A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filtração A filtração consiste na remoção de partículas suspensas e coloidais e de microrganismos presentes na água que escoa através de um meio granular.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filtração A filtração consiste na remoção de partículas suspensas e coloidais e de microrganismos presentes na água que escoa através de um meio granular."— Transcrição da apresentação:

1 Filtração A filtração consiste na remoção de partículas suspensas e coloidais e de microrganismos presentes na água que escoa através de um meio granular.

2 Filtração Sentido de Filtração Sentido de Lavagem
Calha coletora de água de lavagem Leito Filtrante Camada suporte Fundo falso Fundo verdadeiro Água de lavagem Água filtrada Sentido de Filtração Sentido de Lavagem

3 Partes constitutivas de um sistema de filtração
Materiais filtrantes: composição, granulometria e altura; Camada suporte: Granulometria, altura; Fundo falso: Coleta de água filtrada e introdução de água de lavagem;

4 Partes constitutivas de um sistema de filtração (continuação)
Sistema de coleta de água de lavagem; Tubulações, válvulas e comportas de entrada de água decantada, saída de água filtrada e introdução e coleta de água de lavagem .

5 Filtração Mecanismos de Filtração
Na filtração, geralmente o regime de escoamento é laminar e envolve os mecanismos: Ação de superfície É o efeito físico de coar e ocorre no topo e camadas iniciais. Ação de profundidade Ocorre na profundidade do leito filtrante e envolve mecanismos de transporte.

6 Filtração Mecanismos de Filtração
Em geral a retenção de impurezas no leito é considerada como o resultado de dois mecanismos distintos, porém complementares: Transporte; Aderência. Inicialmente as partículas devem aproximar-se da superfície dos grãos e posteriormente devem permanecer aderidas a estes resistindo as forças de cisalhamento resultantes das características hidrodinâmicas do escoamento ao longo do meio filtrante.

7 Classificação dos Processos de Filtração
Com relação a taxa de filtração: Filtração rápida; Filtração lenta. Com relação ao sentido de escoamento: Ascendente; Descendente.

8 Filtração Filtração Lenta

9 Filtração Filtração Rápida

10 Filtração Filtração Rápida

11 Classificação dos Processos de Filtração
Com relação ao meio filtrante: Camada simples Camada dupla Camada tripla Antracito Areia ou Antracito Antracito Areia Areia Granada

12 Classificação dos Processos de Filtração
Com relação ao seu controle hidráulico: Taxa de filtração constante; Sem variação de nível; Com variação de nível. Taxa de filtração declinante.

13 Perfis hidráulicos típicos para ETAs
Filtração Perfis hidráulicos típicos para ETAs Filtração direta ascendente

14 Perfis hidráulicos típicos para ETAs
Filtração Perfis hidráulicos típicos para ETAs Filtração direta descendente sem floculação

15 Perfis hidráulicos típicos para ETAs
Filtração Perfis hidráulicos típicos para ETAs Tratamento convencional

16 Perfis hidráulicos típicos para ETAs
Filtração Perfis hidráulicos típicos para ETAs Tratamento convencional

17 Perfis hidráulicos típicos para ETAs
Filtração Perfis hidráulicos típicos para ETAs Tratamento convencional

18 Partes constitutivas de um sistema de filtração (continuação)
Sistema de coleta de água de lavagem; Tubulações, válvulas e comportas de entrada de água decantada, saída de água filtrada e introdução e coleta de água de lavagem .

19 Característica dos meios filtrantes
Filtração Característica dos meios filtrantes

20 Característica dos meios filtrantes
Filtração Característica dos meios filtrantes A partir da curva de distribuição granulométrica são definidos os parâmetros que caracterizam o meio filtrante: Tamanho do maior e menor grão; Tamanho efetivo: D10 que corresponde ao tamanho para o qual se obtém 10 % (em peso) do material que passa; Coeficiente de Desuniformidade (CD) CD= D60/D10);

21 Característica dos meios filtrantes
Filtração Característica dos meios filtrantes Forma do grão e geometria dos grãos: Coeficiente de esfericidade (Ce; superfície específica e diamentro volumétrico dos grãos); Fator de forma (F) Porosidade ( = volume vazios/volume total meio filtrante). Solubilidade em ácido clorídrico e hidróxido de sódio; Massa específica ( - kg/m3).

22 Característica dos meios filtrantes
Filtração Característica dos meios filtrantes Diâmetro Porcentagem que passa (%) d10 d60 dmenor grão dmaior grão

23 Característica dos meios filtrantes
Filtração Característica dos meios filtrantes

24 Característica dos meios filtrantes
Filtração Característica dos meios filtrantes

25 Característica dos meios filtrantes
Filtração Característica dos meios filtrantes De acordo com a NBR 12216/92: Filtros de uma camada de areia: Espessura mínima de 45 cm; Tamanho efetivo: 0,45 a 0,55 mm; Coeficiente de uniformidade: 1,4 a 1,6.

26 Característica dos meios filtrantes
Filtração Característica dos meios filtrantes De acordo com a NBR 12216/92: Filtros de fluxo ascendente Espessura mínima: 200 cm; Tamanho efetivo: 0,7 a 0,8 mm; Coeficiente de uniformidade: ≤ 2

27 Característica dos meios filtrantes
Filtração Característica dos meios filtrantes De acordo com a NBR 12216/92: Filtros de camada dupla: Areia: Espessura mínima: 25 cm; Tamanho efetivo: 0,40 a 0,45 mm; Coeficiente de uniformidade: 1,4 a 1,6. Antracito: Espessura mínima: 45 cm; Tamanho efetivo: 0,80 a 1,0 mm; Coeficiente de uniformidade: ≤ 1,4

28 Característica dos meios filtrantes
Filtração Característica dos meios filtrantes De acordo com a NBR 12216/92: Filtros de camada dupla:

29 Características hidráulicas
Filtração Características hidráulicas TAXA DE FILTRAÇÃO:

30 Filtração Camada Suporte
A camada suporte (número de sub-camadas e diâmetros extremos dos grãos dos seixos rolados que a constituem) depende: Do material filtrante a ser colocado sobre esta; Do método de lavagem do filtro; Do fundo falso sobre o qual se apóia. A altura mínima do fundo deve ser maior que 0,5m e D + 0,25m.

31 Filtração Camada Suporte
Cada camada componente do meio suporte deve ser a mais uniforme possível. dmax/dmín = 2; O diâmetro do menor grão da camada inferior do meio suporte deve ser cerca de 2 a 3 vezes o diâmetro do orifício do sistema de drenagem; O diâmetro do menor grão da camada superior do meio suporte deve ser cerca de 4 a 4,5 vezes o valor do diâmetro efetivo do material filtrante

32 Filtração Camada Suporte
Entre as camadas que compõem o meio suporte, a relação entre o diâmetro do maior grão e o diâmetro do menor grão da camada adjacente deve ser igual a 4; A espessura mínima de cada camada componente do meio suporte deve ser igual a 7,5 cm ou três vezes o diâmetro máximo do grão.

33 Fundo dos filtros Filtração Bocais; Blocos; Tubulações perfuradas;
Vigas pré-fabricadas

34 Filtração Tubulações perfuradas

35 Filtração Blocos

36 Filtração Blocos

37 Camada suporte para blocos Cerâmicos
Filtração Camada Suporte e Fundo dos Filtros Camada suporte para blocos Cerâmicos Camada Espessura (cm) Tamanho (mm) 15 1.6 – 3.2 5 3.2 – 6.4 6.4 – 12.5 Fundo 12.5 – 19 Total 40

38 Filtração

39 Filtração Camada Suporte e Fundo dos Filtros
Camada suporte para fundo falso com bocais Camada Espessura (cm) Tamanho (mm) Pedrisco 7 – 7.5 4.8 – 2.4 12.5 – 4.8 7 – 10.0 19.0 – 12.5 38 – 19 Fundo 12 – 15 63 – 38 Total 40 a 50

40 Filtração Camada suporte utilizada pela COPASA para fundos falsos queutilizam vigas californianas (Vianna,2005)

41 Características hidráulicas
Filtração Características hidráulicas TAXA DE FILTRAÇÃO: Qualidade da água; Habilidade de operação; Características do meio; Carga hidráulica.

42 Características hidráulicas
Filtração Características hidráulicas TAXA DE FILTRAÇÃO: Filtro de uma camada: 180 m3/m2dia. Filtro de camada dupla: 360 m3/m2dia. OBS: Em caso de filtros de fluxo ascendente, a taxa de filtração deve ser de 120 m3/m2dia.

43 Características hidráulicas
Filtração Características hidráulicas Lei de Darcy V = K x i, onde: V = Velocidade de descarga em (cm/s ou m/s) K = Constante de permeabilidade (cm/s ou m/s) i = Gradiente hidráulico i = h/L, onde: L = Altura da amostra (cm) h = Carga hidráulica (cm)

44 Filtração Características hidráulicas
PERDA DE CARGA EM MATERIAIS FILTRANTES LIMPOS Fórmula de Fair et al. (1968) para grãos não esféricos de meios filtrantes limpos estratificados: Xi: porcentagem em peso da fração que passa Deq: média geométrica das aberturas das duas peneiras consideradas; ρa: massa específica da água (kg/m3); Ce: coeficiente de esfericidade correspondente a cada subcamada do material granular (1,0 é a esfera ideal) ε : porosidade do meio;

45 Filtração

46 Filtração

47 Filtração

48 Filtração Lavagem dos Filtros
Os filtros rápidos são lavados a contra-corrente (por inversão de fluxo) com ou sem auxílio de ar, com uma vazão capaz de asseguram uma expansão adequada para o meio filtrante. A lavagem deverá promover a expansão de 20 a 30 % (NBR /1992); A velocidade ascensional deverá ser estar entre 0,6 e 1,0 m/min e o tempo de lavagem deve estar entre 10 e 15 minutos.

49 Filtração Lavagem dos Filtros
A água para lavagem pode ser armazenada na caixa dos próprios filtros (filtros auto laváveis) ou em reservatórios específicos para este fim. A NBR estabelece que: os reservatórios devem ter capacidade para armazenar o volume necessário para lavagem de dois filtros com velocidade superior a 0,60 m/min, durante 10 minutos; a lavagem do filtro de fluxo descendente deve ser complementada por agitação auxiliar do material filtrante.

50 Filtração

51 Filtração Lavagem dos Filtros Com bomba Reservatório elevado

52 Filtração Métodos de Lavagem dos Filtros MÉTODOS DE LAVAGEM
MEIO FILTRANTE a. Lavagem somente com água no sentido ascensional; b. Lavagem auxiliar superficial e lavagem simultânea ou não com água no sentido ascensional; c. Lavagem auxiliar sub-superficial e lavagem simultânea ou não com água no sentido ascensional; d. Insuflação de ar e lavagem simultânea ou não com água no sentido ascensional; Convencional-areia <10000 m3/d; Convencional-areia com operação qualificada; Antracito e areia em estações com operação qualificada; Antracito e areia ou areia praticamente uniforme com operação qualificada.

53 Filtração Lavagem auxiliar superficial/subsuperficial

54 Filtração Sistema de coleta de água de lavagem dos filtros: S D H0 L L
H0=Altura entre a borda superior da calha de água de lavagem e o topo do material filtrante S=Espaçamento entre as calhas L=Espessura da camada filtrante D=altura da calha de água de lavagem L

55 Filtração Sistema de coleta de água de lavagem dos filtros:

56 Filtração Rio das Velhas - MG

57 Filtração Rio das Velhas - MG

58 Filtração Rio das Velhas - MG

59 Filtração Rio Manso - MG

60 Filtração Rio Manso - MG

61 Filtração Rio Manso - MG

62 Filtração Dimensionamento da calha de coleta de água de lavagem: B h0

63 Filtração

64 Filtração Número e Forma dos Filtros Tamanho ETA e Taxas de filtração;
Número de etapas: no mínimo 3 filtros e 4 no caso de taxa declinante variável; De fatores econômicos que levam em conta o volume de concreto, o diâmetro das canalizações, comportas e válvulas, etc; Condições de lavagem;

65 Filtração Número e Forma dos Filtros Q (m3/dia)

66 Filtração Número e Forma dos Filtros Área dos Filtros
É limitada pelas condições operacionais e pelas características dos componentes de veiculação de água no filtro; Filtros simples devem ter área inferior à 70 m2; Os maiores meios filtrantes apresentam área inferior a 170 m2; A NBR estabelece que a taxa máxima de filtração não deve ser superior a 50% da taxa média do sistema.

67 Filtração Número e Forma dos Filtros
Os filtros normalmente são de seção quadrada ou retangular e as dimensões são estabelecidas considerando-se: Tipo de fundo de filtro; Tipo de lavagem auxiliar; Espaçamento e dimensões das calhas de coleta de água de lavagem.

68 Filtração CRITÉRIOS PARA ENCERRAMENTO DA CARREIRA DE FILTRAÇÃO Turbidez da água filtrada superior a um valor pré- determinado (geralmente superior a 0,5 uT); Perda de carga igual ou superior a carga hidráulica máxima disponível (geralmente da ordem de 2,0 a 3,0 metros) Carreira de filtração com duração superior a 40 horas.

69 Filtração PARTES CONSTITUTIVAS DE UM SISTEMA DE FILTRAÇÃO
Tubulações, válvulas e comportas de entrada de água decantada, saída de água filtrada e introdução e coleta de água de lavagem

70 Filtração

71 Filtração PARTES CONSTITUTIVAS DE UM SISTEMA DE FILTRAÇÃO
Velocidades nos dispositivos de veiculação de água: Alimentação do filtro - 0,6 a 1,8 m/s; Tubulação de água filtrada - 0,9 a 1,8 m/s; Drenagem da água de lavagem - 1,2 a 2,4 m/s; Alimentação de água de lavagem - 2,4 a 3,7 m/s; Drenagem do filtro -3,7 a 4,8 m/s.

72 Filtração Filtro de fluxo descendente com perda de carga total e velocidade de aproximação variáveis: arranjo de filtro

73 Filtração

74 Filtração

75 Filtração


Carregar ppt "Filtração A filtração consiste na remoção de partículas suspensas e coloidais e de microrganismos presentes na água que escoa através de um meio granular."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google