. Figura – 1 Figura – 2
QUESTÃO 8 – UFG/2011-2 Analise as imagens a seguir. Figura – 1 Figura – 2 Manuscrito alemão do século XV. Disponível em: < Acesso em: 31 out DA VINCI, Leonardo. Homem vitruviano, Disponível em: < Acesso em: 10 out As duas imagens datam do século XV e integram estudos sobre o corpo humano. A primeira ilustra um manuscrito anônimo do início do século, enquanto a segunda retrata o “Homem vitruviano”, esbo- çado por Leonardo da Vinci em Elas expressam o convívio entre representações distintas do corpo humano. Tendo em vista essas informações e comparando as duas imagens, a) relacione a mudança na representação do corpo humano ao desenvolvimento científico no período; (2,5 pontos) b) identifique um elemento pictórico, explicando de que forma ele exemplifica essa mudança. ps historia-grupos34-segunda-etapa_segundo-dia

7 IDADE MÉDIA RENASCIMENTO DEUS FÉ ARTE - IGREJA HOMEM RAZÃO
ARTE - CIÊNCIA

8 FLORENÇA: capital das artes
Cidade do renascimento. Depois da "longa noite de trevas" que foi a idade média, a humanidade renasceu para a cultura. Esse renascimento começou em Florença, quando poetas, pintores, escultores e arquitetos criaram entre os séculos XIII e XV uma quantidade infinita de obras de arte.

9 Contexto histórico Movimento artístico que é comumente aplicado a civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Sugere que a partir do século XIV teria ocorrido na Europa um súbito reviver dos ideais da cultura greco-romana. Porém ao examinarmos a Idade Média podemos notar que o estudo dos autores clássicos nunca foi abandonado, um exemplo disso, são os chamados Monges Copistas, que viviam enclausurados e dedicavam-se exclusivamente às orações e a copiar manualmente obras da literatura clássica. Ocorreram nesse período inúmeros avanços nos mais variados campos do conhecimento. É nesse período que ocorre o surgimento do ideal Humanista, sentimento que valoriza o homem e a natureza.

10 Características principais do Renascimento
Humanismo Antropocentrismo Individualismo Racionalismo Naturalismo Hedonismo Cientificismo Empirismo Experimentalismo Inspiração na cultura clássica (mundo greco-romano).

11 Humanismo: Valorização do homem. Os retratos e as assinaturas nas obras
Racionalismo: Razão, ceticismo. Hedonismo: Auto-satisfação e realização espiritual Antropocentrismo: Homem como medida de todas as coisas. Uma religiosidade diferente do misticismo ingênua que predominava na Idade Média. Naturalismo: Homem/Natureza Realismo: Traço marcante de desenhos e pinturas.

12 * Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.
Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.  * Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.  * Tanto a pintura como a escultura que antes apareciam quase que exclusivamente como detalhes de obras arquitetônicas, tornam-se manifestações independentes.   Surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, conseqüentemente, pelo individualismo.

13 Havia todo um estudo dos artistas para desenvolverem novas técnicas: entre as novas representações de realidade, surgiu à técnica da perspectiva. Para melhor entendimento, na Idade Média, as pinturas eram em um tipo de plano dimensional. Esta nova técnica, baseada na perspectiva, procurava mostrar ao observador a sensibilidade do quadro, de suas formas, de seu volume e o profundo de cada imagem.

14 PINTURA Principais características:
 * Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.

15 Fases do Renascimento italiano: TRECENTO (séc XIV):
transição da cultura teocêntrica para a antropocêntrica; Dante – Literatura – A Divina Comédia Petrarca – Literatura – Ad Itália, Lírica do Cancioneiro Boccaccio – Literatura - Decameron Giotto – Pintura – figuras com aspecto humano e traços de individualidade. Destaque para suas representações de São Francisco de Assis.

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17 QUATROCENTO (séc XV): família Médici (mecenas); Florença (principal centro); pintura com maior destaque (técnica da pintura a óleo); Masaccio – geometria em perspectiva. “A Expulsão de Adão e Eva do Paraíso”, “Tributo”, Distribuição de esmolas por São Pedro”; Botticelli – figuras leves, delicadeza, inocência. “Nascimento de Vênus”, “Alegoria da Primavera” Da Vinci – maior nome do renascimento. Pintor, escultor, urbanista, engenheiro, músico, físico, botânico... “Gioconda” (Mona Lisa), “Santa Ceia”, Virgens das Rochas”.

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19 Alessandro Filipepi, Botticelli 1445 - 1510 Giuliano de' Medici 1478
National Gallery Washington D.C

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21 Afresco pintado na Igreja de Sta. Maria das graças Milão
Última ceia Afresco pintado na Igreja de Sta. Maria das graças Milão

22 * Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.

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24 CINQUECENTO (séc XVI):
Papas (mecenas); Roma (principal centro); Ariosto – Literatura – “Orlando Furioso”; Torquato Tasso – Literatura – “Jerusalém Libertada” Nicolau Maquiavel – Literatura – “O Príncipe”; Rafael – Pintura – conhecido como o pintor das madonas. “Madona Sistina”, “Escola de Atenas”, “A Sagrada Família”; Michelângelo – Pintura e Escultura – “Moisés”, “Davi” e “Pietá” (esculturas), afrescos da Capela Sistina (pintura

25 Andrea d'Agnolo di Francesco, Andrea del Sarto 1486-1530 A Caridade 1518
Louvre

26 Raffaello Santi, Raphael 1483-1520 A Virgem e o menino com o pequeno S
Raffaello Santi, Raphael A Virgem e o menino com o pequeno S. Joâo Batista Louvre

27 Michelângelo (1475-1564) – Suas obras retratam o conflito paganismo X cristianismo
Pietá,Moisés, O Juízo Final,A Criação de Adão

28 Rafael Sanzio (1483-1520) – Escola de Atenas

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30 Principais artistas Pintura e Escultura: “As Tartarugas Ninja”
Leonardo Da Vinci Michelangelo Donatello Rafael

31 Literatura: Camões – Os Lusíadas Thomas Morus – Utopia
William Shakespeare – Otelo Miguel de Cervantes – Don Quixote

32 Renascimento Científico
Nicolau Copérnico- Teoria do Heliocentrismo Johannes Kepler e Galileu Galilei- difundiram as teses de Copérnico André Vesálio, William Harvey e Migel Servet – criadores da Anatomia Moderna, graças a dissecação de cadáveres

33 Mudanças Geradas pelo Renascimento
Deslocamento do eixo econômico do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico Reforma e Contra Reforma Guerras e Conflitos Religiosos ocasionados pela Reforma

34 Teto da Capela Sistina – Vaticano – Da Vinci

35 A ARQUITETURA Recuperam o conceito de ordem arquitetônica, já utilizado na Grécia antiga.

36 Arquitetura Ideal de simetria absoluta

37 Arquitetura Simetria Cúpula Frontão Triangular
Basílica de S. Pedro – Roma. Miguel Ângelo Buonarroti Arquitetura Simetria Cúpula Frontão Triangular

38 Arquitetura Perspectiva espacial. As diferentes linhas convergem para um ponto único Ponto de fuga

39 ESCULTURA Deixa de ser apenas um ornamento de edifícios.
Figura humana. Realismo. Recupera a representação do Nu. Estátuas equestres. David Miguel Ângelo

40 Escultura Interesse pela figura humana
Hércules e Anteu – António Pollaiuolo David - Donatello

41 Escultura Andrea Verroquio
Estátua equestre - conjunto marcado pela monumentalidade e pela exata proporção.

42 Escultura Conjunto marcado, na sua concepção, pela geometria.
Pietá - Miguel Ângelo Conjunto marcado, na sua concepção, pela geometria.

43 Tecto da capela Sistina - Miguel Ângelo
Pintura

44 Pintura Nascimento de Vénus - Botticelli Andrea Verroquio
Temática Clássica

45 Pintura O Retrato

46 Pintura Botticelli – Vénus e Marte O Volume

47 Pintura A Inserção na Natureza

48 Pintura Mona Lisa - Leonardo da Vinci A serenidade
A técnica do Sfumato – gradação da cor, contraste cor clara cor escura, incidência da luz sobre locais bem definidos. A Profundidade - transmitida através da técnica da perspectiva.

49 Universidades: Humanismo, programa secular, preocupado com o homem, sua natureza e seus dons. Gramática, retórica, história, poesia, moral e filosofia. Valorizavam a Antiguidade Clássica (mundo greco-romano)

50 E mais... Ocorre um processo de desvalorização do homem e suas obras referente ao período anterior. Idade das “trevas” - Medieval EX: Arte Gótica, uma arte de Godos, barbáros. O surgimento do papel e o desenvolvimento da prensa de Gutemberg.

51 O físico e astrônomo italiano Galileu afirmava que a Terra girava ao redor do Sol, contra as crenças da Igreja Católica, segundo a qual a Terra era o centro do Universo. Negou-se a retratar-se, apesar das ordens de Roma, e foi sentenciado à prisão perpétua.

52 Heliocentrismo Geocentrismo

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54 PENSAMENTO RENASCENTISTA
Diferenças entre o pensamento medieval e o renascentista: PENSAMENTO MEDIEVAL PENSAMENTO RENASCENTISTA Teocentrismo Antropocentrismo Verdade = Bíblia Verdade = experimentação, observação Vida material sem importância Vida terrena e material também é importante Conformismo Crença no progresso Natureza = fonte do pecado Natureza = beleza, onde o homem se insere Ascetismo Hedonismo Dogmatismo Fé diferente da razão


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