A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saneamento Básico Aula 9

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saneamento Básico Aula 9"— Transcrição da apresentação:

1 Saneamento Básico Aula 9
Prof. Eurico Huziwara

2 Plano de Ensino Sistemas de Esgotamento Sanitário:
Lagoas de Estabilização

3 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas de Estabilização

4 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas de Estabilização São sistemas de tratamento biológico em que a estabilização da matéria orgânica é realizada pela oxidação bacteriológica (oxidação aeróbia ou fermentação anaeróbia) e/ou redução fotossintética das algas.

5 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas de Estabilização A matéria orgânica, na forma de sólidos em suspensão fica no fundo da lagoa, formando um lodo que vai aos poucos sendo estabilizado.

6 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas de Estabilização As lagoas de estabilização são bastante indicadas para regiões de clima quente e países em desenvolvimento, devido aos seguintes aspectos: Suficiente disponibilidade de área; Clima favorável ( temperatura e insolação elevadas ); Operação simples; Necessidade de poucos ou nenhum equipamento.

7 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas de Estabilização Baseia-se principalmente em movimento de terra de escavação e preparação de taludes. Objetivo principal: Remoção da matéria rica em carbono, e também; Controle de organismos patogênicos.

8 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas de Estabilização O esgoto afluente entra em uma extremidade da lagoa e sai na extremidade oposta. Onde ocorre uma série de eventos que contribuem para a purificação dos esgotos.

9 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas de Estabilização As águas são tratadas por processos inteiramente naturais, envolvendo principalmente BACTÉRIAS e ALGAS. As algas tem o papel de fornecedores de oxigênio para as bactérias para a degradação da matéria orgânica.

10 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas de Estabilização

11 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas de Estabilização Há diversas variantes dos sistemas de lagoas de estabilização: Lagoas facultativas; Sistemas de lagoas anaeróbias seguida de facultativa; Lagoas aeradas facultativas; Lagoas de maturação.

12 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas Facultativas

13 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas Facultativas As lagoas facultativas se caracterizam por possuírem uma zona aeróbia superior em que os mecanismos de estabilização da matéria orgânica são a oxidação aeróbia e a redução fotossintética das algas. zona anaeróbia zona facultativa zona aeróbia algas bactérias CO2 O2

14 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas Facultativas zona anaeróbia zona facultativa zona aeróbia algas bactérias CO2 O2 Uma zona anaeróbia na camada de fundo, em que ocorrem os fenômenos típicos da fermentação anaeróbia

15 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas Facultativas A camada intermediária entre as duas zonas é dita facultativa, pois nela pode ocorrer fenômenos característicos de qualquer uma das zonas. zona anaeróbia zona facultativa zona aeróbia algas bactérias CO2 O2

16 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas Facultativas Indicadas para as condições brasileiras devido ao clima favorável, suficiente disponibilidade de área, à operação simples e à utilização de poucos equipamentos. São lagoas com profundidade de 1,5 a 3 metros. Neste tipo de lagoa ocorrem 2 processos distintos: aeróbios e anaeróbios. Tempo de detenção típico 20 dias

17 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas Facultativas Vantagens Desvantagens ↑ eficiência de remoção de DBO Elevados requisitos de área ↓ eficiência de remoção de patógenos Necessidade de remoção de algas Simples construção e operação Performance variável ↓ custos de implantação e operação Possibilidade de crescimento de insetos Ausência de equipamentos mecânicos Pode trazer descaso da manutenção Resistências a variações de carga Remoção de lodo após alguns anos

18 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas Anaeróbicas

19 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas Anaeróbicas Nas lagoas anaeróbias a estabilização ocorre sem o concurso de oxigênio dissolvido. São os fenômenos de digestão ácida e de fermentação que tomam parte do processo.

20 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas Anaeróbicas São um tipo de lagoa de estabilização que são definidas como um corpo de água lêntico artificial destinadas a armazenar e tratar resíduos líquidos de natureza orgânica. O tratamento ocorre de forma natural através de processos de autodepuração, sob condições parcialmente controladas. Muitas vezes é necessário tratamentos complementares para atender os padrões de lançamento estabelecidos pela legislação ambiental.

21 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas Anaeróbicas A fermentação anaeróbica é um processo sequencial. Primeiramente microrganismos facultativos, na ausência de oxigênio dissolvido, transformam compostos orgânicos complexos em compostos mais simples, principalmente ácidos orgânicos. É a fase da digestão ácida e da produção de compostos mal cheirosos (gás sulfídrico) o pH baixa para 6 e até 5..

22 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas Anaeróbicas Em seguida as bactérias formadoras do metano (estritamente anaeróbias) transformam os ácidos orgânicos formados na fase inicial em CH4 (metano) e CO2 (dióxido de carbono), é a fase da fermentação, o pH sobe até 7,2 ou 7,5; o maus odores desaparecem.

23 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas Anaeróbicas Corpo Receptor Deve ter uma profundidade entre 4 e 6m Cx de areia Medição de vazão Grade Lagoa Anaeróbia Lagoa Facultativa 40a50% DBO Fase Sólida Fase Sólida Economia de 1/3 de área em relação a facultativa Possibilidade de liberação de maus odores (gás sulfídrico)

24 Sistemas de Tratamento Biológico
Lagoas Anaeróbicas Vantagens Desvantagens Idem lagoas facultativas Requisitos de áreas inferiores Possibilidade de maus odores Necessidade de um afastamento Necessidade de remoção de lodo

25 Sistemas de Tratamento Biológico
Exemplos de Processos Anaeróbicos de Tratamento Filtros Anaeróbicos: Nesse tipo de sistema os microrganismos ficam aderidos a um suporte imerso e também ocupam os espaços intersticiais do leito.

26 Sistemas de Tratamento Biológico
Sistema de Lodos Ativados

27 Sistemas de Tratamento Biológico
Sistema de Lodos Ativados Sistema no qual uma massa biológica cresce e flocula, sendo continuamente recirculada e colocada em contato com a matéria orgânica do despejo líquido na presença de oxigênio puro, ou através de aeradores mecânicos de superfície.

28 Sistemas de Tratamento Biológico
Sistema de Lodos Ativados É composto, essencialmente, por um tanque de aeração (reator biológico), um tanque de decantação (decantador secundário) e uma bomba de recirculação do lodo.

29 Sistemas de Tratamento Biológico
Sistema de Lodos Ativados O princípio é a recirculação do lodo do fundo de uma unidade de decantação para uma de aeração. Em decorrência da recirculação contínua de lodo do decantador e da adição contínua da matéria orgânica, ocorre o aumento da biomassa de bactérias, cujo excesso é descartado periodicamente.

30 Sistemas de Tratamento Biológico
Sistema de Lodos Ativados O processo por lodo ativado comporta essencialmente uma fase de contato do efluente a tratar com floco bacteriano em presença de oxigênio, seguida de uma fase de separação deste floco (clarificação).

31 Sistemas de Tratamento Biológico
Microrganismos presentes no lodo

32 Arranjos de Lagoas

33 Arranjos de Lagoas

34 Arranjos de Lagoas

35 Arranjos de Lagoas

36 Arranjos de Lagoas

37

38

39

40 Síntese da aula Vimos o que é lagoa de estabilização; Tipos de lagoas
Arranjos das lagoas

41 Na próxima aula, você estudará os seguintes assuntos:
Tratamentos não convencionais Fossas, filtros, fitorremediação, etc

42 Saneamento Básico Atividade
Prof. Eurico Huziwara

43 Atividade 1. O que é uma lagoa de estabilização?
2. Para dimensionar uma lagoa de estabilização, quais aspectos devem ser considerados?


Carregar ppt "Saneamento Básico Aula 9"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google