A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ETA CONVENCIONAL DE TRAMENTOCOMPLETO É a Estação de Tratamento de Água que apresenta todos os processos de tratamento: coagulação, floculação, decantação,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ETA CONVENCIONAL DE TRAMENTOCOMPLETO É a Estação de Tratamento de Água que apresenta todos os processos de tratamento: coagulação, floculação, decantação,"— Transcrição da apresentação:

1 ETA CONVENCIONAL DE TRAMENTOCOMPLETO É a Estação de Tratamento de Água que apresenta todos os processos de tratamento: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e correção pH.

2 É o sistema de tratamento de água, utilizando-se Filtros Tipo Russo, ou seja, de filtração direta ascendente de água coagulada, tem sua utilização vinculada à qualidade da água Bruta

3 TIPOS DE ETA’s 1- Convencional de 1- Convencional de Tratamento Completo Tratamento Completo 2- Clarificadores de fluxo ascendente (filtros russos)‏

4 MEDIÇÃO DE VAZÃO O processamento se inicia com a medição da vazão de água que está chegando na ETA, servindo para determinar a quantidade dos produtos químicos a serem aplicados, e a produção da unidade de tratamento.

5 DOSAGEM DO OXIDANTE & COAGULANTE Aplicação do oxidante: Remoção de matéria orgânica etc. O ensaio de floculação (teste de jarro) é o método empregado nas ETAs para determinar a dosagem dos produtos químicos que proporcionam a eficiência desejada de remoções das impurezas com o menor custo econômico.

6 MISTURA MISTURA RÁPIDA E COAGULAÇÃO Ao chegar a ETA, a água em estado bruto recebe as substâncias coagulantes, em geral sulfato de alumínio ou férrico, para anular/desestabilizar as cargas elétricas das impurezas, e alcalinizante (cal virgem ou hidratada), para modificar o pH da água bruta e favorecer as reações de coagulação. A mistura rápida tem como função distribuir uniformemente, e no menor tempo possível, o coagulante em toda a massa de água.

7 Após a coagulação, a água segue para as câmaras de mistura lenta (floculadores), destinadas a promover a agitação moderada para a transformação das substâncias na forma de suspensão fina e coloidal em partículas maiores e mais densas que a água (flocos), que possam ser removidas pela decantação e filtração. Nos flocos estão presentes, ainda, algas, bactérias, vírus e outros microorganismos existentes na água bruta. MISTURA LENTA OU FLOCULAÇÃO

8 DECANTAÇÃO OU SEDIMENTAÇÃO Após a coagulação e floculação, a etapa seguinte é a separação dos sólidos ou partículas, já na forma de flocos, do meio no qual estão suspensas. Isso acontece nos decantadores que realizam a separação dos flocos mais densos que a água, ficando depositados no fundo do decantador.

9 Depois de decantada, a água é conduzida até os filtros, que são leitos de um meio poroso, constituído em geral de areia, sustentada por camadas de seixos, capaz de reter ou remover os flocos com densidade próxima a da água e que não foram removidas no processo anterior de sedimentação. Quando o leito filtrante fica sujo/colmatado, é realizada a lavagem em contracorrente. FILTRAÇÃO RÁPIDA POR GRAVIDADE

10 DESINFECÇÃO Após a filtração, é feita a desinfecção com aplicação de um produto químico capaz de destruir os microorganismos patogênicos como algas, bactérias etc., causadores de enfermidades no homem. A desinfecção com cloro e seus componentes é amplamente utilizada, já que é um desinfetante bastante efetivo, disponível no mercado a um custo mais acessível, e de grande poder residual. O cloro aplicado deve manter residual na rede de abastecimento que garanta a qualidade da água até o consumidor final.

11 VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE Já pronta para ser consumida, a água é bombeada para os reservatórios urbanos, e daí é distribuída para os consumidores. Um serviço de controle de qualidade verifica, através de análises diárias, a qualidade da água oferecida à população, desde as ETAs até as redes de distribuição. As análises são executadas num moderno laboratório certificado, pela qualidade de seus serviços e produtos, na norma ISO 9001/2000, situado no Parque da Bolandeira, Boca do Rio.

12 DISTRIBUIÇÃO


Carregar ppt "ETA CONVENCIONAL DE TRAMENTOCOMPLETO É a Estação de Tratamento de Água que apresenta todos os processos de tratamento: coagulação, floculação, decantação,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google