A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saneamento Básico Aula 5

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saneamento Básico Aula 5"— Transcrição da apresentação:

1 Saneamento Básico Aula 5
Prof. Eurico Huziwara

2 Plano de Ensino Sistemas de Abastecimento de Água:
Tratamento de água para abastecimento Adução de água.

3 VISÃO GERENCIAL DE SISTEMAS DE ÁGUA
Proteção dos Mananciais Matéria Prima Produtos Químicos Insumos Qualidade do Produto ETA Distribuição Portaria 2914/2011 Apoio Legislação Gerente Engenheiro Resíduos Resolução CONAMA 375

4

5 Qualidade da água bruta Qualidade da água bruta
Qualidade da água final Confiabilidade em processos e equipamentos Mão de obra e pessoal Flexibilidade operacional em lidar com mudanças na qualidade da água Área disponível Disposição dos resíduos (Aspectos ambientais) Custos de operação e construção Aspectos políticos Tratamento de Água Qualidade da água final Estéticamente agradável Compostos inorgânicos Compostos orgânicos Microbiologicamente segura Sub-produtos da desinfecção

6 TRATAMENTO CONVENCIONAL DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO
Manancial Coagulação Floculação Sedimentação Filtração Desinfecção Fluoretação Correção de pH Água Final Agente oxidante Coagulante Alcalinizante Polímero Flúor

7 Padrão de turbidez – pré e pós filtração. VISÃO SISTÊMICA
Análise dinâmica da água desde seu reservatório subterrâneo, passando pelo seu manancial, até o consumo. Padrão microbiológico – eliminação de patógenos. Padrão para substâncias químicas com risco à saúde. Padrão de radioatividade. Padrão de aceitação para consumo humano.

8 A garantia da qualidade microbiológica da água deve receber prioridade absoluta, devido ao impacto na saúde da população. O “Manual de procedimentos de vigilância em saúde ambiental relacionada à qualidade da água para consumo humano”, do Ministério da Saúde, indica como principais aspectos:

9 Medição constante de vazão.
Tratamento de acordo com tipo de manancial e à qualidade da água bruta. Medição constante de vazão. Freqüência de controle de qualidade da água nas diversas etapas do tratamento. Vazão operacional e vazão de projeto. Controle de qualidade de matérias-primas e produtos químicos.

10 Etapas de tratamento de água
1ª ETAPA: a água é bombeada 24h/dia do reservatório natural; se faz o controle dos microrganismos patogênicos.

11 Etapas de tratamento de água
2ª ETAPA: quando a água bruta chega por escoamento a estação, são adicionados sulfato de alumínio (formação de “flocos” que se aderem as impurezas) e cal (para alcalinizar a água)

12 3ª ETAPA: os flocos de sulfato de alumínio com as partículas aderidas, devido ao seu peso, vão para o fundo do reservatório. 4ª ETAPA: separa-se os flocos em tanques de decantação e depois de filtração.

13 5ª ETAPA: adiciona-se cloro, que também pode ser introduzido na represa de captação e depois da adição do cal.

14 Testes realizados durantes as etapas de tratamento de água
Mistura rápida e coagulação Realização de teste para determinação da dosagem de coagulante; adequação do ponto de aplicação do coagulante; adequação e estado de conservação dos equipamentos e dos dispositivos de aplicação do coagulante. Floculação Deve haver sincronia e compatibilidade entre os parâmetros de projeto e de operação relacionados ao processo de floculação, isto é: tempo de floculação e gradientes de velocidade.

15 Decantação Conhecimento e compatibilidade entre os parâmetros de projeto e de operação (tempo de detenção e taxa de aplicação superficial); dispositivos de entrada (distribuição do fluxo) e de saída (distribuição do fluxo, nivelamento dos vertedores de coleta da água decantada). Filtração Compatibilidade entre os parâmetros de projeto e de operação (taxa de filtração); estado de conservação do leito filtrante, dos dispositivos de controle da vazão afluente, da água filtrada e de lavagem dos filtros; controle das carreiras de filtração e das operações de lavagem dos filtros.

16 Cloração Compatibilidade entre os parâmetros de projeto e de operação (tempo de contato, dosagem que garanta os residuais mínimos na saída do tanque de contato e no sistema de distribuição); estado de conservação e capacidade dos equipamentos de dosagem do desinfetante; ponto de aplicação do desinfetante; existência de alternativa de desinfecção na eventualidade de falhas dos dispositivos em operação.

17 Fluoretação Estado de conservação e capacidade dos equipamentos de dosagem; ponto de aplicação; controle da dosagem. A etapa de fluoretação é prevista para atender à Portaria do Ministério da Saúde, que determina esta etapa no tratamento da água, para a prevenção da cárie dentária.

18 ADUTORAS

19 Adução Destina-se a transportar a água, interligando unidades de captação, tratamento, estações elevatórias, reservação e rede distribuição. A adução pode ser por gravidade, recalque ou mista.

20 ADUTORAS

21 CLASSIFICAÇÃO DAS ADUTORAS
Quanto à natureza da água transportada Adutoras de água bruta Adutoras de água tratada Quanto à energia para a movimentação da água Adutora por gravidade (conduto livre ou forçado) Adutora por recalque Adutora mistas

22 CLASSIFICAÇÃO DAS ADUTORAS
Adutoras por gravidade Conduto forçado

23 CLASSIFICAÇÃO DAS ADUTORAS
Adutoras por gravidade Conduto forçado

24 CLASSIFICAÇÃO DAS ADUTORAS
Adutoras por gravidade Conduto livre

25 CLASSIFICAÇÃO DAS ADUTORAS
Adutoras por gravidade Conduto livre e forçado

26 CLASSIFICAÇÃO DAS ADUTORAS
Adutoras por recalque Recalque simples

27 CLASSIFICAÇÃO DAS ADUTORAS
Adutoras por recalque Recalque duplo

28 CLASSIFICAÇÃO DAS ADUTORAS
Adutora Mista Trecho por Recalque e por Gravidade

29 Síntese da aula Vimos qual é a finalidade de tratar água para abastecimento Quais são as operações unitárias envolvidas no tratamento de águas para abastecimento Estudamos os tipos de adutoras.

30 Aprenda Mais Manual de procedimentos de qualidade da água. Visite o site:

31 Na próxima aula, você estudará os seguintes assuntos:
Reservação de água; Redes de distribuição de água; Estações Elevatórias;

32 Saneamento Básico Atividade
Prof. Eurico Huziwara

33 Atividade Qual é o fator determinante na escolha de uma alternativa para tratamento de água? Quais os tipos de adutoras existentes e suas classificações.


Carregar ppt "Saneamento Básico Aula 5"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google