A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão de ciências Avaliação dia 04/09/2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão de ciências Avaliação dia 04/09/2013."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão de ciências Avaliação dia 04/09/2013

2 Critérios avaliativos 6º ano
1° citar características da água potável Para que a água possa ser consumida ou utilizada no preparo de alimentos, ela não pode apresentar mau cheiro ou cor(deve ser transparente), não deve conter impurezas, como microrganismos, ovos ou larvas de insetos e vermes e substancias tóxicas como detergentes e agrotóxicos. Dizemos que a água livre dessas condições é considerada potável, ou seja, própria para ser consumida

3 2° - Identificar as formas de obtenção e de tratamento de água pelo ser humano.

4 2° - Identificar as formas de obtenção e de tratamento de água pelo ser humano.
E.T.A antes de chegar às torneiras das casas, pronta para o consumo, a água passa por várias etapas, que vão desde a captação em rios ou represas até os diferentes processos que ocorrem na estação de tratamento. A estação de tratamento de água recebe um tratamento que garante a sua qualidade antes de ser distribuída para a população. Para isso a água precisa passar por diferentes processos até que finalmente possa ser distribuída para as residências.

5 2° - Identificar as formas de obtenção e de tratamento de água pelo ser humano.
DESSALINIZAÇÃO -A dessalinização da água é um processo físico-químico que consiste na retirada do sal presente nas águas dos mares e oceanos. É utilizado em locais onde a água doce é limitada ou escassa para que se obtenha à mesma por métodos que permitem essa “transformação”. 

6 3° - compreender quais são as medidas envolvidas no saneamento básico e sua importância.
Fazem parte do que se chama de saneamento básico: O fornecimento de água limpa para a população. A coleta, o tratamento e o destino do esgoto. A coleta e o destino do lixo das cidades.

7 Etapas da E.T.A 4° - demonstrar conhecimento a respeito do funcionamento de uma estação de tratamento de água ( ETA) 1º etapa = CAPTAÇÃO 2º etapa = FLOCULAÇÃO, é adicionado produtos químicos com sulfato de alumínio, que faz as partículas de sujeiras se juntarem formando partículas maiores, mais densa que a água, chamadas de flóculos. Em alguns caso é adicionada uma solução de cal que ajuda a neutralizar a água, se for necessário.

8 Etapas da E.T.A 3º etapa = DECANTAÇÃO a água fica parada por algum tempo para permitir que os flóculos se depositem no fundo do tanque, pelo processo de decantação. A água que está mais limpa na parte de cima passa por um canal que leva a etapa de filtração. 4º etapa = FILTRAÇÃO nessa etapa a água passa por um filtro feito de carvão mineral, areia e cascalho, onde fica a sujeira que não ficou retida no tanque de decantação.

9 Etapas da E.T.A 5º etapa = DESINFECÇÃO depois de passar pelo filtro, a água não está totalmente limpa. Ela pode conter ainda microrganismos causadores de doenças, os quais são mortos com a adição de cloro, processo chamado de desinfecção. Nesse momento também é adicionado o flúor, uma substancia que ajuda na prevenção de cáries na população.

10 Etapas da E.T.A 6º etapa = DISTRIBUIÇÃO nesta etapa a água é distribuída à população por meio de quilômetros de tubulações subterrâneas, que chegam até as casas, as escolas, os comércios, as indústrias, entre outros estabelecimentos nas cidades.

11 Etapas da E.T.A 1º CAPTAÇÃO 2º FLOCULAÇÃO 3º DECANTAÇÃO 4º FILTRAÇÃO
5º DESINFECÇÃO 6º DISTRIBUIÇÃO

12 5° - diferenciar poluição de contaminação.
A POLUIÇÃO inclui a liberação de resíduos no ar, no solo ou na água, que provocam mudanças nesses ambientes, afetando o homem e os outros seres que vivem no local. CONTAMINAÇÃO = ocorre quando os resíduos lançados no ambiente contêm organismos patogênicos ou substancias tóxicas que podem provocar doenças e afetar a saúde da população que vive naquele local.

13 6° - identificar algumas formas de poluição e de contaminação da água e suas propriedades.
As principais fontes de poluição e contaminação da água são o lançamento de esgoto doméstico sem tratamento, os resíduos de agrotóxicos, a atividade de mineração, os resíduos de produtos químicos de indústrias e o lixo que ainda é jogado na margens de rios.

14 CONTAMINAÇÃO

15 POLUIÇÃO

16 7° - caracterizar as principais doenças causadas pela água contaminada, bem como as medidas preventivas. CÓLERA - forma de contaminação- doença causada por uma bactéria conhecida como vibrião colérico, que é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados. SINTOMAS – Diarreia, dor de cabeça, dores abdominais. COMO EVITAR – Beber água tratada ou fervida, lavar bem frutas e verduras e saneamento básico.

17 ESQUISTOSSOMOSE ou BARRIGA D’ÁGUA.
7° - caracterizar as principais doenças causadas pela água contaminada, bem como as medidas preventivas. ESQUISTOSSOMOSE ou BARRIGA D’ÁGUA. Forma de contaminação- pela larva do verme esquistossomo, que penetra na pele das pessoas. O verme é transmitido pelo caramujo bionfalária, que vive em lagoas. SINTOMAS – Dores abdominais e canseira, além do aumento de órgão como fígado, deixando o doente com uma enorme barriga. PROFILAXIA – Saneamento básico, não nadar em lagos que tenha esse caramujo.

18 7° - caracterizar as principais doenças causadas pela água contaminada, bem como as medidas preventivas. LEPTOSPIROSE – contaminação = o contágio se dá pelo contato com água contaminada pela bactéria leptospira, presente na urina de ratos. Aparece principalmente em períodos de enchentes. SINTOMAS – fortes dores nas articulações, febre alta e problemas em diferentes órgãos, como os rins. PROFILAXIA – não entrar em contato com água da chuva, principalmente em períodos de enchentes, não deixar lixo acumulado em casa e ruas para evitar o aparecimentos de ratos.

19 7° - caracterizar as principais doenças causadas pela água contaminada, bem como as medidas preventivas. HEPATITE A contaminação – transmitida pela água e por alimentos e objetos contaminados com vírus da hepatite. SINTOMAS a pessoa pode ter sérios problemas no fígado e fica com a pele amarelada. PROFILAXIA – vacinação, lavar bem os alimentos e beber água fervida ou tratada.

20 8° reconhecer as propriedades do ar.
PRESSÃO Assim como a água, o ar também exerce pressão sobre os corpos. Podemos perceber isso ao encher um balão de festa e apertá-lo levemente com as mãos, tomando cuidado para não estourar. Ao fazer isso, observa-se que as paredes do balão ficam “rígidas”, bem durinhas. Isso acontece porque as partículas de gases que estão dentro do balão “ empurram” a borracha. Se enchêssemos demais o balão, chegaria um momento em que a borracha não suportaria a pressão de dentro para fora e o balão estouraria.

21 COMPRESSIBILIDADE – quando comprimimos o ar em um recipiente, fazemos com que suas partículas fiquem todas bem juntinhas umas das outras, como se ficassem espremidas no recipiente.

22 EXPANSIBILIDADE – capacidade que os gases têm de se expandir ou espalhar rapidamente pelo ambiente, exemplo um bom cheiro, ou um mal cheiro.


Carregar ppt "Revisão de ciências Avaliação dia 04/09/2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google